Indicações

Linha do tempo do Homem de Ferro no MCU é finalmente explicada

Já foi dito muitas vezes que sem o Homem de Ferro, o MCU não existiria. Foi com Tony Stark que o Universo Cinematográfico da Marvel começou, e com ele também chegou ao fim a parte mais importante da trama.

Com mais de 20 filmes e algumas séries, as vezes fica difícil saber onde o Homem de Ferro se encaixa na linha do tempo do MCU.

Confira abaixo como Tony Stark evoluiu de um herói arrogante e vaidoso para o salvador da humanidade e do universo, com a linha do tempo completa da história do Homem de Ferro!

Howard Stark na Segunda Guerra

Antes de falarmos sobre Tony Stark, é importante abordarmos seu pai Howard. Nos anos 30, Stark foi elevado à fama mundial como um gênio industrial, com a fundação das Indústrias Stark. Pouco depois, o empresário se juntou à Strategic Scientific Reserve, uma predecessora da Shield. Nesse empreendimento, Stark conhece o professor Erskine, e tem seu primeiro contato com Steve Rogers, o primeiro sucesso do Projeto Renascimento. Como um dos maiores produtores de armas do Exército americano, Howard constrói equipamentos para o Capitão América, incluindo o icônico escudo de Vibranium.

Howard Stark no Pós-Guerra

Após a Segunda Guerra, Howard Stark se envolve em diversas aventuras (vistas em Agent Carter), e usa seus recursos para financiar as ações da SHIELD. Um dos projetos da organização, o PEGASUS, explora o uso do Tesseract como uma fonte infinita de energia. Nos anos 60, Howard Stark cria o Arc Reactor com Anton Vanko, antes de deportar o vilão de volta para a União Soviética, substituindo-o por Obadiah Stone nas Indústrias Stark. Em 1970, ele e sua esposa Maria dão as boas vindas ao primeiro filho: Tony Stark.  Em 1991, Howard é assassinado por Bucky Barnes, que ainda estava sob o controle da Hydra. A morte é disfarçada como um acidente de carro, e Stone domina as Indústrias Stark.

A juventude de Tony

Tony Stark comprovou sua genialidade ainda na infância. Aos 4 anos, o herói construiu sua primeira placa de circuitos. Aos 6, uma engrenagem V8. Com 17 anos, Stark obtém sua graduação do MIT e se prepara para assumir as Indústrias Stark quando completar 21 anos. O herói constrói diversas armas para o governo americano e é apresentado oficialmente ao público em Homem de Ferro, lançado em 2008.

Homem de Ferro

Após refletir sobre os efeitos da produção de armas, Stark muda de ideia e toma a decisão de parar o desenvolvimento de armamento nas Indústrias Stark, para a frustração de Obadiah Stone. Infelizmente, a consciência de Tony Stark não veio de graça. O herói foi impedido de tomar o controle de sua empresa, uma medida tomada por Stone. O presidente interino da companhia estava vendendo armas ilegalmente para grupos terroristas. É aí que o herói modifica sua armadura de Homem de Ferro e assume de ver a identidade do herói. Após uma missão de sucesso, Stark enfrenta Obadiah, que também conta com um traje especial. Ele derrota o vilão e finalmente assume sua identidade para o mundo.

Homem de Ferro 2

O próximo grande inimigo de Tony Stark é Ivan Vanko, o filho de Anton. Nessa época, a fama do Homem de Ferro já havia subido à cabeça de Stark, tomando crédito por basicamente tudo de bom que aconteceu após sua revelação como herói. Mesmo assim, Stark é convocado a depor no Congresso para manter seu direito de continuar usando o traje especial. O herói também enfrenta outro problema: Justin Hammer, das Indústrias Hammer, que preencheu o espaço de Stark no comércio ilegal de armas. Além disso, o herói sofre com envenenamento por paládio. No final, ele consegue derrotar Ivan, porém Justin continua na ativa.

