Indicações

X-Men: Fênix Negra encerra saga dos mutantes, mas fica sem resolver estes mistérios

X-Men: Fênix Negra é um filme controverso. Apesar de ser tratado como a conclusão da saga dos mutantes no cinema, o filme é bem decepcionante no fim das contas, já que deixa muitos mistérios no ar e não traz um final real e satisfatório para essa franquia que existe há 19 anos.

O ComicBookMovie listou todos os mistérios que X-Men: Fênix Negra não resolveu. Confira abaixo.

10. Mercúrio é filho do Magneto?

Essa possibilidade vem sido trabalhada desde que Mercúrio foi introduzido em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e esperava-se que X-Men: Fênix Negra trouxesse uma resposta definitiva quanto a isso. Porém, o filme foge da responsabilidade de responder essa questão no momento em que a Fênix derrota Mercúrio, deixando-o em coma pelo resto do filme. Mercúrio até aparece na montagem final do filme, mas a paternidade (ou não) de Magneto não é assunto em momento algum.

9. O Noturno é parente da Mística?

Outro mistério que pairava no ar desde a reaparição de Noturno é a relação dele com Mística.  Nos quadrinhos dos X-Men, Noturno é filho da Mística com o mutante Azazel, o que gerou nos fãs a expectativa de que isso fosse revelado também nos cinemas. X-Men: Fênix Negra simplesmente ignora isso e não temos nenhuma referência à esse fato.

8. O que é a Fênix afinal?

Ao final de X-Men: Apocalipse, Jean Grey solta todo o seu poder para salvar o mundo, se tornando enfim a Fênix. Apesar disso, X-Men: Fênix Negra decide entregar uma nova origem da Fênix, criando toda uma trama em que Jean é possuída por um ser cósmico no espaço. Esse erro de continuidade simplesmente não faz sentido.

7. As idades não fazem sentido

30 anos se passam entre X-Men: Primeira Classe e X-Men: Fênix Negra e o Professor Xavier e o Magneto seguem jovens como sempre foram. Ambos os personagens deveriam ter algo em torno de 60 anos agora, mas a aparência deles simplesmente não faz sentido dentro da cronologia estabelecida nos cinemas.

6. O que aconteceu com Jean?

No final de X-Men: Fênix Negra, enquanto Charles e Magneto jogam xadrez para relembrar os velhos tempos, temos uma cena em que a Fênix é vista voando pelos céus. Esse momento serve para indicar que Jean sobreviveu ao seu sacrifício no fim das contas, mas o que isso significa pra história? O que ela vai fazer agora? Nada disso foi explicado.

5. O governo simplesmente voltou a confiar nos mutantes?

Depois do ataque de Jean em X-Men: Fênix Negra, o Presidente dos EUA corta os seus laços com os X-Men e volta a criar campos de concentração para mutantes perigosos. Mesmo assim, no final do filme a Mansão X parece estar funcionando normalmente e recebendo alunos. Isso significa que o governo simplesmente perdoou os mutantes depois de tudo? Nunca saberemos.

4. Onde está o Wolverine?

O diretor de X-Men: Fênix Negra, Simon Kinberg, disse que não trouxe o Wolverine de volta para o filme porque seria estranho ver o ator Hugh Jackman apaixonado por uma jovem Jean Grey. Essa desculpa do diretor provocou um grande furo na cronologia X-Men, já que o Wolverine simplesmente não aparece, o que significa que nunca saberemos como ele se juntou aos X-Men.

3. O que vai acontecer com Magneto e Xavier?

Ao final do jogo de xadrez em X-Men: Fênix Negra, Magneto oferece um novo lar para Charles. Ele obviamente está se referindo a Ganosha, a ilha para mutantes em que Magneto vive. Infelizmente nunca saberemos se Xavier foi mesmo para Ganosha ou se ele e Magneto estarão juntos em outro lugar, já que esse é o último filme dessa versão da franquia.

2. O final original era melhor?

Nunca saberemos. Originalmente a sequência do trem de X-Men: Fênix Negra seria uma cena de ação no espaço, com poucos mutantes. De acordo com a FOX, essa cena foi refeita para que mais mutantes pudessem aparecer, mas mesmo assim não temos quase nenhum detalhe sobre a cena original.

1. Como seria uma sequência de Fênix Negra?

Simon Kinberg, diretor de X-Men: Fênix Negra, sempre disse que esse filme seria de fato o último da saga, mas algumas pontas soltas poderiam levar a uma sequência, afinal Jean parece estar viva e Magneto e Charles estão juntos. No fim das contas, nunca teremos a resposta, já que o próximo filme dos X-Men já será integrado ao MCU, que vai iniciar uma nova era para os mutantes no cinema. Esperamos que ela seja melhor e mais coerente do que a anterior.

X-Men: Fênix Negra segue em exibição nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.