Indicações

Shadowhunters e as tentativas mais doidas de fãs de salvar séries

Não é nenhuma novidade que séries de TV são capazes de juntar pessoas em torno de um gosto em comum, e que uma comunidade de fãs é capaz de muita coisa quando organizada. E algumas emissoras já sentiram isso na pele…

Confira a seguir as coisas mais doidas que fãs de séries, como Shadowhunters, já fizeram para salvar suas séries do cancelamento.

STAR TREK

Assim como muitas outras coisas na televisão, Star Trek foi pioneira em termos de campanha dos fãs para salvar uma série. Os espectadores da série clássica dos anos 1960 começaram a escrever cartas para a NBC, emissora original da trama, quando o cancelamento foi anunciado após apenas duas temporadas – eles conseguiram uma terceira, mas a série foi cancelada novamente logo depois. A popularidade da franquia só seria provada mais tarde, com os filmes.

Twin Peaks

TWIN PEAKS

Após executivos da ABC obrigarem os criadores David Lynch e Mark Frost a revelarem o mistério principal da série (quem matou Laura Palmer?) no meio da segunda temporada, a série perdeu audiência. Quando a emissora resolveu cancelá-la no meio da temporada, no entanto, os fãs ficaram furiosos – além das já tradicionais cartas à emissora, eles organizaram um protesto real na frente da sede da ABC, e até o criador Lynch compareceu ao talk show de David Letterman para apelar pela exibição dos episódios finais.

Em 2017, Twin Peaks ganhou um revival, Twin Peaks: O Retorno – desta vez, uma temporada que os fãs não pediram.

Arquivo Roswell

ARQUIVO ROSWELL

Continuando a lenta evolução das campanhas de fãs com o passar dos anos, aquela comandada pelos fãs de Arquivo Roswell em 2000 mostrou o poder que a internet teria na década seguinte. Organizando-se em um fórum online pela primeira vez, os fãs se juntaram para enviar centenas de embalagens do molho Tobasco, um favorito dos alienígenas da série, para a emissora WB. Deu certo, e a série rendeu mais duas temporadas depois disso.

Este ano, a série ganhou um reboot na CW, chamado Roswell, New Mexico.

JERICHO

Talvez a campanha de “salvamento” mais famosa de todos os tempos, os fãs do drama nuclear da CBS enviaram duas toneladas de nozes para a sede da emissora quando a série foi cancelada na primeira temporada, em referência a uma frase do episódio de estreia. O canal cedeu e encomendou um segundo ano, mas logo depois cancelou a série novamente, ignorando a campanha que se seguiu para uma nova retratação da decisão. Jericho continuou sua história nos quadrinhos.

VERONICA MARS

Os fãs não conseguiram salvar a sua detetive adolescente favorita do cancelamento em 2007, ao fim da terceira temporada, mas teriam sua vitória alguns anos depois. Na época, enviaram barras de chocolate da marca Mars para a emissora UPN, e também notas de dólar falso com a inscrição “Veronica Mars é mais esperta do que eu”. Apesar do cancelamento, a vingança viria em 2014, com o filme da personagem, fundado inteiramente por fãs.

Este ano, a série ganha um novo revival em forma de série, pelo canal de streaming Hulu.

ANGEL: O CAÇA-VAMPIROS

Os fãs já tinham perdido a série-mãe, Buffy: A Caça-Vampiros, em 2003. Quando a WB anunciou o cancelamento da derivada Angel no ano seguinte, uma campanha organizada na internet, que incluiu um site visitado por 1.5 milhões de fãs e até a compra de outdoors e anúncios em revistas e jornais, foi feita para a retratação da decisão. Surpreendentemente, não funcionou – e Angel permaneceu cancelada.

ARRESTED DEVELOPMENT

Antes da Netflix reconhecer a legião de fãs de Arrested Development com um revival que já conta com duas temporadas, os fãs fizeram uma campanha para a Fox não cancelar a série em seu segundo ano, lá em 2005. Organizada na internet, a campanha enviou caixas de banana para a emissora (em referência ao negócio “mais legítimo” da família Bluth), e conseguiu a renovação para mais uma temporada.

Shadowhunters

SHADOWHUNTERS

Após o cancelamento de Shadowhunters em sua 3ª temporada pela Freeform, os fãs mais fiéis começaram uma campanha para que a Netflix ou alguma outra emissora salvasse a série – para isso, contrataram até um avião, que sobrevoou a sede da Netflix em Los Angeles com um gigante banner escrito #SaveShadowhunters. A estratégia não funcionou e a série foi cancelada, mas isso não impediu os determinados fãs de continuarem tentando.

O fandom brasileiro de Shadowhunters segue fazendo campanha nas redes sociais e, segundo um membro do fã-clube, os fãs preparam uma surpresa para o elenco da atração, que irá se reunir dia 30 de junho deste ano em Paris.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.