Chernobyl é uma série muito elogiada por sua fidelidade aos fatos, quase aproximando a obra de um documentário.

Aqui, comparamos o elenco principal da minissérie da HBO com as pessoas reais que fizeram parte dos eventos.

Confira abaixo.


Jared Harris – Valery Legasov

Conhecido por seus papéis em Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras e Mad Men, Jared Harris vive o protagonista da série, professor Valery Legasov. Ele foi um físico e químico que ajudou a coordenar e reparar os danos em Chernobyl, tendo morrido em abril de 1987.

Stellan Skarsgard – Boris Shcherbina

Ator sueco que já passou pelo Universo Cinematográfico da Marvel Studios, Stella Skarsgard vive Boris Scherbina, que na época do desastre foi Vice-Primeiro Ministro da União Soviética, e um dos responsáveis por analisar e reparar os danos em Chernobyl. Ele morreu em 1990.

Jessie Buckley – Lyudmilla Ignatenko

Esposa do bombeiro Vasily Ignatenko, que faleceu em Chernobyl, Lyudmilla Ignatenko é interpretada por Jessie Buckley (de Taboo). Ela ainda está viva e mora com seu filho Kiev, mas não gosta de falar publicamente sobre a tragédia.

Paul Ritter – Anatoly Dyatlov

Anatoly Dyatvol era o engenheiro responsável pelo reator 4 da usina de Chernobyl, na noite da explosão. Ele foi sentenciado a 10 anos de prisão, e morreu em dezembro de 1995.

Con O’Neill – Viktor Bryukhanov

Viktor Bryukhanov era o empresário responsável por gerenciar a usina de Chernobyl, e também foi sentenciado a 10 anos de cadeia após o desastre nuclear. Ele ainda está vivo, e mora em Kiev.

Adrian Rawlins – Nikolai Fomin

Por fim, Nikolai Fomin era o Engenheiro Chefe na usina de Chernobyl durante o período de desastre. Também foi condenado a 10 anos de prisão, e não há informações claras sobre onde ele está atualmente.

Ralph Ineson – General Nikolai Tarakanov

Famoso por seus papéis em Game of Thrones e A Bruxa, Ralph Ineson interpreta o General Nikolai Tarakanov, que foi enviado para as operações de limpeza em Chernobyl. Ele coordenou os 3.828 homens enviados para limpar os destroços radioativos da usina, e hoje ainda vive com efeitos da contaminação.

David Dencik – Mikhail Gorbachev

Gorbachev foi o último líder da antiga União Soviética, atuando de 1990 a 1991. Ele foi o político responsável por lidar com o desastre nuclear de Chernobyl, e até hoje afirma que a catástrofe foi a grande responsável pelo fim da União Soviética.

A série da HBO conta a história de uma das piores catástrofes humanas – a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em abril de 1986. O material radioativo liberado afetou, além do próprio país, a Bielorrússia, a Rússia, a Escandinávia e o oeste da Europa.

Dividida em cinco episódios, Chernobyl é protagonizada por Jared Harris (The Crown; indicado ao Emmy por Mad Men), Stellan Skarsgård (Melancolia, Gênio Indomável) e Emily Watson (indicada ao Oscar por Hilary e Jackie e Ondas do Destino).

Filmada em Vilnius, Lituânia, Chernobyl tem roteiro e produção executiva de Craig Mazin e direção de Johan Renck. A produção é da Sister Pictures e da The Mighty Mint em coprodução com a HBO e a Sky. Carolyn Strauss (ganhadora do Emmy® por Game of Thrones) e Jane Featherstone são as produtoras executivas; Johan Renck e Chris Fry são os coprodutores executivos; e Sanne Wohlenberg é produtora.

Os episódios do Chernobyl estão disponíveis na HBO GO.