Indicações

Todas as referências e easter eggs em Godzilla 2

CONTÉM SPOILERS

A maior batalha na história da Terra chegou em Godzilla 2: Rei dos Monstros. Depois de apresentar o mundo ao Godzilla e preparar o palco para o crossover Godzilla vs. Kong, é hora do famoso lagarto gigante mostrar por que é o Rei dos Monstros. Aqui, listamos todas as principais referências e easter eggs no longa.

Destruam Todos os Monstros!

Resultado de imagem para destroy all the monsters

Em uma cena de Godzilla 2: Rei dos Monstros, manifestantes aparecem segurando cartazes que pedem que essas novas ameaças gigantescas sejam aniquiladas. Uma dessas placas diz “Destruam Todos os Monstros!”, uma referência ao título de um longa de 1968 que uniu Godzilla, Rodan, Mothra e Rei Ghidorah pela primeira vez. No Brasil, a produção recebeu o nome de O Despertar dos Monstros.

Codinome: Mosura

Resultado de imagem para mothra

O nome que originalmente havia sido dado à Mothra no Japão era Mosura. Foi nos Estados Unidos que o nome da criatura mudou, ficando mais popular. Em Godzilla 2: Rei dos Monstros, temos uma referência ao nome original, pois descobrimos que a organização Monarch deu à Mothra o codinome de “Mosura”.

O nascimento vulcânico de Rodan

Resultado de imagem para rodan

Quando Rodan surgiu pela primeira vez nos cinemas, era uma criatura pré-histórica que vivia no maior vulcão ativo do Japão. Godzilla 2: Rei dos Monstros muda um pouco essa origem, mas mantém a parte vulcânica. Desta vez, Rodan nasceu da própria lava do vulcão, com seu corpo assumindo qualidades da rocha líquida.

O Monstro do lago Ness é um kaiju

Resultado de imagem para ness lake monster

Em Godzilla 2: Rei dos Monstros, temos sinais de que o icônico Monstro do Lago Ness é um kaiju, da mesma forma que Godzilla e companhia. Pode parecer ridículo, mas uma organização como a Monarch precisa averiguar qualquer rumor.

O Enigma de Outro Mundo

Resultado de imagem para the thing

Descobrimos em Godzilla 2: Rei dos Monstros que o Rei Ghidorah está localizado no Posto Avançado 32, na Antártida. É muito próximo do Posto Avançado 31, que é onde o terror O Enigma de Outro Mundo acontece.

Ghidorah: o primeiro monstro

Resultado de imagem para ghidorah

Na trama de Godzilla 2: Rei dos Monstros, Rei Ghidorah é tido como o “Monstro Zero”, ou seja, o primeiro que surgiu. Faz sentido, considerando que o Rei Ghidorah não nasceu na Terra, mas sim em outro planeta desconhecido.

Os anos em que os monstros nasceram

Resultado de imagem para rodan 1956

O vulcão em que Rodan se encontra está no Posto Avançado 56, uma referência ao ano de 1956, em que o monstro apareceu pela primeira vez nos cinemas. Já Mothra está no Posto Avançado 61, homenageando o ano de 1961, em que o primeiro longa-metragem de Mothra estreou.

As gêmeas de Mothra

Resultado de imagem para mothra

Nos filmes originais, duas gêmeas idênticas pareciam convocar Mothra com uma canção. Godzilla 2: Rei dos Monstros não tem muito espaço para apresentar essa mitologia, mas revela que a pesquisadora monarca Ilene Chen (Zhang Ziyi) é uma das duas irmãs gêmeas idênticas diretamente ligadas à Mothra.

O famoso grito de Mothra

Resultado de imagem para mothra

Godzilla 2: Rei dos Monstros traz a resposta para a pergunta: “Qual o som que uma mariposa gigante faz?” Curiosamente, para muitos fãs, o novo grito de Mothra é muito semelhante ao de outro monstro conhecido: Anguirus. Fato curioso: os sons emitidos por Anguirus eram criados através de saxofones.

Mais monstros em sequências?

Resultado de imagem para scylla

Descobrimos em Godzilla 2: Rei dos Monstros que a Monarch está monitorando diversos monstros – muitos, muitos mesmo. Dois exemplos disso são Cila, monstro de seis cabeças inspirado na mitologia grega, e Quetzalcóatl, deus serpente que é representado na arte, arquitetura e escritos mesoamericanos.

