Este ano foi monumental para filmes de super-heróis. O gênero começou a se transformar em algo muito maior do que socos genéricos ou histórias de mocinhos contra bandidos.

Neste ano, a Marvel fez uma história do período dos anos 90 sobre as origens da Capitã Marvel antes de Vingadores: Ultimato, a maior bilheteria de todos os tempos, e Homem-Aranha: Longe de Casa. A DC introduziu um novo herói em Shazam! e a saga dos X-Men nos cinemas chegou ao fim.

Como 2019 em breve chega ao fim, é hora de olhar para os momentos mais incríveis de filmes de super-heróis no ano. A lista não está em nenhuma ordem particular e não consideramos o ótimo Coringa, da DC, por ser uma história sobre um vilão.


Vingadores: Ultimato – Capitão América contra Capitão América

Os fãs do MCU sabiam que o tempo de Chris Evans como Capitão América da Marvel provavelmente chegaria ao fim com Vingadores: Ultimato. Mas não estávamos exatamente preparados.

Uma cena especialmente ótima em Vingadores: Ultimato é durante o assalto ao tempo dos Vingadores, quando alguns deles voltam para 2012. Steve Rogers fica cara a cara consigo mesmo e eles lutam entre si pelo Tesseract.

O Capitão América mais velho mostra o quão mais forte e espirituoso ele se tornou ao longo dos anos. Há algo de poético e simplesmente legal em ver o crescimento deste personagem através de um confronto literal!

Homem-Aranha: Longe de Casa – Mysterio usa truques contra o Homem-Aranha

Durante a sequência de Homem-Aranha, a Marvel finalmente adaptou o infame super-vilão Mysterio para os cinemas e foi incrível! Em Homem-Aranha: Longe de Casa, Jake Gyllenhaal interpretou o personagem astuciosamente, posando primeiro como amigo de Peter Parker durante as férias de verão na Europa.

Um destaque do filme é no segundo ato, quando Mysterio lança algumas ilusões incríveis para brincar com Homem-Aranha e garantir que ele tenha sucesso ao concluir seu grande plano. A sequência tem tudo, desde um zumbi Homem de Ferro, um exército de Homens-Aranha atacando o pobre Peter e Mary Jane Watson de Zendaya, caindo até a morte.

É uma demonstração arrepiante do poder de Mysterio e de sua capacidade de realmente bagunçar a cabeça do Homem-Aranha e mostrar a ele seus maiores medos, enquanto ele tenta lidar com eles.

Shazam! – Shazam pode voar

O único filme de super-herói da DC em 2019, considerando que Coringa é sobre um vilão, Shazam! foi a história de origem do clássico Capitão Marvel, mais recentemente conhecido como Shazam. A parte mais divertida de assistir a este filme foi ver o jovem Billy Batson descobrir os poderes de sua nova forma adulta com seu amigo obcecado por heróis, Freddy Freeman.

A dupla descobre que ele é à prova de balas durante um tiroteio em uma mercearia e grava vídeos testando outras habilidades. Mas o melhor momento do grupo é quando Shazam descobre que pode voar durante seu primeiro confronto com o Dr. Silvana.

O voo torna o personagem uma verdadeira maravilha que pode combater o Dr. Silvana e seus Sete Pecados Capitais. É tão divertido ver essa descoberta dos olhos de uma criança.

X-Men: Fênix Negra – Magneto ajuda na briga

X-Men: Fênix Negra foi uma grande decepção. Muitos de nós estão tentando esquecer, enquanto pacientemente a Marvel reinicia os mutantes.

Mas, apesar de todas as suas falhas e do fracasso geral, o último filme dos X-Men entrega uma incrível sequência de trem no final. Isso proporciona ao público um momento incrível entre os mutantes, que habilmente derrubam seus inimigos.