Vingadores

Tony se junta oficialmente aos Vingadores em 2012, após Loki roubar o Tesseract do projeto PEGASUS. Fãs da Marvel já conhecem o enredo do filme, mas vale lembrar que o Homem de Ferro foi extremamente importante para a conclusão dos eventos dessa fase do MCU, praticamente sacrificando sua vida para salvar a humanidade durante a Batalha de Nova York.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3 é ambientado 6 meses após os eventos de Vingadores. Tony Stark não está bem, sofrendo com estresse pós-traumático pelos eventos da Batalha de Nova York. O herói gasta a maior parte de seu tempo construindo novos trajes do Homem de Ferro, acumulando o maior nível de poder possível. O herói retorna à ativa para enfrentar o Mandarim, um terrorista que machuca Happy Hogan com uma de suas bombas. Depois, o Homem de Ferro descobre que o “Mandarim” era apenas um ator contratado por Aldrich Killiam e Maya Hansen após o fracasso dos testes do Extremis. No final, Tony, Rhodey e Pepper conseguem derrotar o vilão, e Tony se submete a uma cirurgia para não precisar mais do Arc Reactor para sobreviver.

Era de Ultron

Em Era de Ultron, Tony Stark se junta aos Vingadores na busca por Barão Strucker, o chefe da HYDRA. Após sofrer uma visão providenciada pela Feiticeira Escarlate, o herói decide construir uma inteligência artificial para proteger a Terra de qualquer ataque. Com a ajuda de Bruce Banner e a Joia da Mente do cetro de Loki, Tony cria Ultron. O problema é que Ultron determina que os humanos são o verdadeiro problema da terra, e resolve destruir o mundo. Com a ajuda de Visão, outra inteligência artificial, os Vingadores conseguem salvar o dia no país fictício de Sokovia.

Guerra Civil

Tony Stark se tornou o líder de uma das facções de heróis em Capitão América: Guerra Civil. Tudo começou com a sugestão dos Acordos de Sokovia, que colocariam os Vingadores e outros heróis sob o controle da ONU. Steve Rogers é completamente contra o plano, e se distancia de Tony. Dois times são formados: o Time Capitão América (Gavião Arqueiro, Falcão, Soldado Invernal, Homem-Formiga e Feiticeira Escarlate) e o Time Homem de Ferro (Pantera Negra, Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e Homem-Aranha). Após uma batalha intensa no aeroporto, Stark descobre que seus pais morreram pelas mãos de Bucky. No final, Bucky e o Capitão América conseguem escapar, e a relação dos personagens com Tony Stark fica marcada para sempre.

De Volta ao Lar

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Tony Stark se estabelece como uma figura paterna e mentor para Peter Parker. O herói providencia trajes e equipamentos de última geração para o herói e ensina para ele o valor da responsabilidade e do heroísmo.

Guerra Infinita

No início de Vingadores: Guerra Infinita, Tony Stark aparece casado e feliz com Pepper, que está esperando a primeira filha do casal. A felicidade é interrompida pela chegada do Doutor Estranho, que alerta sobre a invasão da Ordem Negra de Thanos, na Terra em busca das Joias do Infinito. O herói vai ao planeta Titã e se encontra pela primeira vez com os Guardiões da Galáxia. Na batalha final, o herói sobrevive ao estalo de Thanos, porém é obrigado a presenciar seus amigos reduzidos a pó.

A morte de Tony Stark

Após quase morrer no espaço, Tony é salvo pela Capitã Marvel e retorna para a Terra, que sofre com os efeitos do Estalo. Com a ajuda dos amigos, o herói consegue construir uma máquina do tempo para recuperar as Joias do Infinito, destruídas por Thanos na realidade atual. Depois do “assalto no tempo”, o grande momento do herói acontece na batalha final contra Thanos. É Tony Stark que usa uma Manopla improvisada e as Joias do Infinito para derrotar o vilão e mudar tudo que aconteceu na terra naquele período. O herói sacrifica sua vida para salvar os amigos e a humanidade.

O legado do Homem de Ferro

Tony Stark morre para salvar o mundo. O herói cumpriu sua promessa com Ho Yinsen e não desperdiçou sua vida, morrendo para salvar o MCU. O legado do herói continuará para sempre, e outros personagens podem assumir seu manto (e armadura) no futuro. Entre as possíveis opções, está Morgan, a filha do herói, e Harley Keener, o garoto de Homem de Ferro 3. Robert Downey Jr., no entanto, não deve voltar tão cedo às telas como Tony Stark.

Você viu que a Marvel tirou sarro de George RR Martin, autor de Game of Thrones? Você sabe como Vingadores: Ultimato preparou o terreno para as séries do MCU? Descubra TUDO o que sabemos sobre as séries da Disney+ e muito mais no Observatório de Séries. Além disso, confira o gameplay de Marvel Ultimate Alliance 3, que trará Thanos e a Ordem Negra de volta, no Observatório de Games!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.