Indicações

Todos os segredos sobre Thanos que o MCU não te contou

Antes de se popularizar em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, Thanos já era um dos maiores vilões dos quadrinhos da Marvel. O personagem apareceu pela primeira vez em 1973, na edição #55 da HQ do Homem de Ferro. Desde então, o titã tomou conta da Marvel, sendo o vilão de diversas histórias importantes dos Vingadores. Mesmo com seu sucesso no MCU, existem muitas curiosidades sobre Thanos que o público em geral desconhece.

Listamos a seguir 11 verdades sobre o Thanos que não foram mostradas no MCU.

11. Inspirado nos Novos Deuses da DC

Apesar de ser um personagem interessante e complexo, Thanos não é uma criação totalmente original. Jim Starlin, criador de Thanos, já declarou que inicialmente se inspirou no personagem Metron, dos Novos Deuses da DC, mas que em conversas com seu editor, acabou deixando Thanos mais parecido com o vilão Darkseid. É claro que as motivações dos personagens são bem diferentes e a semelhança principal está na aparência.

10. Thanos não é seu verdadeiro nome

Originalmente nos quadrinhos da Marvel, a mãe de Thanos planejava chamá-lo de Dione, mas o nascimento do titã mudou seus planos completamente. Tendo sua família inteira como parte dos Eternos, Thanos nasceu com os chamados “genes desviantes”, ou seja, com uma síndrome que faz com que ele tenha uma aparência completamente diferente da dos Eternos normais – que são muito parecidos com os humanos. No fim, o titã foi chamado de Thanos por sua mãe, que acreditava que ele seria o responsável pela destruição do universo, chegando inclusive a tentar matá-lo durante a sua infância.

9. Thanos e Adam Warlock

Antes das histórias de A Manopla do Infinito, o principal rival de Thanos nos quadrinhos da Marvel era Adam Warlock, o salvador espacial que representava a vida. Em contraste, Thanos era um servidor da morte, o que fazia com que ele entrasse em conflito com Warlock em diversas ocasiões. Porém, em uma história específica, Thanos e Warlock se juntam para derrotar Magus, uma versão de Adam Warlock do futuro.

8. Thanos fazendeiro

Nos quadrinhos da Marvel, depois de eliminar metade da vida do universo apenas para agradar a Senhora Morte, Thanos finge sua morte em batalha durante uma explosão. Depois, é revelado que o titã decidiu se “aposentar”, vivendo uma vida simples e solitária de um fazendeiro em um planeta selvagem. No fim das contas, Thanos se arrepende do que fez e percebe que sua busca por poder nunca vai deixá-lo verdadeiramente feliz. Apenas de não durar para sempre, neste momento Thanos finalmente encontra paz.

7. Os Thanosi

Outro aspecto bizarro de Thanos nas HQs da Marvel é a criação dos Thanosi. Os Thanosi são uma exército de clones do titã, criados a partir de seu DNA. Thanos cria esses clones para testar as habilidades de seus inimigos – e aliados – mas no fim das contas acaba descartando-os por considerar que eles são criaturas falhas. Surpreendentemente, os Thanosi acabam se juntando para tentar destruir o universo por contra própria, mas no fundo acabam falhando assim como seu criador.

6. O niilismo de Thanos

As motivações de Thanos nos quadrinhos da Marvel são bem complexas, já que ao contrário do que acontece nos filmes, o titã quer eliminar metade da vida do universo para agradar a Senhora Morte, entidade pela qual ele é apaixonado. Thanos segue a filosofia do niilismo, acreditando que nada tem significado, nem mesmo sua própria vida.

No fim das contas, é isso que faz com que o vilão sempre falhe nas HQs da Marvel, já que nem mesmo o próprio acredita que é digno de reformular o universo, o que faz com que ele subconscientemente acabe deixando falhas em seus planos para que os Vingadores possam explorar.

5. Ele nem sempre age sozinho

Thanos costuma agir de maneira solitária, mas nos quadrinhos da Marvel ele já teve alguns aliados em momentos pontuais. Além de Gamora, da Senhora Morte e de Adam Warlock – e uma única ocasião – Thanos já liderou os Defensores Secretos, um grupo de supervilões que incluia Nitro e Homem de Titânio. Essa formação durou pouco tempo, já que Thanos acaba abandonando seus companheiros depois de concluir sua missão, deixando-os a mercê em um planeta desconhecido.

4. Thanoseid

Criada nos anos 90, a Amalgam Comics foi uma editora temporária que mesclava personagens da Marvel e da DC. Em uma de suas histórias, Thanos e Darkseid se combinaram para formar Thanoseid, um vilão que mesclava as ambições de Thanos com as características – e a moradia em Apokalips – de Darkseid. As histórias da Amalgam não são muito conhecidas, mas essa combinação de vilões certamente foi bem divertida.

3. O irmão de Thanos

Starfox (ou Eros) é um dos Eternos, sendo também irmão do titã Thanos. Seus poderes nas HQs da Marvel são bem curiosos e o diferenciam completamente de seu irmão desajustado. Starfox tem a habilidade de atrair todos que estão próximos dele, podendo inclusive despertar sentimentos românticos nesses seres. Ou seja, Starfox é um grande galã, ao contrário do rejeitado Thanos, que é considerado uma aberração até mesmo entre seu próprio povo.

2. Rivalidade com Deadpool

Thanos não é o único ser apaixonado pela Senhora Morte nas HQs da Marvel. Em um determinado momento, o titã “perde” seu grande amor para o mutante Deadpool, que desenvolve uma relação amorosa com a Senhora Morte depois que ele é assassinado inúmeras vezes. No fim das contas, Thanos faz com que Deadpool se torne imortal, o que o separa da Senhora Morte para sempre.

1. A doença de Thanos

A maior fraqueza de Thanos é sua arrogância, mas isso não significa que ele não tenha outras em alguns momentos específicos dos quadrinhos da Marvel. Em uma HQ solo do titã escrita por Jeff Lemire e Mike Deodato, Thanos desenvolve uma espécie de câncer, o que limita suas habilidades de maneira avassaladora. Quando seus rivais descobrem disso, eles aproveitam a ocasião para derrotá-lo. Isso mostra que Thanos é tão ameaçador e poderoso que seus inimigos esperam até que ele esteja praticamente morto para atacá-lo, o que prova mais uma vez que ele é um dos maiores vilões da Marvel.

Você viu que o elenco de Quarteto Fantástico foi divulgado para uma nova série da Marvel? E que a Marvel tirou sarro de George RR Martin, autor de Game of Thrones? Será mesmo que Loki fará a Jane Foster virar Thor? Descubra TUDO o que sabemos sobre as séries da Disney+ e muito mais no Observatório de Séries. Confira também as 10 personagens da Marvel confirmadas no MCU e o elenco brasileiro de Vingadores!

Além disso, o roteirista do filme Mortal Kombat revelou que vai ligar o “modo Avengers” no filme, que deve ter um “tom parecido com Deadpool”. Confira o gameplay de Marvel Ultimate Alliance 3, que trará Thanos e a Ordem Negra de volta, e, se o Quarteto Fantástico e Namor não chegaram no MCU, eles chegaram no Marvel Strike Force! Tudo isso você fica sabendo no Observatório de Games!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.