É a ação de parede a parede que faz com que Tempestade, Ciclope, Fera e Magneto explorem seus poderes mutantes de uma maneira que nunca vimos verdadeiramente em um filme dos X-Men. É uma pena que o resto do filme não corresponda à força dessa cena!

Homem-Aranha: Longe de Casa – Homem-Aranha derrota Mysterio em Londres

Outra sequência épica de Homem-Aranha: Longe de Casa é quando o herói luta contra Mysterio mais uma vez na Ponte de Londres, enquanto Quentin Beck tenta orquestrar seu próprio grande momento de “herói”. Mysterio é um vilão formidável para o jovem Vingador, que tem seus tropeços, mas é isso que torna essa cena tão boa.

Peter Parker supera Beck, assim como ele o superou, levando à sua morte. No entanto, Beck ainda riu pela última vez, pois o filme termina com a revelação da identidade de Peter Parker através dos eventos nesta cena.

Os fãs da Marvel tentarão descobrir o que vem a seguir para o Homem-Aranha e se Mysterio sobreviveu. Felizmente, Homem-Aranha está de volta ao MCU e o retorno de Mysterio pode acontecer!

Vingadores: Ultimato – Capitão América usa o martelo de Thor

O Capitão América teve outro momento épico em Vingadores: Ultimato. Ele se tornou digno do martelo de Thor em uma cena crucial quando Homem de Ferro, Thor e Capitão América estão tentando derrubar Thanos, novamente.

Todo mundo engasgou ou aplaudiu quando Capitão América segurou Mjölnir em uma mão, enquanto seu escudo estava na outra. Lendário.

A cena mostra o grande poder do Capitão América no MCU em grande parte, enquanto Thor ainda está se recuperando. O debate sobre se Capitão América poderia empunhar o martelo já havia sido feito antes, e Vingadores: Ultimato respondeu poderosamente a essa pergunta antes de nos despedirmos do herói da Marvel.

Capitã Marvel – O poder total é liberado

O público também foi apresentado à Capitã Marvel no início deste ano, pouco antes de Vingadores: Ultimato. Carol Danvers, de Brie Larson, tem muitos momentos incríveis de destaque em Capitã Marvel, mas o mais decisivo é quando ela finalmente descobre seu passado e é libertada das amarras de seus poderes.

Quando o filme volta a momentos ao longo de sua vida, ela acorda e explode em um brilho magnífico e derruba os Kree – foi quando sabíamos que os Vingadores poderiam usar sua ajuda contra Thanos! A sequência também mostra Danvers abraçando seu capacete moicano no traje vermelho, azul e dourado.

Shazam! – A família se une

O momento mais agradável de Shazam! é certamente quando Billy Batson transfere seus poderes para o resto de sua família adotiva e eles também se deleitam na glória de serem adultos e ter poderes sobre-humanos. É uma sequência incrivelmente gratificante ver a Família Shazam tomar forma, especialmente com Freddy Freeman, de Adam Brody, implementando seu conhecimento em quadrinhos ao combater os Sete Pecados Mortais do Dr. Silvana – a adorável Darla, interpretada por Meagan Good, também é um destaque.

A cena abrange a mensagem do filme para Billy aceitar ajuda e sua nova família. Esperamos que Shazam! 2 tenha mais cenas como essa.

Vingadores: Ultimato – Todos os heróis se unem

É claro que este é o melhor momento de super-heróis de 2019. Quando o Capitão América finalmente pronuncia “Vingadores, Avante!” em Vingadores: Ultimato e inúmeros heróis de 23 filmes de construção de mundo aparecem para acabar com Thanos e seu exército, não é nada menos que icônico.

Pode ser o melhor momento em todos os filmes de quadrinhos. A longa sequência está cheia de momentos marcantes, como quando Homem-Aranha cavalga no cavalo de Valquíria ou todas as mulheres Vingadoras aparecem juntas.

A cena, é claro, termina com o sacrifício do Homem de Ferro. Foi de arrepiar!