Indicações

Os filmes de terror que você precisa assistir antes de American Horror Story: 1984

Após transportar os espectadores para casas assombradas, manicômios, hotéis sinistros e muito mais, American Horror Story está pronta para levar os fãs aos auge dos anos 80 em sua nova temporada: 1984.

Inspirada claramente na estética e cultura dos anos 80 e nos filmes slasher, American Horror Story: 1984 promete revitalizar a série, já que será a primeira temporada sem a presença de Sarah Paulson e Evan Peters no elenco principal.

Enquanto os novos episódios não chegam, confira abaixo 10 sugestões de filmes com temas, estilos e inspirações parecidas com as da nova temporada de AHS!

Sexta-Feira 13

Uma lista de filmes slasher, nos quais um assassino misterioso aterroriza um grupo de personagens, nunca ficaria completa sem a inclusão de Sexta-Feira 13. Desde o primeiro teaser de American Horror Story: 1984, ficou claro que a franquia de Jason Voorhees foi uma das principais inspirações de Ryan Murphy. O Sexta-Feira 13 original foi lançado em 1980, e foca em um grupo de adolescentes massacrado por um assassino no Acampamento Crystal Lake. O filme é até hoje um dos mais influentes entre os de terror, e conta com uma das reviravoltas mais impressionantes do cinema.

Acampamento Sinistro

A próxima temporada de American Horror Story terá sua trama desenvolvida em um acampamento, cenário comum em vários filmes de terror dos anos 80. Um dos mais icônicos foi Acampamento Sinistro, criticado na época do lançamento por ser bastante similar a Sexta-Feira 13. Anos depois, o filme ganhou status cult e angariou uma expressiva base de fãs. A premissa é bem simples: uma jovem vai para um acampamento de verão e testemunha uma horrenda onda de assassinatos.

A Hora do Pesadelo

Se Jason Voorhees é citado, Freddy Krueger vem logo em seguida. Considerado um dos vilões mais icônicos do cinema, o personagem de Robert Englund foi o centro do sucesso da franquia A Hora do Pesadelo, cujo primeiro filme foi lançado em 1984. Com elementos mais sobrenaturais que outros filmes slasher, A Hora do Pesadelo conta com um incomparável humor macabro, marca registrada também das obras de Ryan Murphy.

O Maníaco

De acordo com os trailers e teasers já divulgados de AHS: 1984, a nova temporada trará um serial killer à solta em um acampamento. A premissa é bem simples, e já foi apresentada em diversos filmes e séries. Entre os filmes de frenesis assassinos, se destaca O Maníaco, impressionante longa de 1980 que ganhou um remake, desnecessário, em 2010. O filme conta a história de Frank Zito, um assassino que viaja por Nova York cortando os escalpos de jovens garotas.

Chamas da Morte

Este longa de 1981 é outro filme de terror ambientado em um acampamento. No entanto, Chamas da Morte tem um tom mais obscuro, que provavelmente será semelhante ao adotado pela nova temporada de American Horror Story. O filme acompanha a história de Cropsy, um funcionário do apartamento que sempre era zoado e vítima de pegadinhas dos adolescentes. Uma dessas peças sai do controle e acaba queimando severamente o corpo de Cropsy, que retorna anos depois em busca de sua vingança.

A Morte do Demônio

Existem inúmeros filmes de terror sobre cabanas abandonadas no meio da floresta, mas nenhum é tão violento, bizarro ou deliciosamente mórbido como A Morte do Demônio. Lançado em 1981 por um ainda desconhecido Sam Raimi, o filme conta com um dos heróis mais icônicos dos anos 80: Ash. O filme conta com algumas das cenas mais violentas de possessão da história do cinema, além de um senso de humor macabro especial.

Halloween

O mais clássico entre os itens desta lista, Halloween foi um filme pioneiro em todos os sentidos, e sem ele, provavelmente Jason e Freddy Krueger não existiriam. A obra prima de John Carpenter foi lançada em 1978, e influenciou basicamente todos os filmes de terror com assassinos desde então. A sequência do longa, lançada nos anos 80, não foi tão bem recebida como o original, mas mesmo assim é um filme divertido. Todo fã de terror que se preza deve assistir Halloween pelo menos uma vez.

Terror nos Bastidores

As séries de Ryan Murphy são conhecidas por seu humor mórbido e inúmeras referências à cultura pop. Para os fãs destes aspectos das obras do produtor, Terror nos Bastidores é uma ótima sugestão. O filme de 2015 mistura terror e comédia em uma história que subverte e comenta a maioria dos clichês dos filmes slasher. Terror nos Bastidores traz Taissa Farmiga, de American Horror Story, como uma garota do ensino médio que é transportada para um filme de terror dos anos 80 após a morte da mãe, uma ex-atriz do gênero. O filme é uma ótima obra metalinguística, e encontra um ótimo equilíbrio entre terror e risadas.

Pânico

Entre os filmes slasher da “nova geração”, Pânico é talvez o mais influente. Bem humorado, irônico e com boas doses de sangue e sexo, o filme é uma verdadeira homenagem para seus predecessores, apostando na utilização (e comentário) de todos os clichês possíveis em filmes do gênero. O resultado é um filme ao mesmo tempo criativo e familiar, que conta com personagens icônicos usados como “base” para muitas obras subsequentes. Com uma das cenas de abertura mais famosas do cinema, Pânico é diversão do início ao fim.

American Horror Story: 1984 estreia em 19 de setembro, na próxima quinta-feira.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.