Indicações

AQUELA morte em Stranger Things 3: Foi real ou não?

ATENÇÃO: SPOILERS PESADOS PARA A TERCEIRA TEMPORADA DE STRANGER THINGS

A terceira temporada de Stranger Things está disponível no catálogo da Netflix, e seu final é definitivamente chocante. Aparentemente, temos a morte do policial Jim Hopper no último capítulo, que se sacrifica para impedir o plano dos russos e salvar os demais personagens em Starcourt.

Como é um daqueles casos onde é uma morte ambígua, a Entertainment Weekly separou argumentos que suportam ambas as possibilidades, de Hopper estar vivo ou morto.

Confira abaixo.

Hopper está morto

Ele literalmente esteve em uma explosão

Há diversas formas de se escapar da morte, mas estar em uma sala que acabou de sofrer uma explosão gigantesca não é uma das mais fáceis. Em uma despedida emocionante, ele faz com que Joyce gire a chave para detonar a máquina dos russos e fechar o Portão. Hopper aparentemente morre no no processo.

A máquina desintegra as pessoas

No episódio 7, Alexei explica os procedimentos para desligar a máquina. Ele frisa que é essencial que ninguém esteja próximo a ela, já que o dispositivo literalmente transforma as pessoas em pó. Quando ela explode no último episódio, vemos os soldados russos virando pó, o que dificulta as chances de Hopper.

A carta de Eleven

Joyce encontra uma carta no bolso do uniforme de Hopper, contando como Eleven mudou sua vida e tudo o que ele espera para ela. É uma grande forma de despedida, como se ele mesmo já esperasse algum tipo de sacrifício.

Hopper está vivo

A cena pós-créditos

Essa é a grande evidência de que Jim Hopper pode realmente estar vivo. Na cena pós-créditos da terceira temporada, vemos uma prisão russa onde dois guardas procuram um prisioneiro para servir de isca. Um deles diz que “não vai levar o americano”, podendo ser uma referência a Hopper.

Hopper e Joyce não ficaram juntos

Pensando do ponto de vista narrativo, Stranger Things não concluiu um arco que vem trabalhando desde sua primeira temporada. O flerte romântico entre Joyce e Hopper realmente vai acabar assim, de forma abrupta? Ainda mais depois de Joyce já ter perdido Bob Newby?

A terceira temporada de Stranger Things está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile