Batman é facilmente um dos maiores heróis de quadrinhos de todos os tempos. Desde sua criação, ele é elogiado por fazer a diferença no mundo, apesar da falta de habilidades sobre-humanas.

Usando suas habilidades de combate, vasta inteligência e grandes habilidades de detetive, Bruce Wayne transformou o Batman em um símbolo de bem que vai muito além das páginas de uma história em quadrinhos. No entanto, ele ainda é apenas um homem, e tão defeituoso quanto qualquer outra pessoa pode ser.

Mas por mais que tenham sido bem-intencionadas algumas de suas ações, ele ainda conseguiu fazer algumas coisas bem horríveis. Aqui estão as dez piores coisas que o Batman já fez.


Transou com a Batgirl

No Universo Animado da DC, está implícito que Bruce e Barbara eram mais do que apenas combatentes do crime. No programa de TV Batman do Futuro, os personagens mais velhos ocasionalmente oferecem um pouco de informação que apóia a teoria.

No entanto, nos quadrinhos de Batman do Futuro, o romance entre os dois é confirmado. Enquanto Terry McGinnis está investigando o passado, ele descobre que, enquanto Dick Grayson estava fora de Gotham City, Bruce e Barbara começaram um relacionamento romântico.

Claro, as coisas não duraram muito entre os dois e Dick acabaria voltando. No entanto, as coisas duraram o tempo suficiente para Barbara engravidar do filho de Bruce.

Isso levou a uma grande briga entre Bruce e Dick, quebrando ainda mais o relacionamento já frágil. Embora Barbara acabe abortando o bebê, isso não muda o fato de Bruce conscientemente ter escolhido trair seu parceiro mais antigo dessa maneira.

Trabalhou com Lex Luthor

Em várias ocasiões, a Waynetech realmente interagiu ou fez parceria com a LuthorCorp de uma forma ou de outra. Embora isso tenha acontecido com muito mais frequência em obras não-canônicas, Bruce Wayne ainda está no comando de algumas decisões.

É verdade que, algumas vezes, essas ações são justificadas pelo fato de as parcerias permitirem que ele fique de olho nos projetos de Luthor.

De vez em quando, a Waynetech envolveu-se em algumas atividades perigosas, colocando Bruce na mira como Luthor. Apesar de algumas coisas boas serem capazes de sair dessa situação, essa não é exatamente uma das decisões mais sábias de Bruce.

Mentiu para seus parceiros

Batman é conhecido por guardar seus segredos. Ao longo dos anos, esses segredos muitas vezes o colocaram em problemas ou afastaram outras pessoas depois de descobrir o que ele sabia. No entanto, nenhuma mentira provavelmente teve mais efeito sobre as pessoas mais próximas a ele do que a da Morte da Família.

De volta a seus primeiros dias, Batman descobriu uma carta do Coringa nas águas da Batcaverna. Durante muitos anos, ele nunca mencionou a ninguém que era possível que o Coringa tivesse encontrado seu caminho na caverna.

Depois que o Coringa decretou um ataque muito pessoal contra cada membro da Bat Família, o segredo de Bruce apareceu, devastando seu relacionamento com a maioria dos membros.

A família ficou tão fraturada que Batgirl até removeu o símbolo do morcego de sua fantasia. Por outras coisas que Bruce fez ao longo dos anos, algo tão simples como mentir provou ser uma das piores.

Bateu no Comissário Gordon

Recentemente, o autor do Batman, Tom King, colocou o Cavaleiro das Trevas em alguns dos maiores desafios que ele ainda tem que enfrentar.

Em seu plano prolongado, Bane conseguiu manipular Batman para dar um soco em Jim Gordon. Embora Batman estivesse cego de raiva na época, suas ações resultaram na perda do apoio da polícia.

Como Bane havia planejado, Batman havia perdido com sucesso alguns aliados incrivelmente próximos em Gotham, deixando a porta aberta para Bane agir para tomar a cidade.

Enquanto Batman estava sendo manipulado na época, suas próprias ações ainda lhe custavam muito, tornando esse momento um dos maiores erros na carreira do Cavaleiro das Trevas.

Virou viciado

Mesmo antes da introdução do próprio Bane, a droga Venom estava causando problemas para o Cavaleiro das Trevas.

Depois de não salvar uma jovem, Batman começou a tomar Venom, um esteróide dramaticamente eficaz, para melhorar sua própria força e desempenho. Eventualmente, ele se torna cada vez mais dependente da droga, até deixando os bandidos escaparem para que ele possa obter um suprimento maior.

