Linha do tempo do Homem de Ferro no MCU é finalmente explicada

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Já foi dito muitas vezes que sem o Homem de Ferro, o MCU não existiria. Foi com Tony Stark que o Universo Cinematográfico da Marvel começou, e com ele também chegou ao fim a parte mais importante da trama.

Com mais de 20 filmes e algumas séries, as vezes fica difícil saber onde o Homem de Ferro se encaixa na linha do tempo do MCU.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Confira abaixo como Tony Stark evoluiu de um herói arrogante e vaidoso para o salvador da humanidade e do universo, com a linha do tempo completa da história do Homem de Ferro!

Howard Stark na Segunda Guerra

Antes de falarmos sobre Tony Stark, é importante abordarmos seu pai Howard. Nos anos 30, Stark foi elevado à fama mundial como um gênio industrial, com a fundação das Indústrias Stark. Pouco depois, o empresário se juntou à Strategic Scientific Reserve, uma predecessora da Shield. Nesse empreendimento, Stark conhece o professor Erskine, e tem seu primeiro contato com Steve Rogers, o primeiro sucesso do Projeto Renascimento. Como um dos maiores produtores de armas do Exército americano, Howard constrói equipamentos para o Capitão América, incluindo o icônico escudo de Vibranium.

Howard Stark no Pós-Guerra

Após a Segunda Guerra, Howard Stark se envolve em diversas aventuras (vistas em Agent Carter), e usa seus recursos para financiar as ações da SHIELD. Um dos projetos da organização, o PEGASUS, explora o uso do Tesseract como uma fonte infinita de energia. Nos anos 60, Howard Stark cria o Arc Reactor com Anton Vanko, antes de deportar o vilão de volta para a União Soviética, substituindo-o por Obadiah Stone nas Indústrias Stark. Em 1970, ele e sua esposa Maria dão as boas vindas ao primeiro filho: Tony Stark.  Em 1991, Howard é assassinado por Bucky Barnes, que ainda estava sob o controle da Hydra. A morte é disfarçada como um acidente de carro, e Stone domina as Indústrias Stark.

A juventude de Tony

Tony Stark comprovou sua genialidade ainda na infância. Aos 4 anos, o herói construiu sua primeira placa de circuitos. Aos 6, uma engrenagem V8. Com 17 anos, Stark obtém sua graduação do MIT e se prepara para assumir as Indústrias Stark quando completar 21 anos. O herói constrói diversas armas para o governo americano e é apresentado oficialmente ao público em Homem de Ferro, lançado em 2008.

Homem de Ferro

Após refletir sobre os efeitos da produção de armas, Stark muda de ideia e toma a decisão de parar o desenvolvimento de armamento nas Indústrias Stark, para a frustração de Obadiah Stone. Infelizmente, a consciência de Tony Stark não veio de graça. O herói foi impedido de tomar o controle de sua empresa, uma medida tomada por Stone. O presidente interino da companhia estava vendendo armas ilegalmente para grupos terroristas. É aí que o herói modifica sua armadura de Homem de Ferro e assume de ver a identidade do herói. Após uma missão de sucesso, Stark enfrenta Obadiah, que também conta com um traje especial. Ele derrota o vilão e finalmente assume sua identidade para o mundo.

Homem de Ferro 2

O próximo grande inimigo de Tony Stark é Ivan Vanko, o filho de Anton. Nessa época, a fama do Homem de Ferro já havia subido à cabeça de Stark, tomando crédito por basicamente tudo de bom que aconteceu após sua revelação como herói. Mesmo assim, Stark é convocado a depor no Congresso para manter seu direito de continuar usando o traje especial. O herói também enfrenta outro problema: Justin Hammer, das Indústrias Hammer, que preencheu o espaço de Stark no comércio ilegal de armas. Além disso, o herói sofre com envenenamento por paládio. No final, ele consegue derrotar Ivan, porém Justin continua na ativa.

