Nem todos os heróis das histórias em quadrinhos tem poderes místicos ou fantásticos. Muitos deles contam com auxílio tecnológico para se tornarem seres notáveis, o que torna suas histórias muito mais conectadas ao mundo real. Muitos heróis de Vingadores: Ultimato também se encaixam nisso, tendo seus poderes totalmente dependentes da tecnologia.

O WhatCulture falou sobre 9 tecnologias de Vingadores: Ultimato que existem no mundo real.

Falcão – Voar

Voar sem estar em uma aeronave como o Falcão faz em Vingadores: Ultimato não é algo simples no mundo real, mas isso não significa que o conceito não existe. Desde 1996, o piloto suiço Yves Ross desenvolve uma roupa chamada Jetman, que é bem similar a utilizada pelo Falcão no MCU. Em 2018, o Jetman chegou ao ponto de ganhar autonomia para voar sozinho sem a ajuda de outras aeronaves, o que é bem impressionante. Essa roupa ainda não é comercializada, mas no futuro tudo é possível.


Homem de Ferro – Exoesqueleto

Desde que o Homem de Ferro surgiu nos quadrinhos, o sonho de muita gente é ter uma armadura como a dele e apesar disso ainda tão ter acontecido da mesma maneira que em Vingadores: Ultimato, existem tecnologias bem similares no mundo real.

O exército americano tem desenvolvido há 6 anos uma armadura de exoesqueleto, que aumenta a força e a resistência de seus soldados. O traje ainda não é equipado como o de Vingadores: Ultimato, sendo inclusive incapaz de atirar e até mesmo de se mover – o que o torna inútil no campo de batalha. Mesmo assim, o traje apelidado de TALOS pode oferecer uma proteção extra aos soldados americanos, o que já é inovador o suficiente.

Visão – Homem e máquina

Seres híbridos entre máquina e homem, como o Visão de Vingadores: Ultimato, estão próximos de existir no mundo real. Atualmente, existem cientistas trabalhando para combinar a mente humana com um corpo robótico e as estimativas para que isso aconteça de fato giram em torno de 30 anos.

Apesar disso, em 2017 alguns cientistas colocaram a mente humana em um corpo de lego e o experimento foi bem sucedido, já que o ser híbrido conseguiu responder a alguns estímulos bem humanos. Ou seja, a Inteligência Artificial de Vingadores: Ultimato não está tão distante assim da nossa realidade.

Feiticeira Escarlate – Controle da mente

O ser humano ainda não tem a capacidade de controlar completamente a mente humana como a Feiticeira Escarlate de Vingadores: Ultimato, mas tecnologias que monitoram – e até interferem – na atividade cerebral já existem. A DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) desenvolve desde 2010 um capacete que futuramente terá a capacidade de controlar a atividade cerebral de soldados em campo de batalha, ajudando a controlar sua fadiga, medo e até mesmo dor.

Homem-Aranha – Escalar paredes

Todos sabemos da habilidade de escalar paredes do Homem-Aranha, um dos principais heróis de Vingadores: Ultimato. Porém, o que poucos sabem é que algo parecido já existe no mundo real. Alunos da Universidade de Utah criaram um equipamento que funciona como uma espécie de “luvas de sucção”, que permite que as pessoas escalem paredes lisas. O equipamento está sendo aperfeiçoado, mas ele existe e é bem efetivo.

Pantera Negra – Vibranium

O Vibranium, metal utilizado no traje do Pantera Negra de Vingadores: Ultimato, não existe no mundo real, mas isso não significa que tecnologias parecidas não existem. O traje do herói tem a capacidade de absorver energia cinética e isso de fato existe no mundo real. Compostos como carbeto de tungstênio e nanofilamentos de diamante são capazes de armazenar energia e soltá-la depois, assim como o traje do Pantera Negra.

Shuri – Pulseira inteligente

Shuri, a irmã do Pantera Negra, é certamente um dos personagens mais inteligentes de Vingadores: Ultimato e de todo o MCU. Uma de suas grandes invenções é sua pulseira de Vibranium, que funciona como uma espécie de mini comunicador. Esse tipo de tecnologia já existe no mundo real, já que temos computadores touch-screen e relógios que funcionam como um computador. A única coisa que não temos – ainda – é a capacidade de nos comunicarmos através de hologramas.

Capitão América – Super escudo

O escudo do Capitão América também é feito de Vibranium, material que não existe no mundo real, mas isso não significa que o escudo de Steve Rogers – e de Sam Wilson em Vingadores: Ultimato – não poderia ser feito no mundo real. O Grafeno é um material considerado 200x mais resistente que o aço – além de ser mais leve – o que certamente o coloca como uma das melhores opções para se fazer um escudo resistente.

Thor – Raios artificiais

Conhecido como Deus do Trovão, Thor é um dos super-heróis mais poderosos de Vingadores: Ultimato, sendo capaz de criar raios e manipulá-los com suas armas. Na vida real, engenheiros da Picatinny Arsenal – uma base americana – criaram um rifle capaz de manipular e lançar raios, que funciona de maneira semelhante ao que acontece com Thor e seu martelo, o Mjolnir. Obviamente, essa rifle não está disponível comercialmente, mas é interessante saber que algo tão perigoso – e incrível – existe no nosso mundo.

Vingadores: Ultimato segue em exibição nos cinemas.