O MCU é bem complexo, já que adapta histórias dos quadrinhos da Marvel, que contam com uma infinidade de personagens diferentes. Por isso, alguns personagens importantes acabaram ficando fora dos 22 filmes da Marvel lançados nos últimos 11 anos. Alguns desses personagens foram realmente excluídos por algum motivo, mas outros ainda tem a chance de serem incluídos na Fase 4 do MCU.

O WhatCulture listou 10 personagens que foram cortados dos filmes da Marvel.

10. Balder – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Balder, O Bravo, é uma divindade nórdica. Nos quadrinhos da Marvel, ele é meio-irmão do Thor e é conhecido por sua incrível agilidade, o que faz com que ele seja praticamente imbatível em Asgard. Recentemente, o artista Charlie Wen revelou em seu Instagram uma arte conceitual que mostrava a aparição de Balder em Thor: O Mudno Sombrio, mas o personagem acabou sendo cortado na versão final do roteiro.


Infelizmente, agora que a antiga Asgard acabou e foi refundada por seus refugiados de Nova Asgard em Vingadores: Ultimato, a aparição de Balder no Universo Marvel está praticamente descartada.

9. Pesadelo – Doutor Estranho (2016)

O Pesadelo é o mestre da “Dimensão dos Sonhos”, um demônio que atormenta os seres humanos enquanto eles dorme. Além disso, o personagem é um vilão clássico das histórias do Doutor Estranho nos quadrinhos da Marvel. O diretor do filme do Doutor Estranho, Scott Derrickson tinha intenções de colocar o Pesadelo como principal vilão do longa, mas teve sua ideia vetada por Kevin Feige, o chefe do Marvel Studios, que argumentou que a presença do vilão tornaria o filme ainda mais confuso.

Felizmente, rumores apontam que o Pesadelo pode ser o vilão de Doutor Estranho 2, que deve ser lançado pela Marvel em um futuro próximo.

8. O Tribunal Vivo – Vingadores: Guerra Infinita (2018)

O Tribunal Vivo é um dos personagens mais poderosos do Universo Marvel nos quadrinhos. Ele é uma entidade cósmica de três faces que serve como o juiz que mantém o equílibrio no multiverso da Marvel. Em entrevista recente, os roteiristas de Vingadores: Guerra Infinita, Christopher Markus e Stephen McFeely, revelaram que o Tribunal Vivo quase apareceu no filme.

De acordo com eles, o personagem foi excluído por ser muito complexo e difícil de explicar naquele momento. Mesmo assim, de acordo com os roteiristas, Kevin Feige ainda tem a intenção de incluir o personagem no futuro do MCU.

7. Rick Jones – O Incrível Hulk (2008)

Rick Jones é um personagem clássico dos quadrinhos da Marvel, atuando como aliado de diversos heróis como Hulk, Capitã Marvel e Capitão América. Originalmente ele foi o responsável pela transformação de Hulk em Bruce Banner nos quadrinhos. Durante a produção do filme O Incrível Hulk, Rick Jones quase foi incluido na história, mas acabou removido da versão final do roteiro. Não se sabe se a Marvel ainda tem alguma intenção de incluir o personagem no MCU.

6. Supergigante – Vingadores: Guerra Infinita (2018)

A Supergigante é uma parasita telepata que controla a mente das pessoas e absorve sua inteligência. A personagem faz parte da Ordem Negra de Thanos nos quadrinhos da Marvel. Artes conceituais confirmam que a personagem apareceria em Vingadores: Guerra Infinita junto a Ordem Negra de Thanos, mas no fim das contas, por motivos desconhecidos a personagem acabou excluída do filme.

5. Perrikus – Thor: Ragnarok (2017)

Nos quadrinhos da Marvel, Perrikus é um dos Deuses Sombrios, tendo como seu grande ato a destruição do Mjolnir, martelo do Thor que ele corta ao meio. Em uma entrevista de divulgação de Thor: Ragnarok, o diretor Taika Waititi confirmou que o personagem iria aparecer no filme mas acabou sendo excluído dos planos da Marvel.

4. Nova – Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Richard Rider, o Nova, é um dos personagens favoritos dos fãs da Marvel. Ele é o último sobrevivente dos Nova Corps, a força policial do planeta Xandar. Seus poderes incluem voo e superforça. Nova já foi excluído tanto de Guardiões da Galáxia quanto de Vingadores: Guerra Infinita, o que indica que o personagem tem despertado o interesse dos diretores do MCU constantemente.

3. Adam Warlock – Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017)

Adam Warlock é um dos personagens mais amados da Marvel. Nos quadrinhos, ele é conhecido por ser um membro original dos Guardiões da Galáxia e também por ter derrotado Thanos com a Manopla do Infinito. Adam Warlock deveria ter sido introduzido em Guardiões da Galáxia Vol.2, mas o diretor James Gunn afirmou que o filme já tinha personagens demais. No fim das contas, o personagem acabou sendo referenciado em uma cena pós-créditos do filme, o que indica que sua aparição é quase certa na Fase 4 do MCU.

2. Bill Raio Beta – Thor: Ragnarok (2017)

Bill Raio Beta é o primeiro personagem não-nórdico dos quadrinhos da Marvel a empunhar o Mjolnir. Inicialmente rival, o personagem acaba virando um grande aliado de Thor. Bill também é o primeiro personagem dos quadrinhos a usar a Stormbreaker, arma que Thor obtém em Vingadores: Guerra Infinita. Kevin Feige afirmou em uma entrevista que Bill teria uma pequena participação em Thor: Ragnarok, que foi cortada porque simplesmente não fazia justiça à importância do personagem. Keige confirmou que o personagem foi guardado para uma aparição futura (e relevante) no MCU.

1. Golias – Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Golias é o alter ego de de Bill Foster, um antigo assistente de Hank Pym que usa as partículas Pym para se transformar em um gigante. O personagem apareceu no MCU como Bill Foster (Laurence Fishburne), mas sua identidade como herói, citada em Homem-Formiga e a Vespa, nunca foi mostrada de fato. O diretor Peyton Reed disse que inicialmente Golias apareceria no filme, mas que sua presença foi cortada porque traria um desvio muito grande para a trama.

Vingadores: Ultimato segue em exibição nos cinemas.

Próximo filme da Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa chega aos cinemas no dia 4 de julho.