Os fãs da Marvel ainda estão impactados com as mortes de Vingadores: Ultimato, já que algumas delas foram extremamente devastadoras – principalmente por se tratarem de personagens importantes. Mesmo assim, é bom lembrar que a Marvel não mata seus heróis apenas no cinema e que esse hábito já é comum há bastante tempo.

O WhatCulture listou as 10 mortes mais trágicas das HQs da Marvel.

10. Victoria Hand

Criada em 2008, a agente Victoria Hand, da SHIELD, se tornou uma personagem bem interessante em pouco tempo de participação na Marvel. Infelizmente, apenas 4 anos depois de sua estreia, Victoria Hand acabou morrendo nos quadrinhos da Marvel.


Possuída pelo mago Daniel Drumm, Victoria é obrigada a assassinar Daimon Hellstrom e Jennifer Kale, sendo parada pelo Doutor Estranho logo depois. Enviada para o Plano Astral, a personagem é em seguida assassinada por Drumm de maneira brutal. Em uma bela homenagem, a personagem da Marvel ganhou uma estátua na Mansão dos Vingadores.

9. Colossus

A morte de Colossus é uma das mais tristes dos quadrinhos da Marvel. Vítima do Vírus Legado – uma doença que atinge o gene mutante – Colossus acaba se sacrificando para que o Fera consiga achar a cura da doença, injetando a cura em si mesmo – o que causa sua morte logo em seguida.

8. Karen Page

Karen Page é uma personagem controversa nos quadrinhos da Marvel, sendo odiada por muitos fãs do Demolidor. Mesmo assim, sua morte em uma das HQs da Marvel é bem trágica. Durante uma batalha entre o Demolidor e o Mercenário, Page decide ir ao local do confronto para contar para Matt que o vilão assassinou a Elektra, porém, antes de ela conseguir dar a triste notícia para Matt, o Mercenário a elimina também de maneira bem cruel.

7. Capitão Marvel

Todos conhecem a Capitã Marvel dos cinemas, mas antes dela, uma versão diferente – e masculina – da heroína fez bastante sucesso nos quadrinhos. Capitão Marvel (ou Mar-Vell) é um dos heróis com uma das mortes mais trágicas das HQs da Marvel. Vítima de um câncer gerado pelo vilão Nitro – que lança um gás tóxico no herói – o Capitão Marvel foi morrendo lentamente de maneira bem melancólica, tendo seu fim derradeiro na HQ “A morte do Capitão Marvel”.

6. Bucky

Bucky é um personagem da Marvel cuja morte se tornou ainda mais interessante quando ela foi desfeita. Vítima de um sacrifício heróico para impedir uma bomba durante a guerra, o parceiro do Capitão América foi dado como morto durante anos nas HQs da Marvel. Tragicamente, a Marvel revela depois que Bucky sobreviveu e que ele se tornou o impiedoso Soldado Invernal, o que dá um tom ainda mais trágico para a vida – e morte – do personagem.

5. Gertrude Yorkes

As HQs dos Fugitivos são pouco conhecidas pelo público geral mas são algumas das histórias mais interessantes da Marvel. Em uma delas, Gertrude (conhecida como Gert) sofre uma das mortes mais trágicas possíveis. Gert morre tentando proteger seus amigos da organização O Orgulho – grandes vilões das HQs dos Fugitivos – e é devastador vê-la morrer, especialmente considerando seu relacionamento com Chase.

4. Tio Ben

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, não precisamos falar muito sobre esse personagem certo? O Tio Ben é um dos personagens mais inspiradores – e clássicos – dos quadrinhos da Marvel e sua morte nunca deixa de impactar, independente de qual versão seja apresentada. Mesmo sabendo que esse sera o inevitável destino de Ben, é sempre devastador ver o jovem Peter Parker perder sua principal figura paterna em um simples assalto.

3. Professor Xavier

O Professor Xavier já morreu muitas vezes nos quadrinhos da Marvel, mas nenhuma morte foi mais trágica do que a que ele sofreu em Vingadores versus X-Men. O mentor dos X-Men morre pelas mãos do Ciclope – que nessa ocasião tinha os poderes da Força Fênix. Ver um homem tão altruísta morrer pelas mãos de alguem que ele considerava praticamente um filho é bem triste.

2. Gwen Stacy

A morte de Gwen Stacy – primeiro amor de Peter Parker é uma das mais tristes dos quadrinhos da Marvel, especialmente por conta de toda a incerteza que a ronda. Desde que a HQ foi publicada em 1973, até hoje não se sabe ao certo quem matou Gwen Stacy. A morte dela pode ter sido um ato do Duende Verde, um acidente ou até mesmo um erro do próprio Homem-Aranha, o que tornaria tudo ainda mais trágico.

1. Jean Grey

Uma piada recorrente entre os fãs da Marvel é o fato de Jean Grey ter morrido inúmeras vezes nos quadrinhos. Mesmo assim, uma de suas mortes é até hoje um dos eventos mais trágicos do universo de super-heróis. Durante a Saga da Fênix Negra, depois de causar muita dor e destruição, Jean decide se matar para eliminar de vez a ameaça que ela própria representa. Em um adeus dramático para seu amado Scott, Jean explode a si mesma para salvar a humanidade de si mesma, o que é um dos finais mais trágicos que qualquer personagem poderia ter.

Novo filme da Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa está em exibição nos cinemas.