Indicações

20 easter eggs e referências escondidas em X-Men: Fênix Negra

X-Men: Fênix Negra é o filme que encerra, pelo menos por agora, a história dos mutantes no cinema. Baseado na famosa saga da Força Fênix dos quadrinhos, o filme traz muitas mudanças, mas também algumas referências a história original.

O WhatCulture listou 20 easter eggs e referências escondidas em X-Men: Fênix Negra que podem ter passado despercebidos. Confira abaixo.

20. 1975

No ínicio de X-Men: Fênix Negra, voltamos ao passado para ver Jean Grey viajando de carro com seus pais. O ano em que essa cena se passa é 1975 e essa escolha em particular não foi por acaso. No nosso mundo, 1975 é o ano em que os quadrinhos dos X-Men retornam com histórias inéditas na série “Giant-Size X-Men” depois de um hiato de 5 anos. É também nesse ano que Tempestade e Noturno são criados nos quadrinho. Portanto, X-Men: Fênix Negra quis homenagear logo em suas primeiras cenas um dos anos mais importantes para a franquia nos quadrinhos.

19. 1992

Depois de ver o passado de Jean Grey no início de X-Men: Fênix Negra, o filme salta para o ano de 1992, outro ano importante para a franquia de mutantes nos quadrinhos. 1992 é o ano em que a série animada dos X-Men é lançada na TV americana. Também é em 1992 que os quadrinhos dos X-Men recontam a Saga da Fênix Negra. Essa provavelmente foi mais uma homenagem do filme para outro ano importante na história dos X-Men.

18. Acidente de carro e acidente no espaço

A origem de Jean Grey em X-Men: Fênix Negra faz referência a dois eventos dos quadrinhos. Primeiro, o acidente de carro que mata a mãe de Jean no filme é uma referência a batida de carro que Jean sofre junto com seu melhor amigo nos quadrinhos, despertando pela primeira vez seus poderes. E em segundo, o evento em que os X-Men vão ao espaço também acontece nos quadrinhos, com Jean sendo possuída pela Força Fênix depois de ser exposta a radiação.

17. Os novos uniformes dos X-Men

O uniforme dos X-Men em X-Men: Fênix Negra é uma referência direta ao uniforme clássico dos heróis nos quadrinhos. O modelo em questão é bem parecido com o criado por Frank Quietly para a série “New-X-Men”. Essa não é a primeira vez que os filmes fizeram referência ao uniforme dos quadrinhos, já que em X-Men: Primeira Classe isso também acontece.

16. X-Men Forever

Quando os X-Men retornam de sua missão espacial em X-Men: Fênix Negra, eles são recebidos por uma multidão apaixonada, com brinquedos e cartazes em homenagem aos heróis. Um dos cartazes tem os dizeres “X-Men 4Eva”, que é uma referência clara a série de quadrinhos “X-Men Forever”, lançada em 2009 e 2010 , escrita por Chris Claremont. Nessa série, o escritor toma a liberdade de matar diversos personagens que estavam vivos na série principal dos mutantes, o que é irônico se pensarmos no destino da Mística em X-Men: Fênix Negra, que é bem parecido com o conceito dessa série de quadrinhos.

15. Estopim

Em uma cena na Escola Xavier em X-Men: Fênix Negra, podemos ver um mutante negro ao fundo que é interpretado pelo ator Lamar Johnson, acendendo uma fogueira. Esse mutante é ninguém menos que Bem Hammil, o Estopim, o líder do grupo de mutantes Paragons dos quadrinhos.

14. A raça D’Bari

O personagem de Jessica Chastain em X-Men: Fênix Negra é membro de uma raça chamada D’Bari, muito presente nos quadrinhos dos X-Men. Os D’Bari são uma espécie de aliens que se torna nômade após a destruição de seu planeta pelas mãos da Força Fênix. No filme, a aparência dos D’Bari é bem diferente, já que nos quadrinhos eles são uma espécie de humanoide misturada com plantas.

13. Vuk

Ainda sobre o personagem de Chastain em X-Men: Fênix Negra, temos a revelação de que ela interpreta Vuk, um “herói” dos D’Bari que vive na Terra disfarçado de humano. Nos quadrinhos, Vuk tem poderes bem diferentes, já que ele possui uma arma laser capaz de transformar as pessoas em pedra.


12. Skrulls?

É sabido que o terceiro ato de X-Men: Fênix Negra passou por diversas refilmagens. De acordo com James McAvoy (Professor Xavier), a batalha final do filme era muito parecida com um “certo filme de super-heróis que foi lançado recentemente”, o que claramente é uma referência a Capitã Marvel, do MCU. Em Capitã Marvel, temos os Skrull, uma raça alienígena que está sem planeta. A semelhança com os D’Bari é clara e certamente o filme foi mudado para não transformar X-Men: Fênix Negra em uma história repetitiva.

