A discussão Marvel versus DC nunca vai ter fim e fãs apaixonados das duas franquias sempre vão discutir qual delas é melhor na internet. Ainda assim, é possível analisar objetivamente e entender em quais pontos uma das franquias de herói é de fato melhor que a outra. Desta vez, vamos falar sobre os pontos em que a Marvel vence a DC.

O WhatCulture listou 8 motivos pelos quais a Marvel é melhor que a DC.

Reboots menos confusos

Reboots são sempre complicados e confusos, mas a Marvel acaba lidando com eles um pouquinho melhor do que a DC. Os reboots que a DC faz em seus quadrinhos, como os Novos 52, exigem que o público leia diversas HQs para entender as mudanças, já que elas costumam afetar o universo como um todo. Já na Marvel, os reboots são um pouco mais calculados e acabam separados muitas vezes por realidades alternativas, o que acaba amenizando um pouco a confusão dos fãs.


O tom leve funciona melhor

A DC costuma manter um tom mais sombrio e sério em suas histórias e isso acaba não sendo tão interessante quanto o tom leve e bem humorado da Marvel. Sim, é claro que existem exceções, mas no geral, a Marvel lida melhor com o humor e isso torna as suas histórias mais divertidas.

O Universo Marvel funciona melhor no mundo real

O fato da DC criar lugares fictícios como Metrópolis e Gotham é bem interessante para as histórias, mas a abordagem da Marvel de usar lugares e nomes reais é ainda melhor. Mostrar cidades reais destruídas por confrontos de seres superpoderosos gera reflexões bem interessantes e coloca o Universo Marvel dentro do mundo real de maneira cativante.

Stan Lee

Nem o maior fã da DC tem a capacidade de odiar Stan Lee. Sim, ele não é perfeito e já esteve envolvido em muitas polêmicas, mas seu legado é muito importante para os quadrinhos da Marvel. Além disso, Stan Lee também foi fundamental na transição da Marvel dos quadrinhos para o MCU. Infelizmente, não existe nenhuma figura na DC que se iguale ao quadrinista.

Personagens mais fáceis de se identificar

Os heróis da Marvel são mais humanos que os da DC. É claro que o Superman e a Mulher-Maravilha são interessantes, mas suas histórias estão muito distantes da nossa realidade. É mais fácil se identificar e se relacionar com heróis como o Homem-Aranha, que enfrentam problemas comuns do dia a dia e que se parecem muito mais conosco.

O MCU

Não há muito o que dizer aqui. O MCU é simplesmente a franquia a ser batida na atualidade. A Marvel se tornou uma referência no que se refere à filmes de herói e todas as outras franquias estão correndo atrás. A DC faz sucesso, mas ela está longe de gerar o impacto que a Marvel e os Vingadores geram no cinema.

Consequências dos superpoderes

A Marvel lida muito melhor com o lado negativo e perigoso das habilidades de seus heróis do que a DC. Em diversas histórias, como as do Hulk e as dos X-Men, dilemas sobre as responsabilidades e consequências dos superpoderes são colocados. Sim, a DC também faz esses questionamentos, mas na Marvel eles são mais visíveis e tocantes.

Rivalidade amigável com a DC

Esse ponto final vale tanto para a Marvel quanto para a DC. A verdade é que, enquanto fãs das duas empresas brigam, a DC e a Marvel conseguem manter uma rivalidade sadia e amigável. Ambas incentivam a outra a melhorar e criar histórias mais interessantes. No fim, uma inspira a outra. Sem a DC, a Marvel não conseguiria ter histórias tão incríveis quanto ela tem, portanto, essa rivalidade é de fato uma das coisas mais importantes, que tornam as duas empresas as maiores do mercado de super-heróis em todo o mundo.