Indicações

Os maiores spoilers e surpresas do filme Coringa

Coringa já se tornou um dos maiores sucessos não só de 2019, como da história das adaptações de personagens dos quadrinhos.

Mesmo sendo inspirado no icônico vilão das HQs, o longa traz uma reimaginação completamente nova, complexa, profunda e perturbada do personagem.

Abaixo, listamos os pontos mais importantes – e muitos, inclusive, surpreendentes – da pesada trama do filme.

A risada é causada por transtornos mentais

Ao contrário de outras versões do personagem, Arthur Fleck, o Coringa do filme, não ri por prazer das maldades que faz.

Ele, na verdade, tem um transtorno mental chamado Afeto Pseudobulbar. O distúrbio faz Arthur rir descontroladamente quando está muito nervoso ou desconfortável.

É uma doença tão rara que faz ele carregar consigo um papel para explicar as pessoas o motivo das risadas mesmo com a situação não propondo humor ou felicidade.

Arthur quer ser um comediante de stand-up

Para sobreviver a vida de miséria e ainda sustentar sua mãe doente, Arthur trabalha como palhaço de aluguel, fazendo bicos para vários locais.

No entanto, seu verdadeiro sonho é ser um comediante de stand-up, tendo como principal inspiração o apresentador Murray Franklin (Robert De Niro).

Coringa dá início a uma rebelião em Gotham

No caminho para casa, Arthur começa a rir descontroladamente, de nervoso, após ver 3 homens assediarem uma mulher no metrô.

Os rapazes se irritam com a risada, e começam a espancá-lo. Arthur então saca sua arma e mata violentamente os homens, que eram funcionários de Thomas Wayne.

A ação do Coringa é aclamada pelo povo de Gotham que, insatisfeito com a vida miserável na cidade, se inspira nos assassinatos para começar uma rebelião contra a elite da cidade.

Arthur acha que é filho de Thomas Wayne – mas não é

Um dos grandes mistérios criados durante a trama é em relação as cartas que Penny, a mãe de Arthur, envia para Thomas Wayne.

Em um determinado momento, Arthur resolve abrir uma das cartas e nela, sua mãe diz que ele é filho de Thomas, já que ela teve uma relação com o Wayne quando trabalhou para ele.

Arthur então procura Thomas para questionar a ausência paterna, mas o homem diz a ele que tudo não passava de um transtorno mental de Penny.

Adoção e abusos quando criança

Em dúvida se Thomas disse a verdade ou não, Arthur vai atrás do arquivo de sua mãe da época em que ela ficou internada no Arkham.

Arthur descobre então que Penny realmente tinha sérios problemas mentais e que ele havia sido adotado por ela quando criança, não tendo relação nenhuma com o Wayne.

Além disso, Arthur também relembra sua infância perturbadora, quando foi vítima de vários abusos físicos não impedidos por Penny.

Coringa mata Murray Franklin ao vivo na TV

Após o vídeo de uma de suas apresentações de stand-up ser mostrado e ridicularizado por Murray Franklin em seu programa, Arthur cria um ódio mortal pelo apresentador.

No entanto, a ridicularização do vídeo foi tanta, que o público quis saber mais sobre Arthur e, então, Murray o convidou para uma entrevista na TV.

Neste, que é o momento mais chocante do filme, o Coringa revela ao vivo todo o seu ódio reprimido por Murray e pela elite de Gotham, e mata violentamente o apresentador em frente ao público e as câmeras.

Os pais de Bruce Wayne são mortos durante a rebelião causada pelo Coringa

O assassinato ao vivo cometido pelo Coringa colocou Gotham em um estado de caos total, e a multidão reprimida, se inspirando naquele ato, saiu às ruas para tomar a cidade dos ricos.

Em meio as represálias, Thomas, Martha e o pequeno Bruce Wayne tentam sair de um cinema sem serem vistos, mas um manifestante os encontra em um beco. Ele assassina Thomas e Martha, representações maiores da elite de Gotham, tudo isso na frente de Bruce.

Temos, então, a representação de uma nova versão da origem do Batman, diretamente ligada a figura do Coringa.

Coringa ovacionado por Gotham

Após matar Murray ao vivo na TV, o Coringa é preso pela polícia e colocado em uma viatura que o levará até a delegacia.

No entanto, no meio do caminho, manifestantes que roubaram uma ambulância atingem o carro e resgatam Arthur.

Ele é colocado de pé sobre o carro em frente a multidão, ovacionado por todos, e usa o sangue dos ferimentos para desenhar um sorriso em seu rosto.

Arthur termina preso no Asilo Arkham

Em algum momento, o Coringa é pego e preso no Asilo Arkham, embora não esteja claramente indicado como ou quando ele foi pego novamente após o motim, nem por quanto tempo ele está trancado.

Ele aparece em uma sala branca com uma médica, rindo de uma piada que ele diz que ela não entenderá.

Em seguida, Arthur é mostrado andando pelo corredor, ainda algemado, mas com sangue na parte de baixo dos sapatos, indicando ter matado a médica. Ele então é perseguido por alguém que trabalha lá, e o filme termina.

Grande parte do filme se passa na cabeça de Arthur – ou seria o filme todo?

Em vários pontos do filme, vimos que Arthur fantasiava momentos que desejava que acontecesse com ele – a participação na plateia do programa de Murray, e até o relacionamento com sua vizinha.

Com o Coringa sendo colocado como herói desta história, e abruptamente aparecendo internado no Arkham após ser ovacionado pela multidão, fica a grande dúvida sobre o que no filme de fato aconteceu de verdade.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.