11. Luna

Antes de Vuk roubar o corpo de Chastain em X-Men: Fênix Negra, temos uma cena em que ela está com seu cachorro chamado Luna. Essa é uma referência clara a Luna Maximoff, a filha de Cristal e Mercúrio nos quadrinhos dos X-Men. Muito se especulava sobre a participação de Luna em X-Men: Fênix Negra, mas no fim das contas tudo que tivemos foi essa referência.

10. Cristal

Outra mutante que aparece brevemente em X-Men: Fênix Negra é a mutante Cristal, que tem o poder de transformar suas ondas sonoras em luz. A personagem aparece na mesma cena em que Estopim, bem ao fundo.

9. Bishop

Bishop, mutante dos quadrinhos que aparece em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, não aparece em X-Men: Fênix Negra, mas o filme faz questão de ao menos homenagear o personagem. Quando os X-Men estão seguindo Jean Grey até a casa de seus pais, temos uma cena com Mercúrio em que um caminhão lá no fundo aparece com os dizeres “Bishop Power”, que claramente não é uma empresa real e sim uma referência ao clássico mutante.

8. Red Hook

É revelado que a casa de Jean Grey em X-Men: Fênix Negra fica em Red Hook. Red Hook é um local importante no Universo Marvel e também no universo dos mutantes, já que a série Legion se passa lá, a HYDRA tem uma base no mesmo local nos quadrinhos e até Steve Rogers chega a morar por lá em um período de sua vida.

7. Genosha

Depois de matar a Mística em X-Men: Fênix Negra, Jean foge e encontra Magneto em seu novo lar dado pelo governo americano. O local é uma ilha intitulada Genosha, que é muito conhecida nos quadrinhos dos X-Men. A aparência da ilha no filme é bem diferente da original, mas a ideia de que Genosha é uma espécie de refúgio para mutantes é a mesma.

6. Ataque do Magneto na Casa Branca

Quando Magneto descobre sobre a morte de Mística em X-Men: Fênix Negra ele decide voltar para a sua vida de vingança, indo até seu baú em Genosha para retirar seu icônico capacete. Porém, outros detalhes do baú chamam a atenção, como por exemplo uma manchete de jornal com os dizeres “Novas câmeras capturam a Casa Branca” que éuma referência clara ao ataque de Magneto à Casa Branca em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

5. Os últimos da Primeira Classe

X-Men: Fênix Negra faz referência à vários filmes da saga, mas um em especial é X-Men: Primeira Classe, que é citado duas vezes ao longo do filme. No funeral da Mística, Charles conta para o Fera sobre a ocasião em que ele a conheceu anos atrás, cena que é vista em X-Men: Primeira Classe. Em uma cena anterior, Mística diz a Fera que eles são “os últimos da Primeira Classe”, outra referência bem clara a um dos filmes mais elogiados da franquia X-Men.

4. Selene e os Acolitos

Em X-Men: Fênix Negra, temos uma referência a Selene, uma mutante clássica dos quadrinhos. Selene é uma espécie de vampira, considerada a primeira mutante da história. No filme, temos uma personagem chamada Selene que é uma das Acolitas do Magneto e embora o nome da personagem seja o mesmo que a dos quadrinhos, as duas parecem ser bem diferentes no fim das contas.

3. MCU?

X-Men: Fênix Negra fez uma referência (ou piada?) bem peculiar. Na cena em que os mutantes estão sendo transportados para a prisão, os soldados que estão fazendo o transporte tem a sigla “MCU” bordada em suas mangas. É claro que isso deve significar algo como Mutant Containment Unit (Unidade de Contenção de Mutantes) mas também poderia ser uma referência ao MCU, o famoso Universo Marvel nos cinemas. A brincadeira até vem em boa hora, já que a Fox foi comprada pela Disney e a franquia X-Men vai ser integrada ao MCU em um futuro próximo.

2. Amigos e Xadrez

Em quase todos os filmes dos X-Men temos alguma cena em que Charles Xavier e Magneto jogam xadrez e X-Men: Fênix Negra não é diferente. Na última cena entre os dois mutantes no filme, eles jogam xadrez para relembrar os velhos tempos. Curiosamente, o local em que eles jogam xadrez é um café na França cujo nome traduzido significa “Café dos velhos amigos”. Bonito né?

1. Escola Jean Grey para Jovens Superdotados

Ao fim de X-Men: Fênix Negra, após o sacrifício de Jean Grey, os sobreviventes voltam para a Mansão X para recomeçar suas vidas. Sob a liderança de Fera, uma nova era na mansão é iniciada e a própria escola muda de nome, passando a se chamar Escola Jean Grey para Jovens Superdotados. Nos quadrinhos dos X-Men, Wolverine reabriu a escola recentemente utilizando um nome muito parecido, o que só reforça a importância de Jean Grey no Universo X-Men.

X-Men: Fênix Negra está em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.