Apesar de ser o grande líder dos X-Men, o Professor Xavier costuma tomar algumas atitudes duvidáveis que nos fazem refletir sobre o senso de moral do personagem.

Ao longo dos anos nos quadrinhos, Charles já causou sérios problemas aos heróis da Marvel devido ao seu grande poder aliado a sua forma de agir por conta própria.

Tentou matar sua irmã antes de nascer

Pode parecer difícil de acreditar, mas o professor Xavier já era um gênio antes mesmo de nascer, e por mais assustador que isso seja, ele também tomou uma importante decisão ainda na barriga de sua mãe.


Em New X-Men #21, Xavier sentiu que sua irmã gêmea era má e usou seus poderes mutantes antes do nascimento para matá-la antes que ela também pudesse nascer.

No entanto, Cassandra acabou não morrendo totalmente. Suas células se transformaram antes de evoluir para um novo corpo e se tornar uma das vilãs mais fortes dos X-Men.

David Haller

O Professor Xavier tem um filho chamado David Haller, que tem poderes mutantes e múltiplas personalidades, tornando-o muito poderoso e muito perigoso.

Charles salvou Gabrielle quando ela estava em um centro psiquiátrico para sobreviventes do Holocausto, e os dois se apaixonaram. Ela engravidou, mas Gabrielle escondeu a gravidez, e Xavier só soube de David anos depois – mas já era tarde mais.

Ao tentar tornar realidade o sonho de Xavier – uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes – David decidiu que deveria matar Magneto, mas foi seu pai quem morreu acidentalmente, e começou aí a Era do Apocalipse.

Manipulou a mente de Jean Grey

Jean Grey era uma jovem garota com poderes mutantes quando o Professor Xavier a encontrou.

Charles decidiu que precisava protegê-la de si mesma e colocou um bloqueio em sua mente para impedi-la de conhecer e acessar grande parte de seus poderes psíquicos.

Enquanto os X-Men estavam em uma missão no espaço, eles encontraram a Fênix, que entrou em Jean Grey e liberou todos os poderes que Charles havia bloqueado. Como resultado, a Fênix assumiu o controle total da mutante e quase destruiu o mundo.

Reprogramou a mente de Wolverine

Wolverine apareceu pela primeira vez como parte dos Novos X-Men, uma equipe que o Professor Xavier reuniu para tentar salvar seus alunos originais que foram capturados e presos.

A maioria da nova equipe foi contratada por Charles para ajudá-los, incluindo Tempestade, Colossus e Noturno. No entanto, anos depois, descobriu-se que um dos membros mais famosos não estava lá por vontade própria.

Wolverine foi enviado para assassinar o Professor Xavier e falhou. Em vez disso, Wolverine: Origins #29 mostrou que Charles entrou na mente já danificada e fraturada de Logan e reprogramou o mutante para pensar que ele veio se juntar aos X-Men.

Apagou a existência de uma equipe dos X-Men

Os Novos X-Men foram enviados para salvar os mutantes originais quando eles desapareceram. Colossus, Tempestade, Wolverine e Noturno então se juntaram à equipe para sempre, e Xavier formou uma nova força de combate.

Acontece que entre a última aparição dos X-Men originais e a estreia desse time, havia outra equipe de mutantes. Em Deadly Genesis, o Professor Xavier enviou uma equipe que incluía Ciclope, Reprise, Darwin, Destrutor e Petra para salvá-los.

Tirando o Ciclope, todos os outros membros morreram. O professor Xavier então limpou a memória do mutante e agiu como se a sua equipe nunca tivesse existido.

Forjou sua morte

Um grande ponto de virada para os X-Men aconteceu em Uncanny X-Men #42, quando o Professor Xaver morreu. Angel segurou o líder em seus braços, e toda a equipe lamentou sua morte – mas tudo era mentira.

Na verdade, Morfo foi quem se transformou em Charles e morreu para ajudar Xavier a fingir sua morte. O Professor se escondeu no porão dos X-Men o tempo todo esperando por uma invasão alienígena.

Charles disse mais tarde que ele fez seus alunos pensarem que ele morreu porque ele não queria que eles o incomodassem.

Se juntou aos Illuminati

Charles Xavier sempre tentou mostrar ao mundo que mutantes e humanos podem viver em paz juntos, desde que sejam abertos e honestos um com o outro.

Isso faz com que o fato de ele se juntar aos Illuminati seja um tapa na cara de quem confia no personagem.

Eles planejaram muitas coisas nos bastidores para garantir que a história acontecesse como queriam. Isso incluiu banir Hulk para outro mundo e, possivelmente, planejar matar a Feiticeira Escarlate.

Usar crianças como soldados

Quando os X-Men começaram, eles nada mais eram do que um grupo de adolescentes mutantes. Eles foram para a escola do Professor Xavier e se tornaram seus alunos, criados para aprender a controlar seus poderes e também realizar seus estudos acadêmicos.

No entanto, no final do dia, Charles sempre teve um plano para essas crianças – usá-las como soldados para combater supervilões.

Protocolos Xavier

Batman tem todas as informações que precisa usar se tiver que derrotar Superman, Mulher-Maravilha, ou outro herói super poderoso. É inteligente, mas essa desconfiança do Homem Morcego incomoda muitas pessoas.

O Professor Xavier é pior. Ele possui os Protocolos Xavier, que podem matar qualquer um de seus alunos se eles saírem linha. Honestamente, como alguém pode confiar nele para liderá-los quando ele tem um plano para destruí-los?

Massacre

Quando Magneto arrancou o esqueleto de adamantium de Wolverine, Charles se enfureceu, entrou na mente de seu velho amigo e acabou com ele.

O problema é que Magneto estava cheio de raiva naquele momento, e quando Charles percebeu isso, fraturou sua mente. As duas mentes se fundiram como uma só criando Massacre, um ser que matou os Vingadores, o Quarteto Fantástico e destruiu o mundo.

Somente os incríveis poderes de Franklin Richards conseguiram derrotar este grande vilão.

A Marvel Studios está DESTRUINDO a Marvel Televison! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!