Cuidado! Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Star Wars: A Ascensão Skywalker encerra não só a nova trilogia de Star Wars, mas também toda a Saga Skywalker de nove filmes.

Por isso, o filme traz diversos personagens lendários de Star Wars para participações especiais e inesperadas. O CinemaBlend listou as 10 participações especiais de Star Wars: A Ascensão Skywalker.


J.J. Abrams (D-O)

O robô D-O, introduzido em Star Wars: A Ascensão Skywalker é interpretado pelo próprio diretor do filme, J.J. Abrams, que empresta a sua voz para o curioso dróide – que fala inglês com uma voz modulada. Essa é o primeiro personagem que J.J interpreta desde a série Alias, de 2001.

Jodie Comer (Mãe da Rey)

A atriz Jodie Comer (a Villanelle de Killing Eve) teve uma participação bem especial em Star Wars: A Ascensão Skywalker. A atriz, que interpreta a mãe de Rey, aparece apenas em um flashback da heroína.

Warwick Davis (Wicket W. Warrick)

O ator Warwick Davis interpretou diversos personagens na franquia Star Wars, mas em Star Wars: A Ascensão Skywalker ele retornou às suas origens.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, Davis voltou a viver o Ewok Wicket W. Warrick, que aparece em O Retorno de Jedi (1983). O personagem aparece apenas por alguns segundos ao final do filme, celebrando a derrota dos Sith e da Primeira Ordem.

Harrison Ford (Han Solo)

Harrison Ford, o icônico Han Solo, retornou em Star Wars: A Ascensão Skywalker para a redenção de Kylo Ren (Adam Driver). Morto em O Despertar da Força (2015) pelo vilão, Han Solo retorna como uma espécie de visão, que mostra como Kylo vivia atormentado por ter matado o próprio pai.

A emocionante cena é bem parecida com a cena da morte de Han Solo, mas desta vez, Solo consegue redimir o seu filho, que abandona o Lado Sombrio da Força de uma vez por todas em Star Wars: A Ascensão Skywalker.

James Earl Jones (Darth Vader)

Outro veterano que retorna em Star Wars: A Ascensão Skywalker é James Earl Jones, que dá sua voz a Darth Vader. Vader não aparece em pessoa, mas a voz do personagem pode ser ouvida por Kylo Ren – provocada pelo Imperador Palpatine – logo nos primeiros minutos do filme.

Denis Lawson (Wedge Antilles)

Wedge Antilles (Denis Lawson) era um dos principais pilotos da Rebelião na trilogia original de Star Wars e é por isso que sua ausência na nova trilogia deixava os fãs intrigados. Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, o velho Antilles retorna para ajudar a Resistência na batalha final, aparecendo em sua clássica X-Wing.

Andy Serkis (Líder Supremo Snoke)

Outra voz que pode ser ouvida por Kylo Ren no início de Star Wars: A Ascensão Skywalker é a do Líder Supremo Snoke (Andy Serkis), que morreu em Os Últimos Jedi (2017). Ele também faz parte do jogo de manipulação proposto por Palpatine.

Chris Terrio (Coronel Aftab Ackbar)

Star Wars: A Ascensão Skywalker traz um personagem introduzido nos quadrinhos de Star Wars, que é o Coronel Aftab Ackbar (Chris Terrio). Aftab é filho do Almirante Ackbar, um dos principais guerreiros da Rebelião na trilogia original.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, Aftab é interpretado por Tom Wilton, mas sua voz é criada por Chris Terrio, roteirista do filme junto com J.J. Abrams.

John Williams (Oma Tres)

John Williams é um dos maiores ícones do cinema e Star Wars é responsável por grande parte disso. O lendário compositor, que criou a trilha sonora dos nove filmes da Saga Skywalker, aparece como um personagem em Star Wars: A Ascensão Skywalker, atuando pela primeira vez na franquia. No filme, ele aparece como o barman de Kijimi, chamado Oma Tres, que recebe a visita de Poe, Finn e Rey.

Todos os Jedi

Ao final de Star Wars: A Ascensão Skywalker, Rey (Daisy Ridley) convoca o espírito dos Jedi antigos para ajuda-la a derrotar o Imperador Palpatine. Apenas nesta cena, temos a aparição de diversos personagens/atores clássicos de Star Wars.

As vozes dos Jedi que aparecem em Star Wars: A Ascensão Skywalker são: Frank Oz (Yoda), Samuel L. Jackson (Mace Windu), Ewan McGregor/Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi), Liam Neeson (Qui-Gon Jinn), Hayden Christensen (Anakin Skywalker), Ashley Eckstein (Ahsoka Tano), Olivia D’Abo (Luminara Unduli), Angelique Perrin (Adi Gallia), Freddie Prinze Jr. (Kanan Jarrus) e Jennifer Hale (Ayla Secura).

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em exibição nos cinemas.