Chernobyl está se mostrando como um dos grandes sucessos da HBO em 2019, e certamente deve garantir muitos prêmios à emissora quando o Emmy chegar.

Sendo uma minissérie, é improvável que a HBO faça uma continuação direta para a série, mas trouxemos algumas ideias sobre como Chernobyl pode sobreviver nas telas após o encerramento da temporada.

Confira abaixo.


O Legado de Chernobyl

Uma ideia para como série poderia continuar está no legado de Chernobyl. Após todo o caos da explosão e contaminação, uma narrativa sobre aqueles que foram afetados pela radiação e levaram suas vidas após a catástrofe seria interessante.

Fukushima

Caso Chernobyl se transforme em uma antologia, a série poderia abordar outros desastres nucleares na História da humanidade. A começar pelo recente desastre na usina nuclear de Fukushima, no Japão, que provocou um vazamento grave em 2011 após um terremoto preocupante.

Three Mile Island

Em 1979, a usina de Three Mile Island, em Harriburg, sofreu superaquecimento devido a um problema mecânico, mas não chegou a explodir, pois os técnicos optaram pela liberação de vapor e gases. Apesar de não haver casos de mortes em razão da radiação, cerca de 25 mil pessoas entraram em contato com os gases, que foram liberados para evitar a explosão. Recebeu Nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares.

Incidente com Césio-137

Até no Brasil já houve desastre nuclear. Em 1987, dois catadores de lixo encontraram uma máquina de radioterapia e a levaram para um ferro-velho. Desmontando o aparelho, obtiveram uma cápsula de césio, que se mostrou extremamente perigosa e contaminou mais de 600 pessoas na região, levando 11 delas à morte. O caso aconteceu em Goiânia, e atingiu o Nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares.

Kyshtym

Um erro na Usina de Mayak, na extinta União Soviética, causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo, em 1957. A nuvem de gás contaminou a região em um raio de 800 km. Cerca de dez mil pessoas foram evacuadas, sem explicação do governo. Foram registradas pelo menos 200 mortes por causa da exposição à radiação.

Chernobyl está em exibição na HBO.