Indicações

Keanu Reeves vilão em Matrix 4? Veja as melhores teorias sobre o filme

Agora é oficial. Matrix 4 vai mesmo acontecer e Keanu Reeves está de volta, assim como a diretora Lana Wachowski, uma das criadoras da franquia.

O retorno de Keanu Reeves significa também o retorno de Neo, protagonista da trilogia original de Matrix, o que basicamente coloca em evidência diversas teorias malucas dos fãs ao longo dos anos, já que o personagem se sacrificou ao final do terceiro filme e precisa retornar de alguma maneira.

Chegou a hora de especular sobre o próximo filme. O Digital Spy listou as teorias mais fortes que podem se concretizar em Matrix 4.

Mesmo universo de John Wick?

Uma das teorias mais loucas dos fãs de Matrix é a de que a série de filmes John Wick se passa no mesmo universo que a franquia das Wachowski. De acordo com essa – maluca – teoria, John Wick seria na verdade uma nova versão de Neo, que foi ressuscitado pelas máquinas para eliminar todos os humanos “despertados” antes que eles possam acordar os que estão adormecidos.

Isso justificaria toda a matança de John Wick 2 e John Wick 3, assim como a estética surreal e estilo “videogame” que a franquia tem, que acaba sendo muito semelhante à de Matrix.

Seria incrível unir as duas franquias de maior sucesso de Keanu Reeves? Seria, mas a realidade é que essa teoria é bem improvável e certamente demandaria muita explicação e negociações entre estúdios e cineastas, tornado todo o universo das duas séries bem mais complicado. Por isso, é melhor deixar tudo como está.

Um novo Escolhido

Existe uma grande chance de Matrix 4 apresentar um novo Escolhido, que seria treinado e guiado por Neo para destruir as máquinas – agora de uma vez por todas. Curiosamente, o conceito da franquia ter apresentado mais de um Escolhido já existe há muito tempo.

Há anos, os fãs de Matrix desenvolveram a teoria de que Merovingian, um “programa” dentro da Matrix, é na verdade um dos Escolhidos do passado. Diversos paralelos são traçados entre Trinity e Neo e Merovingian e sua esposa Persephone, o que dá uma ideia de ciclo e repetição da jornada dos dois Escolhidos – no caso Neo e Merovingian.

Apesar disso, em um díalogo na trilogia original de Matrix, Merovingian diz que “lidei com diversos de você [Escolhidos] ao longo dos anos”, o que vai contra esse teoria de que o próprio Merovingian seria um deles. Mesmo assim, é bem possível que Neo guie outro escolhido em Matrix 4, seja ele associado a Merovingian ou não.

Neo será o vilão de Matrix 4

Muitas teorias da época em que Matrix foi lançado indicavam que o Agente Smith seria na verdade um Escolhido que acabou se corrompendo e se transformando em um ser mal. E se o mesmo acontecer com Neo?

Sim, Matrix 4 poderia tomar um caminho bem diferente – e interessante – colocando o Neo de Keanu Reeves para ser o novo vilão da franquia, e não um mentor do novo protagonista. Assim, Neo se tornaria uma espécie de “novo Agente Smith”, o que seria bem curioso e geraria diversos questionamentos entre os fãs, já que Neo se sacrificou pelo bem maior no último filme.

Morpheus será o vilão de Matrix 4

Outra teoria antiga dos fãs afirma que Morpheus seria na verdade o grande vilão de Matrix, que manipulou Neo e todos os humanos “despertados” para na verdade destruir Zion.

Rumores recentes apontaram para a escalação do ator Michael B. Jordan para interpretar o jovem Morpheus em Matrix 4. Por isso, especula-se que o novo filme contará uma história em que Neo e Trinity descobrem que Morpheus sempre foi um vilão, o que os levaria a voltar no tempo para tentar impedí-lo.

É uma teoria maluca? Sim, mas o universo Matrix já ofereceu histórias tão insanas quanto essa, então tudo é possível.

Trinity vai ressuscitar Neo

Para Neo e Trinity participarem de Matrix 4, os dois precisam ser ressuscitados, já que ambos os personagens acabaram morrendo no final da trilogia original. Mas como será que os dois protagonistas vão voltar a vida?

Uma teoria diz que Neo, ao se sacrificar no final de Matrix Revolutions, criou uma versão da consciência de Trinity, fazendo um upload dela, o que significa que ela pode ter “ressuscitado” dessa forma.

Já foi dito que as pessoas mantém uma imagem residual de si mesmas na Matrix quando morrem, então não é impossível que a ressureição dos dois protagonistas seja explorada dessa forma. Seria interessante também vê-los mudar de identidade – já que Trinity passa a se assemelhar bastante a Neo depois que morre pela primeira vez.

De qualquer forma, só nos resta especular sobre o que vai acontecer, já que Matrix 4 acabou de ser confirmado e poucos detalhes da trama do filme foram divulgados.

Ainda não há título oficial e nem data de estreia para Matrix 4, que conta com o retorno de Keanu Reeves e Lana Wachowski.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.