Indicações

Os melhores filmes de super-heróis antes do MCU

O MCU foi um dos grandes responsáveis pela consolidação dos filmes de super-heróis no zeitgeist cultura da atualidade. Porém, a Marvel não é nem de longe a principal pioneira dos filmes de super-heróis.

Desde muito antes do lançamento do primeiro Homem de Ferro, roteiristas, diretores e atores voltaram seus talentos para a produção de inúmeros filmes sobre super-heróis, sejam eles da Marvel, DC ou outra companhia.

O site Screen Rant listou os 10 melhores filmes de super-heróis lançados antes do MCU; confira abaixo!

O Corvo (1994)

O Corvo é conhecido principalmente pela trágica morte de Brandon Lee durante as gravações. O filme é uma obra gótica, marcada pelos aspectos obscuros de sua fotografia de trilha sonora. O Corvo conta uma história de ódio, tristeza e vingança, e tem uma narrativa criativa e cativante.

Superman (1978)

Christopher Reeves trouxe aos cinemas uma das encarnações mais icônicas do Superman. O ator marcou geração com sua interpretação de um Clark Kent otimista, justo e disposto a tudo para defender o planeta Terra e seus habitantes. Este filme do herói da DC agrada até mesmo os fãs da Marvel.

Batman (1989)

O primeiro filme do Batman dirigido por Tim Burton é um dos melhores da carreira do herói no cinema. Com interpretações memoráveis de Michael Keaton como o Cavaleiro das Trevas e Jack Nicholson como o Coringa, o filme foi um dos mais bem sucedidos do verão de 1989, trazendo inúmeros fãs das HQs para o cinema.

V de Vingança (2005)

Alan Moore é conhecido por discordar veementemente da adaptação de suas obras para o cinema. Isso não impediu que milhões de pessoas apreciassem a trama de V de Vingança em 2005. O filme é ambientado em um mundo dominado por um governo fascista, no qual um revolucionário mascarado lidera a luta por liberdade. V de Vingança é protagonizado por Hugo Weaving e Natalie Portman.

Batman Begins (2005)

Como Batman – O Cavaleiro das Trevas foi lançado meses depois do primeiro Homem de Ferro, não pode fazer parte dessa lista. Por isso, Batman Begins merece uma menção honrosa. Além de trazer a primeira das 3 performances icônicas de Christian Bale como Bruce Wayne, o filme explorou uma trama criativa que mostrou o que aconteceu quando o Batman deixou Gotham.

Blade (1998)

Com o lançamento de Pantera Negra, muita gente se referiu ao filme do MCU como “o primeiro filme solo de um super-herói negro”. Aparentemente, tudo mundo se esqueceu de Blade. O filme é um protudo de seu tempo, e traz alguns dos clichês mais onipresentes dos anos 90 e da virada do milênio. Mesmo assim, o primeiro Blade é um filme super divertido, com uma performance memorável de Wesley Snipes como o Caçador de Vampiros. Vale a pena assistir antes que Mahershala Ali assuma as presas do personagem no MCU.

X-Men 2 (2003)

X-Men 2 é com certeza o melhor dos filmes dos mutantes lançados pela Fox. O filme original também foi bom, mas perdeu um pouco do ritmo para introduzir os personagens. No segundo filme, a ação é sempre acompanhada do drama, e as alegorias sociais sobre os mutantes continuam fortes. Além disso, X-Men 2 traz duas das cenas mais icônicas da franquia: o ataque de Noturno à Casa Branca e a invasão da escola do Professor Xavier.

Homem-Aranha 2 (2004)

A trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi seguiu o mesmo modelo da dos X-Men. O primeiro filme foi bom, o segundo foi ótimo e o terceiro foi uma decepção. Homem-Aranha 2 é excelente, e traz Alfred Molina em uma das melhores interpretações de vilões das HQs no cinema. O ator arrasa no papel do Doutor Octopus.

Heavy Metal – Universo em Fantasia (1981)

Entre os filmes dessa lista, Heavy Metal – Universo em Fantasia é com certeza o menos conhecido. Heavy Metal é um musical animado de fantasia, voltado para adultos e baseado em várias histórias da revista de HQs homônima. O filme é no mínimo inusitado, e traz grande quantidade de nudez, violência e uso de drogas para uma obra animada da época.

Os Incríveis (2004)

Os Incríveis marcou a infância e a adolescência de muita gente como um dos melhores filmes de super-heróis dos anos 2000. O filme da Pixar fez o que a Marvel não conseguiu em Quarteto Fantástico, e trouxe uma família de heróis cativante e bem desenvolvida para as telonas. Os Incríveis não é apenas um dos melhores filmes de super-heróis pré-MCU, mas também se garante e mantém a posição após a introdução do Universo da Marvel no cinema.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.