O infame Destruidor de Oxigênio

Resultado de imagem para oxygen destroyer godzilla

No clássico Godzilla, o Dr. Ishiro Serizawa propõe um plano desonesto para tentar matar o Rei dos Monstros, que envolve um dispositivo, criado por ele, chamado “Destruidor de Oxigênio”. Para demonstrar a eficácia desse aparelho, o Dr. Serizawa o usa em peixes, que logo flutuam para a superfície mortos, provando que funciona. No novo filme, os peixes são mais uma vez usados para demonstrar exatamente a mesma coisa.

Uma teoria sobre a Terra Oca é confirmada

Resultado de imagem para kong monarch

Em Kong: A Ilha da Caveira, os cientistas da Monarch criam uma teoria que diz que os espaços e ecossistemas subterrâneos permitiram que os titãs vivessem normalmente, sem serem notados. Em Godzilla 2: Rei dos Monstros, essa teoria é confirmada.

O Exorcista

Resultado de imagem para the exorcist

Godzilla 2: Rei dos Monstros faz uma de suas revelações mais chocantes quando introduz não apenas bestas esquecidas do mundo antigo, mas toda uma civilização subaquática. Por lá, temos a estátua inconfundível de Pazuzu, o ser demoníaco de O Exorcista. Pazuzu faz parte de uma antiga lenda da Mesopotâmia, que o descreve como uma entidade maligna que afasta outras maldições.

A morte do doutor

Resultado de imagem para dr. serizawa

Na história clássica, Dr. Serizawa acaba dando sua vida pela humanidade, detonando uma arma que o mata, juntamente com Godzilla. Em Godzilla 2: Rei dos Monstros, existe uma inversão inteligente: o Dr. Serizawa se sacrifica na detonação de um dispositivo nuclear para que possa salvar Godzilla da morte.

O legado da bomba atômica

Resultado de imagem para atomic bomb

Antes de se sacrificar para salvar Godzilla, o Dr. Serizawa examina seu relógio de bolso: são quase 8:15. É a mesma hora em que a bomba de Hiroshima foi lançada, uma referência exata demais para não ter sido intencional. Originalmente, o próprio Godzilla, um enorme lagarto que aterroriza o Japão graças à radiação nuclear, é uma metáfora do início da era atômica.

Godzilla é uma fusão nuclear ambulante

Resultado de imagem para godzilla 2019

A arma atômica detonada pelo Dr. Serizawa recarrega a fisiologia do Godzilla, fazendo com que possa retornar à luta. Enquanto seu corpo visivelmente luta para conter a energia atômica, a equipe Monarch percebe que Godzilla se tornou um desastre nuclear ambulante esperando para acontecer, conceito que foi abordado em Godzilla vs. Destoroyah, de 1995.

O repórter dos créditos

Resultado de imagem para raymond burr godzilla

Em Godzilla, O Monstro do Mar, de 1956, o protagonista é o repórter Steve Martin, vivido pelo ator Raymond Burr, o único norte-americano em um elenco cheio de japoneses. Durante os créditos de Godzilla 2: Rei dos Monstros, temos diversos artigos e reportagens sendo mostrados, e um deles é escrito pelo mesmo Steve Martin.

Um ovo de Mothra sobrevive?

Resultado de imagem para mothra

Enquanto os créditos rolam, um programa de notícias é mostrado especulando sobre a aparição de uma segunda Mothra, ainda em sua forma de ovo. Nas inúmeras aparições cinematográficas, o ciclo de morte e renascimento foi integrado à lenda de Mothra, que morreu durante a trama de Godzilla 2: Rei dos Monstros.

Mecha-Rei Ghidorah está chegando?

Resultado de imagem para mecha king ghidorah

Na cena pós-créditos, temos mais do grupo eco-terrorista liderado por Jonas (Charles Dance). Enquanto o resto do mundo se recupera do quase cataclismo, esses malfeitores estão se preparando para criar outra ameaça ao adquirir a cabeça cortada do Rei Ghidorah.

Os monstros são as reais estrelas

Resultado de imagem para godzilla 2019 all monsters

Godzilla 2: Rei dos Monstros faz uma divertida piada em seus créditos. Neles, Godzilla, Rodan, Mothra, Rei Ghidorah e seus colegas são creditados… como eles mesmos. Como se tivessem sido os atores do filme! É uma brincadeira bem legal do diretor, que mostra que os monstros foram as verdadeiras estrelas do filme.

Godzilla 2: Rei dos Monstros está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.