Indicações

As referências e easter eggs da DC em Coringa

ATENÇÃO: Contém spoilers de Coringa!

Coringa é o mais novo filme do selo DC nos cinemas, e é o mais diferente que já tivemos até agora. Isso porque o diretor Todd Phillips apostou em uma história isolada e sem conexões com qualquer outro filme da editora, tornando a obra isolada.

Porém, sempre há espaço para easter eggs e referências do universo dos quadrinhos, e separamos aqui as principais que fomos capazes de encontrar no filme.

Confira abaixo.

Família Wayne

Ainda que seja um filme sobre o Coringa, temos uma presença forte da família Wayne na história. Thomas é candidato a prefeito de Gotham, ao passo em que vemos Martha e também o jovem Bruce, que compartilha uma cena com Arthur Fleck, nos portões da mansão Wayne.

Alfred Pennyworth

O leal mordomo dos Wayne tem uma breve participação na história, na cena em que Arthur tenta conversar com Bruce e Thomas na mansão da família. Talvez seja o primeiro Alfred com barba que vemos no live-action.

Assassinato dos Wayne

É isso aí, vemos o fatídico assassinato de Thomas e Martha Wayne nos cinemas ainda mais uma vez. É o evento que traumatiza o jovem Bruce e o coloca no caminho para se tornar o Batman, e que foi indiretamente provocado pelo Coringa, já que uma grande manifestação caótica acontece no clímax por conta de suas ações.

Asilo Arkham

A Gotham City de Coringa é, literalmente, a cidade de Nova York. Mas um dos pontos mais icônicos dos quadrinhos aparece aqui: o Asilo Arkham, que no filme de Todd Phillips é um hospital psiquiátrico, e que se torna importante para Arthur fazer uma descoberta.

Coringa no Talk Show

Toda a cena em que Arthur vai maquiado como Coringa no programa de Murray Franklin, personagem de Robert De Niro, é uma gritante homenagem a Batman: O Cavaleiro das Trevas, lendária graphic novel de Frank Miller. No quadrinho, um Coringa aparentemente reabilitado concede uma entrevista ao vivo para a TV.

Comediante fracassado

A graphic novel A Piada Mortal talvez seja a principal inspiração temática de Phillips para seu Coringa. Um dos elementos mais fortes que está presente no filme é a ideia de Arthur perseguir a carreira de comédia stand up. Na HQ, o Coringa era um comediante fracassado e de pouco sucesso antes de se envolver com o crime.

Origem nebulosa

Quando Arthur investiga os arquivos de Arkham, ele descobre que foi mesmo adotado por Penny Fleck. Na ficha da instituição, é demarcado que ele foi abandonado, sem qualquer notícia sobre seus pais biológicos. É mais uma forma de manter a origem totalmente nebulosa do vilão, cujos pais biológicos nunca ficaram claros.

Batman: A Série Animada

Um Easter egg só para os fanáticos de plantão. O programa de TV de Murray Franklin traz uma referências discreta à Batman: A Série Animada, série de Bruce Timm que traz uma das melhores versões do personagem. A fonte do programa de Murray é a mesma do logotipo da animação.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.