Indicações

Por que os filmes de X-Men são tão obcecados por trens?

O terceiro ato de X-Men: Fênix Negra conta com uma espetacular sequência de ação. A cena acontece em um trem militar onde os X-Men e a Irmandade de Mutantes estão presos pelo governo americano por conta do ataque de Jean Grey, que perde o controle de seus poderes. Nesse momento, o grupo é atacado por seres da raça alienígena D’Bari, liderados por Vuk, que tem a intenção de roubar os poderes da Força Fênix que habitam Jean Grey.

Curiosamente, essa não é a primeira cena de um filme dos X-Men que se passa em um trem, já que outros 4 filmes da saga de mutantes incluem cenas parecidas. O CBR listou todas as cenas que se passam em um trem nos filmes dos X-Men. Confira abaixo.

X-Men (2000)

Lançado em 2000, X-Men teve uma de suas grandes reviravoltas em uma cena emocionante que se passou em um trem. Manipulada por Mística, Vampira é levada em um trem, que acaba interceptado por Wolverine, que salva a garota e a consola. Logo depois, o momento entre os dois é interrompido pela chegada de Magneto e sua Irmandade de Mutantes. É nesse momento que Magneto revela que estava caçando Vampira, e não Wolverine, ao longo do filme. Enquanto os X-Men enfrentam a Irmandade de Mutantes, Wolverine é facilmente derrotado por Magneto.

Wolverine: Imortal (2013)

O segundo filme solo do Wolverine, intitulado Wolverine: Imortal, também conta com uma sequência de ação bem impactante em um trem. Sem seu fator de cura, Wolverine é atacado pela Yakuza em um trem, o que gera uma das cenas de ação mais impressionantes da franquia X-Men. Mesmo sem a plenitude de seus poderes, Logan se mostra um poderoso adversário, usando sua experiência e velocidade para derrotar seus oponentes.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Essa cena é talvez a menos memorável dentre as “cenas de trem” da franquia X-Men, mas ela também merece entrar na lista. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Magneto decide utilizar os Sentinelas, criados para matar mutantes, para trair seus criadores e eliminar humanos. Depois de ficar ferido em um combate contra o Fera, Magneto transporta os Sentinelas, se infiltrando em um trem e controlando os robôs para levá-los até o Presidente Nixon.

Deadpool 2 (2018)

A grande sequência de ação de Deadpool 2 também envolve um trem, ou pelo menos algo parecido. Nela temos o Deadpool liderando a X-Force para resgatar o jovem mutante Russel Collins, transportado em uma prisão móvel, das mãos de Cable. A cena mostra um combate de Deadpool e seu time contra Cable em cima dos veículos interconectados, que estão sobre rodas ao invés de trilhos, o que torna a cena bem diferente das outras do universo X-Men.

X-Men: Fênix Negra (2019)

Como foi mencionado anteriormente, os momentos finais de X-Men: Fênix Negra se passam em um trem militar de transporte de prisioneiros, que capturou tanto os X-Men quanto a Irmandade de Mutantes. O interessante é que essa cena originalmente não aconteceria, já que de acordo com o diretor Simon Kinberg, a batalha final do filme aconteceria no espaço e teria a presença de menos mutantes. Kinberg argumentou que a cena foi alterada para fazer com que a sequência final do filme fosse mais “pé no chão”, investindo mais no apelo emocional do que na pirotecnia. Se isso deu certo ou não o tempo irá dizer, mas ao menos a longa tradição de “cenas no trem” que X-Men estabeleceu foi mantida.

X-Men: Fênix Negra está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.