Indicações

10 coisas sobre os animais de O Rei Leão que a Disney não te contou

O remake de O Rei Leão já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e vem conquistando audiências do mundo inteiro.

O filme original, lançado em 1994, trouxe alguns dos personagens mais memoráveis da Disney. Porém, com tempo limitado, alguns fatos interessantes das histórias dos animais foram deixados de fora.

Desde o sucesso do filme de 94, vários materiais extra foram lançados, como DVDs especiais, livros e HQs.

Confira abaixo 10 fatos curiosos sobre os personagens de O Rei Leão!

A amizade de Rafiki e Mufasa

Pela trama de O Rei Leão, é possível concluir de Mufasa e Rafiki contavam com uma amizade duradoura. O livro “A História de Dois Irmãos” confirma que o relacionamento entre os dois é ainda mais antigo. Quando Rafiki chegou às Terras do Reino, antes mesmo de Mufasa se tornar rei, o mandril sofreu uma emboscada de um grupo de hienas. O sábio foi salvo por Ahadi, o pai de Mufasa e Scar. Como agradecimento, ele decidiu permanecer no Reino e servir como conselheiro para o monarca.

Inspiração em Hamlet

Todo mundo sabe que a trama de O Rei Leão é fortemente inspirada em Hamlet, famosa peça de Shakespeare. No entanto, na obra original, o Rei e a Rainha são bem diferentes de Mufasa e Sarabi. O Rei da Dinamarca aparece como um fantasma irado, que ordena que seu filho vingue sua morte e assassine seu tio. Na peça, a Rainha Gertrudes, diferentemente de Sarabi, trai a memória do marido e se apaixona por seu assassino.

Zazu e Sarabi

Zazu também é inspirado em outro personagem de Hamlet: Polonius, o conselheiro do Rei Claudius. Assim como Rafiki, o pássaro começou a servir Mufasa após ser salvo por um membro da família real. No livro “Friends In Need”, Zazu é instrumental para o salvamento de Sarabi, que se acidentou e acabou ficando presa em um buraco.

Scar e as hienas

Em outro livro de O Rei Leão, a infância de Scar vem em destaque. Quando o vilão era apenas um filhote, seu pai assustou um grupo de hienas que se preparava para atacar Rafiki. Intrigado com as criaturas, Scar eventualmente cria uma forte amizade com Shenzi, Kamari e Azizi, e o grupo se torna inseparável.

O nome de Scar

Scar significa literalmente “cicatriz”. O personagem é um dos poucos de O Rei Leão a não ter um nome com raízes africanas. Isso acontece porque Scar não é o nome real do vilão, e sim um apelido. Quando nasceu, Scar foi batizado de Taka, termo em swahili que significa “sujo”. O leão ganhou seu apelido após incitar uma briga entre seu irmão Mufasa e um grupo de búfalos. No confronto, Scar acabou sendo golpeado e ficou para sempre com sua famosa cicatriz.

O primeiro encontro de Timão e Pumba

Pouca gente se lembra, mas a franquia O Rei Leão contou com um filme lançado diretamente em vídeo que expande a história de Timão e Pumba. Rei Leão 3: Hakuna Matata conta como a dupla inseparável se conheceu. Na trama, Timão se cansa da vida em uma colônia de suricatos e resolve explorar a savana. É aí que o pequeno conhece Pumba, e a dupla parte em uma jornada para encontrar um lar verdadeiro.

A popularidade de Timão e Pumba

Timão e Pumba são de longe os personagens mais populares de O Rei Leão. O sucesso da dupla foi tão grande, que a Disney lançou inúmeros produtos com a imagem do suricato e javali. Além disso, os personagens ganharam uma série animada com 85 episódios, que foi exibida no Brasil pela Globo e SBT.

A fuga de Nala

Em uma versão mais antiga do roteiro de O Rei Leão, a fuga de Nala das Terras do Reino tem contornos bem mais dramáticos. Originalmente, Scar oferece para Nala o posto de Rainha em troca de melhores condições para o bando. A jovem leoa se recusa e é banida para o exílio.

A morte de Scar

A morte de Scar em O Rei Leão é uma das mais violentas entre os vilões da Disney. Após ser derrotado em combate por Simba, o vilão é devorado por seu grupo de “leais” hienas. Originalmente, o duelo terminaria de forma diferente. Na primeira versão do roteiro de O Rei Leão, Scar consegue derrotar Simba, que é atirado de um penhasco. Enquanto seu sobrinho consegue sobreviver, Scar entra em um surto psicótico e começa a gargalhar vitorioso enquanto um incêndio devastador destrói as Terras do Reino.

O parentesco de Simba e Nala

A Disney obviamente não confirmou esta informação, porém é difícil ignorar as verdades da natureza. Na vida real, os bandos de leões normalmente contam com apenas um (ou poucos) macho. Como macho alfa, esse leão acasala com todas as leoas e se torna pai de todos os filhotes. Dessa forma, caso O Rei Leão fosse realmente baseado na realidade, Nala e Simba provavelmente seriam irmãos.

O Rei Leão está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.