Indicações

Erros que fãs da Marvel gostam de ignorar nos filmes dos Vingadores

A franquia de filmes dos Vingadores vem ganhando manchetes e quebrando recordes desde que os super-heróis se uniram em 2012. Com listas de elenco gigantescas e um orçamento de produção combinado de mais de US$ 1 bilhão, não é de admirar que mesmo as pessoas que não se consideram fãs da Marvel tenham opiniões sobre os filmes.

Afinal, a franquia conta com dois dos cinco filmes com maior bilheteria de todos os tempos. Desde o lançamento de Os Vingadores, os cineastas do MCU estabeleceram um precedente para cenas de luta cheias de ação, desenvolvimento dramático de personagens e muitos detalhes escondidos incríveis.

Como resultado, a criação desses blockbusters sobre-humanos exige uma quantidade incrível de tempo e extrema atenção aos detalhes por todos os membros da equipe de elenco e produção. Quanto maior a base, maior a pressão para produzir um produto perfeitamente polido.

No entanto, os filmes dos Vingadores são tão grandes que até um exército de profissionais é capaz de cometer erros humanos simples que passam despercebidos até depois das estreias dos filmes. Então, vamos dar uma olhada em alguns dos erros que são difíceis de ignorar nos filmes dos Vingadores da Marvel.

Samuel L. Jackson in The Avengers

Manuseie essa Joia do Espaço com cuidado

Um dos objetos mais poderosos do MCU, a Joia do Espaço apareceu várias vezes na franquia e, em Os Vingadores de 2012, aparece na forma do Tesseract. Antes de Loki usar a poderosa energia do Tesseract para fazer uma entrada dramática na Terra, vemos um técnico de laboratório cutucar o cubo com uma ferramenta de metal.

A energia emitida pelo Tesseract ativado cria uma faísca quando a ferramenta de metal recua de volta para o técnico. Mas apenas momentos após a entrada de Loki, vemos Nick Fury arrancar o cubo cósmico de seu recipiente de contenção e colocá-lo em uma maleta apenas com o uso da mão enluvada.

Enquanto ele lida com o cubo, não há sinais óbvios de recuo de energia ou desconforto físico até que ele o solte. A exibição sem brilho de energia em contato pode ser explicada pelo fato de o Tesseract ter acabado de liberar uma quantidade enorme de sua energia durante o transporte de Loki do espaço sideral.

No entanto, no final do filme, vemos Banner manipular o cubo com o que parece ser uma pinça de metal especialmente projetada, então por que o Tesseract não está reagindo? Quanto mais aprendemos sobre essa Joia, mais perguntas temos.

Cobie Smulders in The Avengers

Vidro à prova de balas em Os Vingadores

Nas cenas de abertura de Os Vingadores, a agente Maria Hill está no caso, enquanto persegue Loki e o hipnotizado Gavião Arqueiro. Em sua missão de recuperar o Tesseract, a assistimos atirar através de seu próprio pára-brisa durante uma rápida perseguição pelos túneis sinuosos da sede da missão conjunta de energia escura.

Mas apenas momentos depois, vemos ela continuar a perseguição com um pára-brisa cintilante e sem buracos. É um erro que é impossível de explicar, a menos que a S.H.I.E.L.D. tenha desenvolvido algum tipo de vidro mágico.

Mark Ruffalo in The Avengers

Erro no espelho da Viúva Negra

A história de Natasha Romanoff e Bruce Banner começa em Os Vingadores, quando eles se encontram em Calcutá durante uma missão de recuperação da S.H.I.E.L.D. O objetivo de Natasha é convencer Banner de que sua ajuda é necessária para recuperar o Tesseract de Loki e salvar o planeta.

Durante a conversa, vemos Banner em pé, de costas para um espelho sujo. Enquanto Natasha fala, seu reflexo no espelho não combina com as palavras que saem de sua boca.

Talvez o espelho tenha sido colocado em segundo plano para criar o que deveria ser uma cena artística, ou talvez sua presença tenha sido ignorada pelos produtores. De qualquer forma, esse pedaço de vidro empoeirado cria um erro audiovisual perturbador.

The Avengers

Então, como funciona o vibranium?

