Indicações

Doutor Estranho 2 e os filmes de super-heróis que também têm terror

Durante o painel da Marvel Studios na San Diego Comic-Con, o director Scott Derrickson disse que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Doctor Strange in the Multiverse of Madness) será o primeiro filme de terror do MCU.

Esperamos que o diretor cumpra essa promessa, mas aproveitamos para relembrar outras cenas em filmes de super-heróis que imediatamente nos transportaram para um longa de terror – seja pelas imagens ou intensidade.

Confira abaixo.

Homem-Aranha 2 – Massacre no hospital

Sam Riami ganhou fama com a trilogia Homem-Aranha, mas suas raízes estão no terror trash de A Morte do Demônio e suas continuações. Vimos esse lado do diretor retornar com brilhantismo no segundo filme do Cabeça de Teia, quando os tentáculos do Doutor Octopus atacam cirurgiões que tentam cortá-los. Uma cena violenta, apavorante e totalmente Evil Dead, e sem uma gota de sangue. Ninguém mais tem coragem de fazer isso em um filme de quadrinhos.

Batman Begins – Encontro com Espantalho

Quando seu vilão trabalha com o medo, que por si só é um elemento constante em Batman Begins, é de se esperar algumas imagens assombrosas. Quando o herói de Bruce Wayne encontra o Espantalho pela primeira vez, ele é contaminado por seu gás do medo, enxergando morcegos saindo da máscara sinistra do vilão, e é facilmente subjugado em uma derrota humilhante e dramática.

Motoqueiro Fantasma – Transformação

O filme com Nicolas Cage sobre o herói fantasmagórico da Marvel não é exatamente bom, tampouco assustador como pensa ser. Porém, há uma sequência que faz valer o terror: a primeira transformação de Johnny Blaze no Motoqueiro Fantasma, que traz um Nicolas Cage histérico e com o rosto derretendo, é de se impressionar.

Batman vs Superman – Pesadelo de Bruce

O filme de super-heróis mais sombrio dos últimos anos, e que é cheio de imagens dignas de um pesadelo! Porém, Batman vs Superman realmente foi capaz de assustar quando acompanhamos um dos sonhos de Bruce Wayne, onde visita o túmulo de seus pais e é subitamente atacado por uma criatura similar a um morcego gigante. Uma cena que acerta pela antecipação do suspense e o susto súbito.

Logan – Ataque do X-24

Aqui temos um tipo de terror bem diferente, não exatamente ligado com o sobrenatural. Quando Wolverine, Charles Xavier e X-23 se refugiam em uma fazenda no segundo ato de Logan, o grupo é atacado por X-24, o clone maligno do protagonista. É uma sequência violenta e sangrenta, e que faz lembrar de slashers como Halloween e Sexta-Feira 13, trazendo um tipo de matança que nunca havíamos visto no gênero até então.

Aquaman – O Fosso

Assim como Sam Raimi, James Wan também ergueu sua casa no gênero de terror, e carregou isso para o gigantesco Aquaman. Quando Arthur e Mera se veem encurralados por um mar sombrio e repleto de criaturas Abissais, vemos o cineasta de Invocação do Mal tomando conta, em uma cena intensa, assustadora e visualmente impressionante. 

Shazam! – Os Sete Pecados se revelam

Com James Wan em Aquaman, a New Line apostou novamente em um diretor de terror com David F. Sandberg. E ainda que Shazam! seja um filme leve e cômico, flerta com o terror ao explorar o vilão Doutor Silvana, especialmente na aterradora cena em que os Sete Pecados Capitais se revelam na sala de conferência do pai de Silvana, provocando um verdadeiro massacre com todos os executivos. 

Homem-Aranha: Longe de Casa – Ilusão de Mysterio

Jon Watts não é exatamente um bom diretor, e a segunda aventura solo de Tom

Holland está bem longe de ser um grande filme. Mas a cena em que o Mysterio de Jake Gyllenhaal cria uma série de ilusões para confundir o Homem-Aranha, temos uma viagem alucinógena acerta pelas imagens assustadoras, que incluem até mesmo um Homem de Ferro zumbi. Os efeitos visuais são artificiais, mas a cena em si é ótima. 

Lembrou de mais alguma cena assustadora em filmes de heróis? Comente aí!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.