Indicações

10 vezes em que heróis da Marvel e DC perderam poderes de forma insana

É do conhecimento geral que a grande maioria dos super-heróis de Marvel e DC depende muito de seus super-poderes. A menos que você seja o Batman, há uma boa chance de que magia, ciência ou uma linhagem alienígena secreta esteja aumentando sua capacidade de derrotar quem estiver no seu caminho.

Com esses poderes sendo tão essenciais para os super-heróis fazerem o que fazem, é sempre interessante ver quadrinhos da Marvel e da DC onde essas habilidades especiais são retiradas, e nossos heróis favoritos ficam tentando descobrir o que são quando todos os seus poderes legais são removidos.

Com isso em mente, esses quadrinhos podem variar enormemente em tom, variando entre profundos debates filosóficos sobre super-poderes, para abordagens hilariantes sobre como personagens poderosos como Superman podem ser quando estão sem seus talentos sobre-humanos.

Embora raramente isso seja permanente, ver como diferentes super-heróis reagem à perda de uma das coisas mais importantes sobre eles sempre contribuirá para uma história em quadrinhos inesquecível, pois fornece talvez a melhor percepção da personalidade real do personagem em questão.

Superman

Ao longo dos quadrinhos de Superman, vimos praticamente todas as cores de kryptonita sob o arco-íris usadas contra o Homem de Aço. O que não vimos com frequência, no entanto, é a kryptonita dourada, que foi introduzida em Adventure Comics #299 e depois ignorada por anos até aparecer nas dramáticas cenas finais de “Superman: O Que Aconteceu Com O Homem De Aço?”.

Depois de uma série de intensas batalhas com todos os seus inimigos mais antigos, Clark mata Mxyzptlk, e fica impressionado com o horror por ter assassinado propositalmente e brutalmente o alienígena que adota dimensões.

Consumido com arrependimento, o herói seguiu o plano que havia criado caso usasse seus poderes para cometer erros, entrando na câmara dourada de kryptonita que remove permanentemente todos os poderes do titã da DC.

Com tanto dos quadrinhos sugerindo que o Superman morreria no final, é estranhamente gratificante vê-lo perder apenas seus poderes e viver uma vida feliz com sua esposa e filho.

Wolverine

A série de quadrinhos do Wolverine de 2014 seguiu um caminho que poucos outros quadrinhos tiveram coragem de explorar, já que a edição #6 mostra que nossos X-Men favoritos estão infectados com um vírus alienígena que removeu o fator de cura de Wolverine.

Embora isso pareça uma desculpa para colocar Wolverine fora de ativa, isso só convence o herói a realizar missões cada vez mais ousadas, o que serviu para aumentar a tensão no restante da série, pois todas as edições após esse ponto pareciam ter um cenário em que parecia que o guerreiro de adamantium estava prestes a enfrentar seu fim.

Embora este seja um exemplo de desapoderamento que talvez tenha durado muito tempo – já que essa infecção duraria até o próximo volume e ano da história em quadrinhos -, ainda era uma experiência inegavelmente interessante sobre como os escritores poderiam brincar com os poderes dos heróis existentes.

Capitão América

Para a grande maioria dos super-heróis, perder seus poderes tem pouco efeito físico para eles, além de não serem capazes de disparar raios laser ou pular sobre edifícios imponentes.

Para o Capitão América, no entanto, há outro impacto, já que o corpo de Steve está tecnicamente com noventa anos, o que significa que, quando o supervilão Iron Nail drena o soro do super soldado do corpo de Rogers, o Capitão América começa a envelhecer – rapidamente.

Isso colocou o super-herói em uma posição perigosa, pois sua idade considerável inicialmente colocou sua vida em risco. Mesmo depois de se recuperar do aspecto ameaçador à vida de sua perda de poder, Steve ainda não conseguia lutar em campo de batalha, limitando-se a instruir os outros.

O Capitão América continuaria preso nessa forma idosa por algum tempo na Marvel, pois ele não seria restaurado à sua antiga glória até 2016, em Capitão América: Sam Wilson #7, dois anos completos depois que ele perdeu seus poderes.

Mulher-Maravilha

Ter os entes queridos se afastando é sempre difícil – especialmente quando eles partem significa que todos os seus super-poderes impressionantes vão embora com eles.

Esse foi o caso exato de Mulher Maravilha #179, que mostrou Diana perder seus poderes quando sua família de amazonas decidiu deixar a dimensão atual para recarregar seus poderes, e a Mulher-Maravilha se sentia muito ligada à dimensão atual e à sua Terra para abandoná-la com elas.

Apesar de ser uma história totalmente estranha, ver uma Mulher-Maravilha impotente era interessante, já que ela precisa ser treinada para lutar tudo de novo do zero, tendo um mentor do tipo do Senhor Miyagi na forma de um mestre de artes marciais chamado Sr. Ching.

Dito isto, também não foi melhor do que ver uma Mulher Maravilha totalmente equipada, por isso foi um grande alívio quando seus poderes finalmente retornaram várias edições mais tarde.

Lanterna Verde/Hal Jordan

Uma das coisas mais infelizes de ser um Lanterna Verde é você ter que entrar no complicado assunto da política espacial, goste ou não.

