A Saga Skywalker está completa! Com o lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker, temos a conclusão de uma história de 42 anos.

Juntando com os demais derivados da franquia, montamos aqui nosso ranking do pior a melhor.

Confira abaixo.


11. A Ascensão Skywalker

Pode parecer cedo para fazer essa colocação, mas ao menos nessas 36h desde sua estreia, o Episódio IX é o pior da franquia. Temos bons momentos com os personagens e cenas de ação pontualmente divertidas, mas o roteiro comandado por J.J. Abrams é uma atrocidade estrutural, com uma sucessão de ideias ruins e desfechos forçados.

10. A Ameaça Fantasma

George Lucas relançou a saga em 1999 com o primeiro filme da trilogia prelúdio, visto até hoje como uma das grandes decepções para os fãs. Ainda que traga conceitos e um design fabuloso, além de personagens interessantes, A Ameaça Fantasma peca pelo roteiro verborrágico e excessivamente didático de Lucas, que também sofre na péssima direção de seu elenco.

9. Ataque dos Clones

As coisas melhoraram um pouco no segundo filme, especialmente pelo Episódio II ser mais focado em aventura e grandes batalhas Jedi, aproveitando bem a presença de Ewan McGregor como Obi-Wan. Infelizmente, a balança pende para o outro lado quando temos Hayden Christensen penando para entregar o péssimo diálogo amoroso de Lucas.

8. Rogue One

O primeiro derivado da franquia traz resultados mistos. Se acerta com o visual sombrio e as cenas de ação mais violentas e radicais, peca por trazer uma estrutura nitidamente afetada pelas refilmagens, além de ter os personagens mais desinteressantes de toda a saga – por mais que o elenco composto por Felicity Jones e Diego Luna seja bem entrosado. 

7. Han Solo

Talvez seja o filme mais subestimado de toda a saga. Sim, o prelúdio sobre Han Solo peca por explicações desnecessárias, um ritmo mais lento e cenas de ação pouco inspiradas, mas triunfa com um texto bem ágil e divertido, um trabalho visual requintado e um elenco fantástico liderado pelo ótimo Alden Ehrenreich, perfeito em sua composição de um jovem Harrison Ford.

6. O Retorno de Jedi

É um consenso geral entre os fãs que a trilogia original teve seu capítulo mais fraco no terceiro. É a entrada de uma infantilização mais pesada na forma dos Ewoks, mas ainda assim, O Retorno de Jedi empolga pelas sequências de ação e o desfecho emocionante envolvendo Luke e a redenção de Darth Vader. O final perfeito da saga Skywalker.

5. A Vingança dos Sith

Após dois filmes medianos, Lucas enfim trouxe uma pimenta efetiva para o encerramento da trilogia prelúdio. Indubitavelmente o mais sombrio e pesado de toda a saga, A Vingança dos Sith ainda sofre com Hayden Christensen, mas apresenta uma trama intrincada, operática e empolgante para narrar a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. 

4. O Despertar da Força

J.J. Abrams replicou muito da estrutura do primeiro filme da saga com o nostálgico Episódio VII, mas o fez com uma execução irrepreensível. O Despertar da Força traz o melhor elenco de toda a saga, contando também com um roteiro ágil e divertido, que fica ainda mais dinâmico graças à direção apaixonada de Abrams – quase que completamente ausente em A Ascensão Skywalker.

3. Os Últimos Jedi

Rian Johnson é o cineasta mais ousada a pisar na franquia, e já imagino muitos de vocês na seção de comentários vindo reclamar. A verdade é que o Episódio VIII tem coragem de subverter a fórmula e questionar a própria mitologia da saga e seus personagens. Além disso, Os Últimos Jedi tem algumas das melhores cenas de ação de Star Wars, sendo um episódio mais contemplativo, mas totalmente satisfatório.

2. Uma Nova Esperança 

O filme que começou tudo. George Lucas revolucionou o cinema hollywoodiano (praticamente inventando-o) com um filme simples em narrativa, mas que alcança um status quase mitológico graças a seus personagens carismáticos, conceitos envolventes e a execução primorosa de seus efeitos visuais. Uma aventura perfeita.

1. O Império Contra-Ataca

Se George Lucas criou a jornada do herói perfeita em 1977, três anos depois tivemos uma das melhores continuações da História do cinema. O Império Contra-Ataca aprimora tudo o que o primeiro estabeleceu, sendo mais maduro, sombrio e melhor resolvido na dramaticidade. Permanece, mesmo 40 anos depois, como o Star Wars definitivo.

Qual o seu ranking da saga? Conte nos comentários!