Durante as cenas de batalha repletas de ação pelas quais o MCU se tornou conhecido, os efeitos de áudio podem ser tão atraentes quanto os efeitos visuais. No entanto, o uso de efeitos de áudio pode causar problemas aos cineastas quando eles não são apoiados pelo enredo.

Durante a cena da batalha florestal em Os Vingadores, onde vemos dois dos super-heróis colidindo com a realeza asgardiana, o escudo de vibranium do Capitão América e Mjolnir criam bastante choque. Enquanto algumas pessoas podem ignorar esse som como o poder de Mjolnir, a ciência de tudo isso nos leva a crer que se o escudo é realmente feito de puro vibranium, qualquer objeto que o atinja não deve emitir um som.

Veja, quando o escudo aparece pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador, o próprio Howard Stark diz: “Absorve completamente a vibração.” A vibração do choque deve ser absorvida pelo escudo.

O que não sabemos é se o impacto de um objeto no vibranium cria um som antes que a vibração seja totalmente absorvida. Se um objeto impactante criar um som inicial antes que a vibração seja absorvida, isso poderá explicar por que uma cena tão dramática é criada após o impacto.

The Avengers

Um erro de aeronave em Os Vingadores

Em um ato de pura raiva, o Hulk fica ocupado esmagando e derruba um F-35 Lightning II em Os Vingadores. No entanto, esta aeronave em particular não é totalmente precisa.

Os caças da época do filme geralmente são equipados com uma única arma na parte inferior do corpo, no centro. A que foi derrubada por nosso gigante verde não tão alegre parece ter duas armas construídas dentro das entradas que alimentam o motor de combustão interna.

Esse design problemático provavelmente foi adicionado pela equipe de efeitos especiais para um efeito visual dramático. Quando se trata de S.H.I.E.L.D. e inovações, aprendemos a esperar o inesperado, mas esse design parece um pouco improvável.

Chris Evans in The Avengers

Sem capacete

Depois de salvar a Terra de Loki e um exército voador de Chitauri na batalha final apresentada em Os Vingadores, vemos nossos heróis literalmente partindo para o pôr do sol por um pouco de paz depois de lutar em uma guerra dos mundos. Steve Rogers sai sozinho de moto sem qualquer tipo de capacete.

Enquanto ele percorre rapidamente a cidade, esperamos ver seus cabelos no vento enquanto a paisagem passa atrás dele. No entanto, seu cabelo se move apenas um pouco.

É estranho que, em um filme que use efeitos para acentuar as mechas fluidas de Loki e Viúva Negra, enquanto eles voem pelo céu, os cabelos de Steve não recebam tratamento semelhante durante seu passeio heroico à liberdade.

Elizabeth Olsen in Avengers: Age of Ultron

O que há com aquela cabine telefônica em Vingadores: A Era de Ultron?

A Feiticeira Escarlate flexiona bastante seus poderes em Vingadores: A Era de Ultron. Nos momentos que se seguiram à aceitação de seu papel como vingadora, nós a vemos derrubar um grupo de robôs voadores.

No entanto, também há algum tipo de bruxaria acontecendo em segundo plano, pois há uma mesma cabine telefônica vista em vários locais. Em um ambiente tão desolado, esse elemento de fundo instável cria bastante distração visual.

Avengers: Age of Ultron

Sokovia abaixo de zero

Em Vingadores: A Era de Ultron, vemos o robô vilão tentando destruir as formas de vida do mundo, construindo uma máquina para elevar a cidade fictícia de Sokovia a milhares de metros no céu, para que ele possa usá-la como um meteoro contra a Terra. À medida que a cidade se eleva, nossos heróis agem mais rapidamente, tentando salvar o maior número de vidas possível enquanto derrubam um exército de robôs voadores mortais.

Até os humanos ainda presos na massa terrestre acelerando pelo céu são mostrados correndo por suas vidas. Através dessa demonstração de caos completo, não podemos deixar de nos perguntar por que ninguém mostra sinais de estar com um pouco de frio.

Afinal, eles estão ficando bem altos no céu. A certa altura, o Capitão América observa que o nível de oxigênio no ar diminuiu, mas ninguém mostra sinais físicos disso.

Avengers: Infinity War

Uma lança mutante em Vingadores: Guerra Infinita

Vingadores: Guerra Infinita começa onde Thor: Ragnarok termina, a bordo da enorme aeronave conhecida como Statesman. Vemos uma nave cheia de asgardianos mortos, e Ebony Maw e Corvus Glaive estão caminhando entre os corpos enquanto Thanos decide o destino de Thor e Loki.

Corvus Glaive carrega sua arma de dois lados em suas garras e, enquanto ele e Maw andam pelos cadáveres, nós o vemos segurando sua lança com o lado de extração de Joia apontando para cima. A mesma cena de um ângulo diferente é mostrada segundos depois, e vemos que sua lança está sendo mantida na direção oposta.

Em um momento tão sombrio e fatídico, não é plausível acreditar que Corvus Glaive teve tempo de mover sua lança com rapidez suficiente, necessária para terminar nesta nova posição. Filmar a mesma cena de vários ângulos oferece aos espectadores uma visão completa do drama, mas também expõe alguns erros de continuidade bastante gritantes.

Spider-Man

Erro alarmante do Homem-Aranha

O melhor amigo de Peter, Ned, vem em seu socorro em Vingadores: Guerra Infinita, enquanto ele inadvertidamente cria uma distração no ônibus deles, dando a Peter apenas tempo suficiente para sair rapidamente pela janela da saída de emergência. O problema com essa grande fuga é que qualquer saída de emergência de ônibus em funcionamento dispararia um alarme ao abrir.

Por que nosso jovem Homem-Aranha não se preocupou com a saída acionando o alarme? Talvez ele tenha planejado antecipadamente por um momento semelhante a isso, ou talvez ele soubesse que o sistema de escolas públicas do Queens teve alguns cortes no orçamento que desabilitavam o alarme.

Avengers: Endgame

Técnica problemática em Vingadores: Ultimato

No início de Vingadores: Ultimato, vemos Gavião Arqueiro ensinando sua filha a atirar corretamente uma flecha. Ela deve ter herdado o braço firme de seu pai, porque ela lança na mosca em seu primeiro tiro.

No entanto, se dermos uma olhada mais de perto e pensarmos em como Gavião Arqueiro usou habilmente todas as flechas no MCU até agora, não podemos deixar de notar que o braço de sua filha estava angulado incorretamente quando ela puxou o arco para trás. O próprio Gavião Arqueiro a lembra de “ajeitar o cotovelo”.

Essa técnica imprecisa teria tornado quase impossível sua flecha acertar o alvo, e definitivamente não teria merecido elogios de seu pai atirador.

Robert Downey Jr. in Avengers: Endgame

A gravidade da situação

Para tornar os filmes visualmente atraentes, os roteiristas às vezes se envolvem em enganar a ciência, criando um efeito mais dramático. Muitas vezes, a ciência ruim pode ser ignorada pelos fãs, mas no caso de Tony Stark em Vingadores: Ultimato, não podemos deixar de fazer algumas perguntas.

Depois de Vingadores: Guerra Infinita, encontramos Nebula e Stark perdidos no espaço profundo a bordo do Benatar após sua fuga de Titã. Stark explica como a nave ficou sem combustível e, após cerca de 22 dias, está ficando sem oxigênio.

Esses detalhes são válidos, mas o que não faz sentido é como eles chegaram a uma parada tão lenta. Se eles tivessem ficado sem combustível enquanto tentavam chegar em casa, a nave ainda deveria estar se movendo na mesma direção até ser puxada para a órbita de outro planeta ou até que algo a atingisse com energia suficiente para interromper o curso.

Em vez disso, vemos o Benatar flutuando calmamente no lugar, sem outros planetas ou naves à vista. Essa supervisão, e a explicação de Tony sobre os eventos que os levaram até lá, não são suficientes.

Josh Brolin in Avengers: Endgame

O que está acontecendo com a espada de Thanos?

Os fanboys tiveram seu momento em Vingadores: Ultimato, quando o Capitão América foi oficialmente considerado digno o suficiente para empunhar o poderoso Mjolnir. Na cena inesquecível, vemos como Thor parece quase desamparado no chão, enquanto Thanos está com as duas mãos firmemente na Stormbreaker.

