Indicações

Fênix Negra estragou todos os X-Men; veja por quê

CONTÉM SPOILERS

De maneira impressionante, X-Men: Fênix Negra estragou todos os personagens que envolveu – desde a Mística até Jean Grey. Esse “feito” é muito problemático e faz com que fãs das histórias em quadrinhos dos X-Men tenham ficado felizes que a franquia tenha terminado.

Aqui, analisamos como X-Men: Fênix Negra arruinou todos os seus personagens principais. Sim, todos eles!

Jean Grey foi uma sombra da verdadeira Fênix Negra

A complexidade do impacto da Força Fênix no psicológico de Jean Grey é meio que esquecida em X-Men: Fênix Negra. É incompreensível o porquê de ter caído em desgraça desde o início. Suas explosões iniciais de poder são completamente involuntárias, incluindo a que matou a Mística. Além do mais, não é explicado o fato de Jean Grey já ter apresentado vestígios da Fênix Negra em X-Men: Apocalipse, sendo que ainda nem tinha entrado em contato com a Força Fênix no espaço.

A desconstrução do Professor Xavier causa problemas para o futuro

Resultado de imagem para x-men dark phoenix xavier

Desconstruir o Professor Xavier não é um problema. Na verdade, esta é uma coisa que os roteiristas das histórias em quadrinhos têm feito desde os anos 90, explorando um lado mais sombrio do benevolente líder dos X-Men.

No entanto, X-Men: Fênix Negra traz sérios extremos para o Professor Xavier, que deixa o posto de liderança para o Fera, o que causa um grande erro de continuidade se considerarmos que X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido trouxe uma cena em 2023 que nos mostra que, no futuro, Xavier ainda é o mentor dos X-Men.

O papel de Mística é decepcionante

Resultado de imagem para x-men dark phoenix mystique

A atriz Jennifer Lawrence parecia cada vez menos interessada em interpretar Mística ao longo dos anos. Em X-Men: Fênix Negra, ela consegue o que queria: abandonar essa saga. A cena da morte de Mística foi, no mínimo, decepcionante e sem qualquer impacto emocional para os personagens. Um desfecho medíocre para uma anti-heroína que foi destaque dos longas mais recentes.

O arco de Magneto é muito familiar

Resultado de imagem para x-men dark phoenix magneto

Mesmo a boa atuação de Michael Fassbender não pode impedir que Magneto pareça um pouco cansativo. O arco do personagem é muito previsível: ele começa como uma figura ambígua, uma tragédia o desonra, ele luta contra os X-Men e, no terceiro ato, muda de lado, ajudando os mocinhos. Foi exatamente o mesmo que aconteceu em X-Men: Apocalipse.

O desfecho de Fera não faz sentido

Resultado de imagem para x-men dark phoenix beast

Em X-Men: Fênix Negra, a morte de Mística afeta o Fera profundamente, fazendo o inteligente mutante se voltar contra Charles Xavier, decidindo que Jean Grey deve morrer. Com objetivo de vingança, Fera se une ao Magneto, que sempre foi conhecido por seus métodos mais radicais.

O grande problema é como as coisas se resolvem: no fim, Fera é nomeado o novo líder dos X-Men, por ser um homem de confiança de Xavier. O que aconteceu com a moralidade duvidosa que o longa estabeleceu logo no início?

Ciclope é desperdiçado – de novo!

Resultado de imagem para x-men dark phoenix cyclops

Depois de X-Men: Apocalipse, parecia que Ciclope teria um pouco mais de importância, mas fomos enganados! X-Men: Fênix Negra não mostra nenhum sinal de Ciclope como líder. Mística foi a comandante de campo dos X-Men durante os anos 80 e início da década de 90. Mesmo depois de sua morte, Scott Summers não assume a liderança.

Noturno quebra seu código pacifista

Resultado de imagem para x-men dark phoenix nightcrawler

Noturno é particularmente estragado por X-Men: Fênix Negra. Nos quadrinhos, o apaixonado e entusiasta Kurt Wagner é um católico comprometido, com um código de conduta intocável. Aqui, Noturno é um mutante violento que usa seus poderes para assassinar seus inimigos cortando suas gargantas e desaparecendo, por exemplo.

Tempestade não se desenvolve

Resultado de imagem para x-men dark phoenix storm

Não existe desenvolvimento para Tempestade em X-Men: Fênix Negra. Há algumas evidências de que, originalmente, Tempestade teria um papel ambíguo, trocando os X-Men pela gangue de Magneto, mas essa ideia foi apagada pelas refilmagens. No final, ela… simplesmente está lá.

Mercúrio é descartado rápido demais

Resultado de imagem para x men dark phoenix quicksilver

Um dos personagens mais queridos pelos fãs de X-Men nos cinemas por conta das eletrizantes cenas que protagoniza, Mercúrio é subaproveitado em X-Men: Fênix Negra. O velocista desempenha um papel importante na missão espacial do início, mas é gravemente ferido por Jean Grey em Red Hook – e logo é simplesmente removido da narrativa.

Nem mesmo Wolverine é poupado

Resultado de imagem para x men dark phoenix wolverine

Wolverine não está em X-Men: Fênix Negra, mas há evidências que indicam que também teria sido estragado caso estivesse! Numa entrevista dada à Rolling Stone, o diretor e roteirista Simon Kinberg contou que gostaria de ter homenageado a “história de amor” entre Logan e Jean, mas esclareceu que não teria ficado adequado por causa da diferença de idade entre Hugh Jackman e Sophie Turner.

É uma explicação convincente, mas confusa: afinal, de qual “história de amor” o diretor estava falando? Nas histórias em quadrinhos, inclusive na Saga da Fênix Negra, Logan e Jean raramente vivem romance. Na realidade, Wolverine sempre foi mais como um “stalker” assustador, já que o verdadeiro interesse amoroso de Jean Grey é o Ciclope.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.