Vingadores

Tony se junta oficialmente aos Vingadores em 2012, após Loki roubar o Tesseract do projeto PEGASUS. Fãs da Marvel já conhecem o enredo do filme, mas vale lembrar que o Homem de Ferro foi extremamente importante para a conclusão dos eventos dessa fase do MCU, praticamente sacrificando sua vida para salvar a humanidade durante a Batalha de Nova York.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3 é ambientado 6 meses após os eventos de Vingadores. Tony Stark não está bem, sofrendo com estresse pós-traumático pelos eventos da Batalha de Nova York. O herói gasta a maior parte de seu tempo construindo novos trajes do Homem de Ferro, acumulando o maior nível de poder possível. O herói retorna à ativa para enfrentar o Mandarim, um terrorista que machuca Happy Hogan com uma de suas bombas. Depois, o Homem de Ferro descobre que o “Mandarim” era apenas um ator contratado por Aldrich Killiam e Maya Hansen após o fracasso dos testes do Extremis. No final, Tony, Rhodey e Pepper conseguem derrotar o vilão, e Tony se submete a uma cirurgia para não precisar mais do Arc Reactor para sobreviver.

Era de Ultron

Em Era de Ultron, Tony Stark se junta aos Vingadores na busca por Barão Strucker, o chefe da HYDRA. Após sofrer uma visão providenciada pela Feiticeira Escarlate, o herói decide construir uma inteligência artificial para proteger a Terra de qualquer ataque. Com a ajuda de Bruce Banner e a Joia da Mente do cetro de Loki, Tony cria Ultron. O problema é que Ultron determina que os humanos são o verdadeiro problema da terra, e resolve destruir o mundo. Com a ajuda de Visão, outra inteligência artificial, os Vingadores conseguem salvar o dia no país fictício de Sokovia.

Guerra Civil

Tony Stark se tornou o líder de uma das facções de heróis em Capitão América: Guerra Civil. Tudo começou com a sugestão dos Acordos de Sokovia, que colocariam os Vingadores e outros heróis sob o controle da ONU. Steve Rogers é completamente contra o plano, e se distancia de Tony. Dois times são formados: o Time Capitão América (Gavião Arqueiro, Falcão, Soldado Invernal, Homem-Formiga e Feiticeira Escarlate) e o Time Homem de Ferro (Pantera Negra, Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e Homem-Aranha). Após uma batalha intensa no aeroporto, Stark descobre que seus pais morreram pelas mãos de Bucky. No final, Bucky e o Capitão América conseguem escapar, e a relação dos personagens com Tony Stark fica marcada para sempre.

De Volta ao Lar

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Tony Stark se estabelece como uma figura paterna e mentor para Peter Parker. O herói providencia trajes e equipamentos de última geração para o herói e ensina para ele o valor da responsabilidade e do heroísmo.

Guerra Infinita

No início de Vingadores: Guerra Infinita, Tony Stark aparece casado e feliz com Pepper, que está esperando a primeira filha do casal. A felicidade é interrompida pela chegada do Doutor Estranho, que alerta sobre a invasão da Ordem Negra de Thanos, na Terra em busca das Joias do Infinito. O herói vai ao planeta Titã e se encontra pela primeira vez com os Guardiões da Galáxia. Na batalha final, o herói sobrevive ao estalo de Thanos, porém é obrigado a presenciar seus amigos reduzidos a pó.

A morte de Tony Stark

Após quase morrer no espaço, Tony é salvo pela Capitã Marvel e retorna para a Terra, que sofre com os efeitos do Estalo. Com a ajuda dos amigos, o herói consegue construir uma máquina do tempo para recuperar as Joias do Infinito, destruídas por Thanos na realidade atual. Depois do “assalto no tempo”, o grande momento do herói acontece na batalha final contra Thanos. É Tony Stark que usa uma Manopla improvisada e as Joias do Infinito para derrotar o vilão e mudar tudo que aconteceu na terra naquele período. O herói sacrifica sua vida para salvar os amigos e a humanidade.

O legado do Homem de Ferro

Tony Stark morre para salvar o mundo. O herói cumpriu sua promessa com Ho Yinsen e não desperdiçou sua vida, morrendo para salvar o MCU. O legado do herói continuará para sempre, e outros personagens podem assumir seu manto (e armadura) no futuro. Entre as possíveis opções, está Morgan, a filha do herói, e Harley Keener, o garoto de Homem de Ferro 3. Robert Downey Jr., no entanto, não deve voltar tão cedo às telas como Tony Stark.

Você viu que a Marvel tirou sarro de George RR Martin, autor de Game of Thrones? Você sabe como Vingadores: Ultimato preparou o terreno para as séries do MCU? Descubra TUDO o que sabemos sobre as séries da Disney+ e muito mais no Observatório de Séries. Além disso, confira o gameplay de Marvel Ultimate Alliance 3, que trará Thanos e a Ordem Negra de volta, no Observatório de Games!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio