Adaptar qualquer coisa das páginas para as telas requer alterações. No entanto, quando se trata de filmes de quadrinhos, essas mudanças podem irritar muitos fãs se os principais heróis e vilões parecerem diferentes.

Quando se trata de vilões como o Mandarim, os fãs o rejeitam severamente. No entanto, em casos como Killmonger, as mudanças tornaram o personagem melhor do que a versão em quadrinhos.

Quando se trata dos principais super-heróis em que cada filme gira, as mudanças são mais sutis. Exceto em casos muito raros, os heróis apareceram na tela com um retrato preciso e mudanças significativas mínimas.


Aqui está uma análise de dez dos personagens principais da Marvel e como os filmes os mudaram para os cinemas.

Homem de Ferro: Reator Arc no peito

Quando se trata do primeiro super-herói do Marvel Studios, houve algumas mudanças. A maior veio no início de sua origem.

Em vez de Tony Stark ajudar as forças armadas dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã e acabar sendo capturado, ele era traficante de armas no Oriente Médio quando foi sequestrado. Passados 40 anos, a mudança foi necessária.

No entanto, uma mudança maior foi o reator Arc no peito. Nos quadrinhos, essa placa magnética estava lá para impedir que os estilhaços atingissem seu coração.

No MCU, se transformou no dispositivo que carregava sua armadura e a fazia funcionar. Foi uma pequena mudança, mas tornou o dispositivo mais do que algo que o manteve vivo.

Pantera Negra: Relação com Killmonger

Nos quadrinhos, Killmonger era uma criança escravizada por Klaw. Seu pai era N’Jobu, mas nos quadrinhos ele foi exilado de Wakanda. Seu filho cresceu no Harlem e odiava Klaw e Pantera Negra.

No entanto, ele voltou a Wakanda e resolveu seus problemas com T’Challa antes de se estabelecer.

Ele logo se tornou um inimigo, arruinando a confiança que T’Challa lhe dava. No filme, as coisas mudaram.

Em vez de ser exilado, N’Jobu era um espião enviado à América por Wakanda, que traiu seu país e T’Chaka teve que matá-lo. Killmonger voltou e assumiu Wakanda à força com planos de usar suas armas para iniciar uma revolução.

Homem-Formiga e Vespa: Diferença de idade

Nos quadrinhos da Marvel, o Homem-Formiga e a Vespa foram membros fundadores dos Vingadores. Esses personagens eram Hank Pym e Janet Van Dyne, e os dois acabaram se casando.

Não foi até a revista da equipe chegar à sua 200ª edição que Pym começou a perder a posição e acabou no exílio.

No entanto, nos filmes, Hank já era um homem mais velho quando o MCU começou, e Janet estava no Reino Quântico.

Essa mudança significa que o Homem-Formiga foi Scott Lang e Vespa acabou como Hope, a filha de Hank e Jan. Aqui, Hank e Janet nunca fizeram parte dos Vingadores.

Senhor das Estrelas: Pai

Embora a maioria dos principais super-heróis da Marvel tenha sofrido pequenas alterações, Senhor das Estrelas foi completamente reformulado. Este personagem é muito diferente do que era na Marvel Comics e isso gerou algumas histórias emocionantes nos dois primeiros filmes de Guardiões da Galáxia.

Nos quadrinhos, o pai de Peter Quill é o imperador intergalático Jason, de Spartax. Ele acaba visitando seu pai e assume o papel de Senhor das Estrelas para se tornar um herói.

No MCU, Yondu e os Ravagers foram contratados para tirar Peter da Terra por seu pai real e depois o mantiveram e o criaram. Seu pai no cinema era Ego, mudando tudo sobre o personagem dos quadrinhos.

Thor: Brincalhão

Na Marvel Comics, Thor é muito parecido com sua versão original do primeiro Thor. Ele era um guerreiro asgardiano arrogante que precisava aprender humildade para ganhar o direito de exercer Mjolnir. No entanto, algo aconteceu no momento em que Thor: Ragnarok foi lançado, e o Deus do Trovão se tornou irreconhecível.

Thor não era mais um guerreiro arrogante e impetuoso. Em vez disso, ele ficou mais brincalhão. Ele tinha ótimas frases, e suas interações com pessoas como Loki e Hulk o tornaram mais divertido do que nunca.

Foi uma grande mudança em sua personalidade, mas o melhorou mais do que qualquer coisa. Sua aparição de “Thor gordo” em Vingadores: Ultimato o levou mais longe dos quadrinhos do que nunca.

Nick Fury: Versão do Universo Ultimate

Essa mudança no MCU é complicada para fãs que não leem quadrinhos ou simplesmente amam o filme de David Hasselhoff.

Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D. estrelou Hasselhoff como Fury, e ele se encaixa bem na aparência, pois é assim que Fury se parece nos quadrinhos.

No entanto, no Universo Ultimate, Fury se transformou em um cara que se parecia com Samuel L. Jackson.

Quando o MCU introduziu Nick Fury nos pós-créditos de Homem de Ferro, eles escalaram Jackson para interpretar o superespião, fazendo da versão Ultimate a versão do MCU.

Feiticeira Escarlate: Sem Magneto

Os irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate também tiveram mudanças significativas no MCU. Nos quadrinhos, eles são mutantes e os filhos de Magneto. A Feiticeira Escarlate era uma poderosa mutante que usava magia, e Mercúrio era um velocista que era tanto um vilão quanto um herói.

No entanto, não havia Magneto ou mutantes no MCU quando os gêmeos apareceram, e sua origem teve que ser alterada. Como resultado, a Hydra os experimentou e lhes deu poderes usando a Joia da Mente.

Homem-Aranha: Traje tecnológico

Nos quadrinhos da Marvel, o Homem-Aranha era conhecido principalmente como um jovem comum, mas com superpoderes e atiradores de teia. Ele também costurou seu traje. Quando o Homem-Aranha apareceu no MCU, ele também usava um traje barato, mas isso era normal para o personagem.

No entanto, Tony Stark se interessou e deu a Peter um super traje até o final de Capitão América: Guerra Civil e tudo mudou. Peter tinha a Inteligência Artificial exatamente como o Homem de Ferro e um traje que poderia ativar uma arma letal, se necessário.

Ele até pegou os braços do Aranha de Ferro. Esse traje tornou o Homem-Aranha mais do que apenas um amigável atirador de teias.

Falcão: Vida militar

Nos quadrinhos, Sam Wilson cresceu no Harlem e se tornou um herói depois que sua mãe e seu pai foram mortos em momentos diferentes por criminosos.

O Caveira Vermelha então usou o Cubo Cósmico para lhe dar a capacidade de se comunicar com os pássaros. O Pantera Negra, em seguida, ajudou a criar asas para que o Falcão voasse.

No entanto, Falcão mudou completamente nos filmes. Em vez de um garoto do Harlem que estava no lugar errado na hora errada, ele era um militar que conheceu o Capitão América.

Ele havia trabalhado com o equipamento de voo mecânico em missões militares e o usou para se tornar um super-herói quando surgiu a necessidade.

Gavião Arqueiro: Agente da SHIELD

Gavião Arqueiro é um personagem semelhante a Nick Fury – alguém baseado em sua versão Ultimate, em vez da versão Marvel 616. No 616, Clint treinou com o Espadachim, que era um supervilão na época. Ele acabou cometendo alguns erros, e o Homem de Ferro o confundiu com um vilão.

Ele se reabilitou e tornou-se membro da segunda versão dos Vingadores e tem sido um herói desde então, principalmente com a regra de não matar.

No entanto, no MCU, Gavião Arqueiro é mais parecido com a versão Ultimate, onde ele era membro da S.H.I.E.L.D. e não tinha nenhum problema em disparar um tiro letal quando necessário.