Isso é melhor mostrado em Crise Final, quando um Hal Jordan confuso é acordado com um monte de Lanternas Alpha reunidos sobre ele dizendo que ele está sendo preso por um assassinato que não cometeu. Apesar do fato de que esse é claramente um caso de corrupção, os poderes de Hal são efetivamente neutralizados, pois os Alpha têm a capacidade de suspender brevemente o status de Jordan como Lanterna.

O fato de Hal ser incapaz de lutar por justiça como resultado da hierarquia dos Lanternas Verdes é particularmente revelador do tipo de burocracia irritante que os Lanternas parecem presos permanentemente, o que parece representar tanto problema quanto qualquer outro dos inimigos reais da polícia espacial.

Doutor Estranho

É difícil pensar em Stephen Strange como não sendo o Feiticeiro Supremo, e ainda assim foi exatamente o caminho que ele escolheu em Doutor Estranho #19, onde o poderoso feiticeiro rejeita a oferta do Ancião de se tornar um com o cosmos, o que aparentemente é o teste final para o mago.

Querendo viver o resto de seu tempo mortal na Terra, Stephen recusa o acordo e tem seu título e poderes revogados como resultado.

Estranhamente, o mágico mantém o traje associado ao papel de Feiticeiro Supremo, tornando-o ainda mais estranho quando ele encontra seu sucessor para o cargo – uma situação que não é ajudada pelo fato de o referido substituto ser literalmente apenas um clone de Stephen com a cabeça de um javali, o que azeda um pouco os sentimentos de Strange ao ser substituído.

Isso não dura muito, porque depois que o mágico combate a ameaça ao universo que é o In-Betweener, ele é reintegrado em seu devido lugar como Feiticeiro Supremo.

Deadpool

A vida inteira de Deadpool na Marvel é baseada em seus super-poderes, já que os riscos contínuos de vida que ele se coloca repetidas vezes não podem matá-lo, então essas manobras são tecnicamente totalmente seguras.

Até Deadpool #52, onde o Mercenário Tagarela é infectado com um soro que desativa a capacidade do corpo de se curar continuamente. Mais tarde, é revelado que tudo isso fazia parte do plano do Deadpool, já que o anti-herói finalmente se cansou de suas super-habilidades e procurou encontrar uma maneira de se matar.

Provando que Deadpool é literalmente impossível de matar, seu plano falha, pois ele percebe que precisa salvar seu amigo Bob de ser assassinado por metade do submundo do universo, tornando-se invulnerável novamente.

Todos os super-heróis da DC

Nos quadrinhos mais loucos de Elseworlds de todos os tempos, Liga da Justiça: Ato de Deus analisa como um cenário em que a maioria dos super-heróis perdeu seus poderes seria devastador e consegue fornecer uma visão surpreendentemente psicológica de como cada membro individual da Liga da Justiça reagiria a perder suas habilidades aprimoradas.

Porque existem algumas reações bastante variadas ao evento ‘Luz Negra’. Caçador de Marte – preso em sua forma alienígena e aterrorizante para a maioria dos humanos – ainda persiste em acreditar que o evento pode ter efeitos positivos, pois considera o desastre natural como uma espécie de lembrete de que as pessoas não precisam de poderes para fazer o bem.

Para aqueles como o Flash ou o Lanterna Verde, no entanto, seus poderes inexistentes apenas os impedem de fazer boas ações, e ambos acabam claramente traumatizados como resultado de tentativas fracassadas de salvar o dia.

A HQ da DC é um caso único desse tipo de história em quadrinhos, pois mostra os aspectos positivos e negativos de como esse evento afetaria o mundo, criando uma história de natureza muito mais complexa do que o comum.

Superman (de novo)

Superman #40 nos traz um cenário interessante em que Superman descobre que ele é capaz de liberar uma enorme explosão de energia solar de seu corpo, que tem o efeito colateral coincidente de destruir totalmente seus poderes por aproximadamente 24 horas.

É uma história incomum, focando mais na maneira como o Superman interage com o mundo do que colocando-o contra qualquer vilão, mas isso funciona a favor dos quadrinhos, pois vemos uma visão genuinamente única de como Clark Kent reagiria ao à vida de um humano comum.

É também, sem dúvida, o conto mais divertido sobre Superman perder seus poderes ‘adequados’ que já vimos, com o Homem de Aço se acostumando a tudo, de ressaca e fome a não ser capaz de voar, com ele fazendo muitos erros divertidos ao longo do caminho.

Todos os mutantes

Em um momento insano que nunca mais poderá acontecer novamente, o final de Dinastia M marcou uma das remoções de poder mais amplas de todos os quadrinhos de todos os tempos – como quando Feiticeira Escarlate profere ‘Sem mais mutantes’, a população mutante vê seus poderes removidos, um por um.

Para alguns, isso não é necessariamente um evento sombrio – como aqueles com mutações que os irritam com o público em geral, como o bico parecido com um pássaro, isso remove os traços pelos quais eles foram ridicularizados e menosprezados.

Mas, como muitos mutantes se ajustaram aos seus poderes e viveram a vida inteira com eles, a sensação de perda sentida pela grande maioria dos afetados é considerável e explorada por algum tempo nos quadrinhos criados após o evento.

Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! O que? Kristen Stewart como uma Capitã América lésbica? Você viu que o Pantera Negra irá liderar os Guardiões da Galáxia na Fase 4? E que Steve Rogers deve voltar como vilão na Fase 4? Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.