Indicações

O Rei Leão: 10 coisas que você não sabia sobre Timão e Pumba

O Rei Leão foi lançado há mais de 20 anos, porém o filme não envelheceu nem um dia na mente dos fãs.

Entre os personagens mais queridos do filme se destacam Timão e Pumba. O suricato e o javali ensinaram para crianças e adultos o que significa Hakuna Matata, e conquistaram o coração de audiência do mundo todo.

Confira abaixo 10 fatos surpreendentes sobre Timão e Pumba.

As vozes da dupla

Na versão original de O Rei Leão, Timão e Pumba foram dublados respectivamente por Nathan Lane e Ernie Sabella. Os atores se candidataram primeiramente para o papel das hienas, porém a improvisação e bom humor dos dois fizeram com que o diretor de elenco escolhesse a dupla como as vozes de Timão e Pumba.

A história de Timão

Em Hakuna Matata, um dos primeiros versos conta a história de Pumba. A música não traz nada sobre a história de Timão, porém uma das versões preliminares da canção também contava alguns fatos sobre o suricato.

Pumba pioneiro

Pumba foi o primeiro personagem a soltar um pum em filmes da Disney! Até 1994, nenhum personagem, animado ou live-action, havia emitido flatulências nos filmes da companhia.

O nome de Pumba

Muitos dos nomes dos personagens de O Rei Leão vêm de palavras em swahili, língua falada em países como Quênia, Ruanda e Tanzânia. Pumba não é uma exceção. Em swahili, “Pumbaa“ pode significar “preguiçoso”, “descuidado” ou até mesmo “ignorante”.

Hakuna Matata

Hakuna Matata também é um termo em swahili. Assim como o filme explica, a expressão realmente significa “sem preocupações” no dialeto africano.

Os sobrenomes

Pouca gente sabe, mas Timão e Pumba têm sobrenomes e até nomes do meio. A série solo dos personagens no Disney Channel revelou que o nome completo de Timão é Timão Leslie Berkowitz, e o de Pumba é apenas Pumba Smith.

A barriga de Pumba

Em uma das cenas mais memoráveis de O Rei Leão, Simba, Timão e Pumba observam as estrelas e tentam descobrir o que elas significam. Nesse momento, Pumba esfrega sua barriga. Esse movimento, criado por Tony Bancroft, foi inspirado diretamente pela esposa grávida do animador. Segundo Bancroft, sua mulher costumava acariciar sua barriga gestante exatamente da mesma maneira.

A família de Timão

O filme O Rei Leão 3: Hakuna Matata revela algumas informações importantes sobre Timão e sua família. Aparentemente, o suricato ainda tem dois parentes vivos. Sua mãe, conhecida oficialmente como Ma e um tio chamado Max.

A série

O sucesso de Timão e Pumba foi tão grande em O Rei Leão, que a dupla ganhou uma série animada no Disney Channel. Timão & Pumba foi exibida entre 1995 e 1999, e contou com 85 episódios. No Brasil, o desenho foi exibido tanto pelo SBT quanto pela Globo.

As novas versões

O diretor Jon Favreau já havia escolhido as vozes de Timão e Pumba antes mesmo de começar a produção da nova versão de O Rei Leão. Desde o início da escalação dos atores, Favreau já queria Billy Eichner e Seth Rogen para o papel da dupla.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.