Assim que o machado começa a perfurar a armadura de Thor, um Thanos muito inocente é derrubado pelo golpe do martelo. Em um momento rápido, Thanos olha para trás para ver quem enviou o poderoso Mjolnir em sua direção, mas em suas mãos, ele está com a espada de duas lâminas pronta.

Esta é a mesma espada que Thor jogou no campo de batalha apenas alguns segundos antes de Thanos começar seu ataque com Stormbreaker. Não há como o Titã Louco ter recuperado a lâmina logo após Capitão América o derrubar.

Robert Downey Jr. in Avengers: Endgame

Lição de história cabeluda

Sempre que uma viagem no tempo está envolvida, os diretores têm a tarefa extra de garantir que tudo na cena seja definido no período correto. Vingadores: Ultimato faz um excelente trabalho de nos levar visualmente de volta no tempo, mas durante uma cena específica de 1970, os fãs ficam com uma referência à cultura pop que gera algumas perguntas.

Enquanto estava na base do Exército de Camp Lehigh, a barba de Stark é descrita como uma “barba hippie” dos Bee Gees. Esta é uma comparação surpreendente, já que os Bee Gees não se tornaram populares nos Estados Unidos até meados dos anos 70.

Enquanto sua música atingiu os rádios em 1970 e o topo das paradas pela primeira vez em 1971, poucas pessoas sabiam como eram os membros até o final dos anos 70, quando reinaram na era da discoteca.

Avengers: Endgame

Escudo consertado do Capitão América

A batalha final de Vingadores: Ultimato levou uma quantidade enorme de tempo e mão de obra para criar, e não será esquecida em breve pelos fãs do MCU. Com mais de uma dúzia de heróis e ondas e ondas de vilões intergalácticos, deve ter sido uma tarefa complicada acompanhar os pequenos detalhes envolvidos na aparência de todos os personagens.

Mas agora que a poeira baixou, todos nós tivemos tempo para começar a olhar mais de perto os detalhes desse confronto épico. Pouco antes do início da batalha, vemos uma ampla cena de nossos heróis quando o campo de batalha repleto de portais começa a se encher de aliados dos Vingadores.

O Capitão América é visto machucado, mas não completamente espancado à extrema direita da cena, com o escudo na mão. Mesmo que a cena esteja cheia de heróis, você pode ver claramente que o escudo de Capitão América está totalmente intacto.

Esse é um erro gritante, já que na luta que antecedeu essa cena, Thanos rasgou metade do escudo quase indestrutível de vibranium com sua espada de lâmina dupla.

Evangeline Lilly and Paul Rudd in Avengers: Endgame

Um erro gigante em Vingadores: Ultimato

Não seria uma lista completa de erros sem incluir o pequeno e ainda gigante erro de continuidade que os fãs logo descobriram logo após o lançamento de Vingadores: Ultimato. Depois que Homem-Formiga e a Vespa chegam à sua van turística e iniciam seus reparos, o Homem-Formiga gigante é visto ao fundo lutando ao lado do resto dos Vingadores.

Portanto, a menos que Scott Lang tenha um super gêmeo idêntico que não conhecemos, este é um erro bastante flagrante. Ainda assim, a cena final da batalha é tão épica que o erro não tira a grandiosidade da tela.

Josh Brolin in Avengers: Endgame

Como Thanos não percebeu que as Joias se foram?

Muita coisa acontece nos momentos antes de Tony Stark fazer o sacrifício final e salvar o mundo em Vingadores: Ultimato. Vemos Thanos esmagar Thor e Capitão América como moscas, e com uma pequena ajuda extra da Joia de Poder, vemos a Capitã Marvel arremessada pelo campo de batalha também.

Essas ações de Thanos são completamente críveis, já que ele tem o poder de Joias do Infinito à sua disposição. O que alguns fãs têm problemas acontece logo antes de Thanos tentar seu estalo final.

Como é possível que ele não tenha notado quando o Homem de Ferro tomou posse das Joias? Depois de substituir a Joia do Poder na Manopla do Infinito, Thanos leva alguns momentos para admirar seu punho antes de jogar Stark de lado e tentar o estalo.

Simplesmente não parece plausível que ele não perceba que algo está errado. Seu corpo brilhava com força momentos antes quando ele colocava a Manopla, então a ausência de poder que flui através dele não deveria causar algum tipo de reação?

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.