Da mesma forma, seu comportamento começa a mudar e ele continua a agir de uma maneira que nunca teve antes. De imprudente, abusivo a recluso, ficar viciado em Venom é facilmente um dos pontos mais baixos do Batman.

Depois de se trancar na Batcaverna por vários dias, Bruce finalmente vence seu vício e volta a ser Batman. No entanto, embora alguns outros tenham se machucado como resultado de seu comportamento, esse momento continua sendo uma das piores coisas que ele já fez.

Bateu em seus parceiros

Por quantas vezes o Batman derruba criminosos, também é surpreendente quantas vezes ele derrota os mais próximos. Em muitas ocasiões, Batman ficou violento com quase todos os Robin. Embora ele normalmente ache que é disciplina, ele definitivamente chegou perto de cruzar a linha.

Para Dick Grayson, especialmente, Batman parece dar um soco sólido sempre que os dois discutem. Embora as ações de Jason Todd como Capuz Vermelho tornem mais fácil entender por que Bruce o machucaria, ele ainda é significativamente mais jovem e menos experiente que o próprio Batman.

Até Tim Drake, um dos mais leais dos Robin, foi atingido por Batman. Enquanto os mais próximos de Batman são certamente bem treinados e dedicados à mesma causa, sua natureza violenta costuma ser mal direcionada para aqueles que não merecem uma surra.

Matou

Batman também é conhecido por seu código moral incrivelmente rigoroso. Não importa o quão ruim seja a situação, os leitores podem contar com o Batman para encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas, sem seguir o caminho mais fácil. Apesar disso, seu senso de moralidade certamente nem sempre fazia parte do personagem.

Quando ele foi criado, Batman era facilmente um dos personagens mais cruéis dos quadrinhos. Ele regularmente matava vilões e até usava armas.

Felizmente, esse não é mais o caso do personagem, pois sua bússola moral definitivamente o torna muito mais atraente. Infelizmente, porém, essa ainda é uma parte essencial de sua história e também um dos piores momentos para ele.

Trancou KGBesta

Para todas as ações mais más do Cavaleiro das Trevas, essa deve ser uma das mais sombrias. Depois de decidir por si mesmo que o vilão KGBesta era mortal demais para ser deixado vivo, Batman o selou em um cofre enquanto ele inundava a água.

O que torna esse momento particularmente perturbador é que Batman estava completamente no controle de seus próprios pensamentos e ações.

Não houve influência externa sobre ele neste caso, o que significa que ele, consciente e voluntariamente, escolheu matar o KGBesta. Algumas edições depois, é finalmente revelado que ele chamou a polícia e eles chegaram lá a tempo de resgatar o vilão. No entanto, isso não muda o fato de que essa ainda é uma das ações mais sombrias de Bruce.

Criou o Irmão Olho

Com a ajuda do Sr. Incrível, Bruce Wayne criou o Irmão Olho, uma inteligência artificial que foi projetada para ajudar a facilitar o combate ao crime. No entanto, em quase todas as interpretações de continuidade por aí, o Irmão Olho acaba ficando mau, eventualmente dominando e escravizando o planeta.

Felizmente, sempre aconteceu alguma coisa para parar o Irmão Olho de uma maneira ou de outra. No entanto, isso não muda o fato de o próprio Bruce Wayne ainda ter criado uma das coisas mais mortais do Universo DC.

Embora seus motivos tenham sido bem-intencionados nesse cenário, o Irmão Olho ainda se mostrou uma das criações mais devastadoras, sem dúvida, em todos os quadrinhos.

Derrubou a Liga da Justiça

Como mencionado anteriormente, Bruce é conhecido por guardar seus segredos. Às vezes, a pessoa errada obtém acesso a esses segredos e os usa para atacar os mais próximos de Bruce.

Tal foi o caso em Torre de Babel. Depois que Talia Al ‘Ghul consegue roubar arquivos que Bruce mantinha na Liga da Justiça, Talia lançou um ataque que matou cada membro individualmente.

Embora Bruce tenha sido incluído nesse ataque, o fato de ele ter pensado em derrubar a Liga causou muitos problemas entre ele e seus companheiros de equipe.

Mais uma vez, Bruce teve um argumento justo para justificar suas ações, mas isso não muda o fato de que ele foi efetivamente quem quase matou algumas das pessoas mais poderosas do planeta. Por todo o bem que ele fez ao longo dos anos, essa é facilmente uma das piores e mais extremas ações que ele já fez.