Indicações

Explicamos o final - e pós-créditos - de Stranger Things 3

Depois de muita expectativa, os fãs finalmente puderam assistir a 3ª temporada de Stranger Things nesta semana. Como sempre acontece, o final da nova temporada deixou muitas dúvidas com relação ao futuro da série, especialmente no que se refere à misteriosa cena pós-créditos do último episódio.

O CinemaBlend listou os principais pontos do final de Stranger Things.

O Devorador de Mentes e a batalha final

A 3ª temporada de Stranger Things gira toda em torno do confronto da população de Hawkins com o Devorador de Mentes. Eventualmente, as pessoas de Hawkins são absorvidas pelo monstro – que tem a capacidade de transformar os humanos em parte de sua mente. Billy, que é um aliado importante do Devorador de Mentes, acaba sendo convencido por Eleven, que lembra a ele quem ele realmente é.

No fim, Billy se sacrifica para derrotar o Devorador de Mentes. Enquanto isso, Hopper e Joyce fecham o portão do Mundo Invertido, que está conectado a uma máquina abaixo do Shopping de Starcourt. Isso gera uma explosão que supostamente mata Hopper. A última cena – antes dos pós-créditos – da 3ª temporada de Stranger Things se passa três meses após a explosão e mostra Joyce, Will, Jonathan e Eleven deixando Hawkins para trás.

A cena pós-créditos

No último epísódio da 3ª temporada de Stranger Things, logo depois de assistir a família Byers indo embora de Hawkins, temos uma cena pós-créditos de 2 minutos de duração. Nela, acompanhamos uma base soviética em Kamchatka, Russia. Dois guardas caminham pelo local em busca de um prisioneiro. Ao passar pelas celas, um deles diz “Não, o americano não”.

Em seguida, eles vão até a cela de outro prisioneiro, que é colocado em uma espécie de jaula. O homem entra em desespero e começa a se declarar inocente, mas os guardas o ignoram, fecham o portão e giram uma manivela que abre uma porta. Desta por, sai um Demogorgon e a cena acaba aí, sem que saibamos o que aconteceu com o prisioneiro – certamente não foi nada de bom. Assim termina a 3ª temporada de Stranger Things.

“O Americano”

Obviamente, o que mais se destaca nesta cena pós-créditos de Stranger Things é a menção ao “americano”. É claro que este pode ser um novo personagem, mas a tendência é que os guardas estejam se referindo a Hopper, que sobreviveu de alguma forma a explosão em Hawkins e foi capturado pelos Russos.

Uma teoria dos fãs de Stranger Things diz que Hopper, ao ver o portal que os russos criaram para o Mundo Invertido, resolveu pular em direção a ele em um ato de desespero antes que a explosão – causada por Joyce – o atingisse. Assim, logo depois os russos o capturaram de alguma forma dentro do Mundo Invertido – ou até mesmo fora dele. De qualquer forma, as chances de o “americano” acabar sendo Hopper são muito grandes.

Os soviéticos chegaram ao Mundo Invertido

Este Demogorgon que aparece na cena pós-créditos de Stranger Things só pode ser algo novo, o que significa que os soviéticos de fato conseguiram chegar ao Mundo Invertido e trazer esse Demogorgon de lá. A grande questão é saber se esse Demogorgon veio do portal de Hawkins – que agora está fechado graças a Joyce – ou se ele veio de um outro portal criado pelos soviéticos.

De qualquer forma, o fato de Eleven ter perdido seus problemas se tornou ainda mais preocupante agora. Na segunda temporada de Stranger Things, a garota usou seus poderes para fechar um enorme portal para o Mundo Invertido. Se isso acontecer de novo e Eleven continuar sem seus poderes, ninguém poderá salvar o mundo da destruição.

Experimentos soviéticos

Os soviéticos parecem ter mais controle sobre o Mundo Invertido do que os americanos, especialmente quando observamos o laboratório deles, que é bem mais avançado do que aquele que vimos na 1ª temporada de Stranger Things. Nessa cena pós-créditos, podemos presumir que os russos estão realizando experimentos. Mas o que eles estão testando ao jogar um prisioneiro para o Demogorgon? Estão vendo como ele mata coisas? Se eles são inteligentes ou apenas guiados por extinto?

Não sabemos ao certo, mas tudo indica que a 4ª temporada de Stranger Things deve de fato expandir o universo da série. Todas essas tramas na Russia indicam que a história não pode ficar apenas na pequena Hawkins. De qualquer forma, essa cena pós-créditos acabou deixando mais misterios do que soluções – o que é bem normal no fim das contas. Esperamos que o hiato dessa vez seja menor e que Stranger Things volte o quanto antes e com diversos esclarecimentos.

Todas as temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.

Sair da versão mobile