Indicações

Todas as mudanças que o novo Vingadores provocou na linha do tempo do Universo Marvel

Vingadores: Ultimato inaugurou o multiverso no MCU. Os heróis voltaram no tempo para recuperar cada uma das Joias do Infinito e derrotar Thanos. Porém, essas viagens no tempo provocam diversas alterações que abriram o caminho para realidades alternativas no Universo Marvel.

O ScreenRant listou todas as linhas do tempo existentes e suas características após Vingadores: Ultimato.

Linha do tempo 1 – Loki escapa em 2012

Resultado de imagem para loki tesseractVárias mudanças acontecem nesta linha do tempo em Vingadores: Ultimato, mas a principal delas envolve o momento em que Loki consegue o Tesseract, desaparecendo logo em seguida. Apesar do Loki da linha temporal principal da história ter morrido, este Loki do passado está vivo e com o Tesseract em mãos, o que deve gerar alguns problemas para os heróis no futuro. Outras ações menores podem ter alterado alguns eventos nessa linha do tempo, como por exemplo o ato do Capitão América de 2023 contar para sua versão de 2012 que Bucky está vivo.

Linha do tempo 2 – Sem Thanos e Guardiões da Galáxia depois de 2014

Resultado de imagem para guardians of the galaxyEssa linha do tempo é uma das mais complicadas de Vingadores: Ultimato. A linha do tempo de 2014 se alinha com a de 2023 através de Nebula, que tem uma conexão mental com Thanos, o que faz com que a Nebula do passado tome o lugar da Nebula do presente, levando Thanos ao encontro dos Vingadores. Porém, ao final do filme, a Nebula e o Thanos de 2014 estão mortos e a Gamora de 2014 teve seu destino deixado em aberto.

Mas o que isso significa pra história? Significa que uma nova linha do tempo foi criada em 2014, sem Thanos, Nebula, Gamora e consequentemente os Guardiões da Galáxia, já que eles não teriam formado seu grupo sem a influência de Gamora.

Possível linha do tempo 3 – Capitão América nos anos 40

Resultado de imagem para captain america peggy carterAo final de Vingadores: Ultimato, Steve Rogers decide voltar ao passado para ficar com sua amada, Peggy Carter. Esse ato teoricamente criou uma nova linha do tempo em que Rogers é o marido de Carter, mas os próprios criadores de Vingadores: Ultimato divergem sobre o assunto.

Para os Irmãos Russo, diretores do filme, o Capitão América criou uma nova linha do tempo com esse ato. Já para os roteiristas do filme, a explicação dada é a de que o que aconteceu nesse caso foi um loop temporal, ou seja, nenhuma nova linha do tempo foi criada e o marido de Peggy Carter no MCU sempre foi Steve Rogers. Confuso né?

Possível linha do tempo 4 – Sem Mjolnir depois de Thor: O Mundo Sombrio

Resultado de imagem para thor dark worldMesmo que o Capitão América tenha retornado a Mjolnir e a Joia da Realidade para Asgard em 2013, uma nova linha do tempo pode ter sido criada, já que qualquer alteração no passado pode criar realidades alternativas, o que significa que existe uma linha do tempo em que a Mjolnir não existe mais.

Possível linha do tempo 5 – Uma nova SHIELD nos anos 70

Resultado de imagem para hank pymUsando a mesma lógica da linha do tempo anterior, essa realidade também pode ter sido alterada em Vingadores: Ultimato. Mesmo que o Capitão América tenha entregado a Joia do Espaço para seu devido lugar, suas ações pregressas podem ter alterado o passado. Hank Pym perde suas Partículas Pym, o que pode levá-lo a acreditar que a SHIELD o roubou, mudando completamente os rumos da organização nesta realidade.

O que essas linhas do tempo significam para o MCU?

Resultado de imagem para spider man mysterioDe fato, o MCU agora parece ter entrado em uma nova fase, inaugurando seu multiverso. Sim, tudo poderia ser ignorado e a linha do tempo atual de 2023 em Vingadores: Ultimato poderia ser a única explorada, mas o próximo filme do MCU indica que esse não é o caso.

No trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa, os personagens falam sobre o multiverso e como novas realidades foram abertas depois de Vingadores: Ultimato. Esse novo conceito pode ser utilizado para diversos fins no Universo Marvel dos cinemas, sendo por exemplo um meio eficiente de introduzir os X-Men, ou iniciar a as Guerras Secretas, saga clássica dos quadrinhos. Possibilidades não faltam.

O elenco confirmado de Vingadores: Ultimato inclui Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Paul Rudd, Don Cheadle, Bradley Cooper, Brie Larson, Karen Gillan, Josh Brolin, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Tessa Thompson.

Anthony e Joe Russo (Vingadores: Guerra Infinita) retornam para a direção.

Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.