Indicações

Os spoilers e revelações mais chocantes de Star Wars 9

Star Wars: A Ascensão Skywalker finalmente chegou aos cinemas, trazendo o encerramento da saga de 9 filmes criada por George Lucas. Spoilers à vista.

Aqui, separamos todas as revelações bombásticas que o Episódio IX trouxe, para bem ou para mal.

Confira abaixo.

Palpatine manipulou tudo

Na primeira cena do filme, Kylo Ren viaja até Exegol para encontrar um sinistro Palpatine tentando se recuperar. Ele revela que esteve por trás de todas as vozes que Kylo ouviu, desde Snoke até a o próprio Darth Vader.

Snoke foi criado por Palpatine

Os fãs se decepcionaram quando o Líder Supremo Snoke foi subitamente destruído por Kylo Ren em Os Últimos Jedi. Logo na primeira cena do filme, Palpatine revela que foi responsável por criar Snoke, em uma forma de manipular o jovem Solo.

O fator de cura da Força

Essa é uma das decisões mais polêmicas de A Ascensão Skywalker. A Força agora pode curar e até ressuscitar feridos na galáxia, algo que deve ter aparecido no Universo Expandido, mas que é usado de forma bem defeituosa no filme – Rey, em especial, tem domínio dessa habilidade.

Nem Poe, nem Rose: Finn ama Rey

A nova trilogia de Star Wars não teve um romance propriamente estabelecido, mas os fãs esperavam algo entre Finn e o piloto Poe Dameron, ou até mesmo a técnica Rose Tico. Nada disso, acabou sendo mesmo com a aprendiz Jedi Rey, já que o personagem de John Boyega claramente tem sentimentos fortes por ela – mas nunca os revela.

Hux é um espião da Resistência

Logo no primeiro ato da história, descobrimos que há um espião na Primeira Ordem enviando informações para a Resistência. A revelação bombástica acontece quando o General Hux assume essa função, afirmando que não liga para a vitória da Primeira Ordem, mas sim para a derrota de Kylo Ren.

Rey é neta de Palpatine

É aqui que J.J. Abrams e Chris Terrio realmente perderam grande parte do público. Kylo revela que Rey é a neta do Imperador Palpatine, e que o vilão Sith esteve tentando localizá-la desde quando era criança, para tentar torná-la a nova Imperatriz das trevas.

Quem são os pais de Rey

Rian Johnson preferiu deixar os pais de Rey como “anônimos” em Os Últimos Jedi, mas Abrams voltou atrás aqui. Ainda que não tenhamos detalhes sobre o casal, vemos Jodie Comer e Billy Howle vivendo os pais de Rey em um flashback, tentando salvar sua filha da perseguição de Palpatine.

Han Solo retorna

Uma cena bem controversa, com toda certeza. Em uma “memória” ou alucinação de Kylo Ren, ele reencontra seu pai, Han Solo, para um momento de redenção. A cena, assim como seus diálogos, são um espelho do confronto dos dois em O Despertar da Força.

Leia foi treinada como Jedi

A ideia de Leia Organa se tornar uma Jedi é daquelas que foi explorada pelo universo expandido no passado, e que se torna realidade em A Ascensão Skywalker graças a um flashback. Nele, vemos Luke treinando sua irmã nas artes Jedi, com direito a um duelo de sabres que mostra Mark Hamill e Carrie Fisher rejuvenescidos.

Leia morre ao tentar redimir Kylo Ren

A equipe do Episódio IX tinha uma tarefa muito delicada ao tentar lidar com a General Leia aqui, já que Carrie Fisher faleceu há quase 3 anos. Foram usadas cenas deletadas da atriz de O Despertar da Força, e a personagem acaba morrendo ao usar toda sua conexão com a Força para tentar redimir Kylo Ren.

Palpatine representa todos os Sith

O Imperador Palpatine realmente é o mal supremo encarnado. Em seu confronto final com Rey, o vilão revela que agora todos os espíritos Sith vivem dentro dele, e seu plano é transferir seu espírito para o corpo da neta.

Todos os Jedi retornam (quase)

A cena que todos os fãs queriam ver, mas acabaram se contentando em escutar. Quando Rey precisa de motivação para enfrentar Palpatine, ela escuta as vozes dos principais fantasmas Jedi: Anakin Skywalker (Hayden Christensen), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor e Alec Guiness), Yoda (Frank Oz), Mace Windu (Samuel L. Jackson), Qui-Gon Jin (Liam Neeson), Ahsoka Tano (Ashley Eckstein), Luminara Unduli (Olivia D’Abo), Adi Galia (Angelique Perrin), Aayla Secura (Jennifer Hale) e Kanan Jarrus (Freddie Prince Jr.).

Palpatine é destruído (de novo)

Como já era de se esperar, Palpatine é derrotado novamente. Agora, ele usa seus raios do Lado Sombrio contra Rey, que os reflete contra o vilão para desintegrar seu rosto – agora, ao que tudo indica, de uma vez por todas.

Reylo!

Quem diria. A LucasFilm realmente olhou para Tumblrs e páginas de fan fic da internet e enfiou um beijo entre Rey e Ben Solo, após o antigo Kylo Ren se redimir e ajudar a jovem Jedi na batalha contra Palpatine. É, isso aconteceu.

Ben Solo morre

Logo após o fatídico beijo com Rey, Ben Solo acaba morrendo. Bem, isso porque Ben usa toda a sua habilidade da Força para reviver Rey, que havia “morrido” após enfrentar Palpatine. Que roteiro, meus amigos. Que roteiro.

Finn tem a Força

Nunca é dito expressivamente, mas diversas ações e reações do Finn de John Boyega no filme indicam que seu personagem tem a Força. Ele sente a presença e até a “morte” de Rey em alguns momentos, além de ser capaz de encontrar e resolver problemas graças a um “instinto”.

Lando tem uma filha?

Nos momentos finais do Episódio IX, a Jannah de Naomie Ackie senta-se ao lado de Lando Calrissian. O veterano Billy Dee Williams então pergunta de onde ela veio, prometendo descobrir. É um indício de que Jannah é filha de Lando, algo que seria melhor explorado em uma versão anterior do projeto.

Rey enterra os sabres de Luke e Leia

Claramente que A Ascensão Skywalker encerraria os eventos desses 9 filmes onde tudo começou: Tatooine, o planeta onde tanto Anakin quanto Luke Skywalker foram criados. Na cena final, que ainda tem alguns Jawas, Rey leva os dois sabres de luz (de Luke e Leia) para serem enterrados na antiga casa de Owen e Beru Lars. 

Rey se torna uma Skywalker

Na última cena do filme, Rey assume o nome dos Skywalker. É uma forma de mostrar como a jovem Jedi rejeita sua origem como Palpatine, preferindo seguir o caminho de Luke e Leia, que aparecem para ela na forma de fantasmas da Força.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.