Star Wars: A Ascensão Skywalker representa a conclusão da trilogia moderna da saga. O filme foi lançado na última semana, e desde então vem dividindo a opinião de fãs e críticos com reviravoltas extremamente polêmicas.

Certos momentos do filme tem sido visto como confusos pelos fãs da saga. Por isso, o site Looper listou as partes de Star Wars 9 que não responderam as grandes perguntas dos fãs.

Confira abaixo!


O retorno de Palpatine

Mesmo que Star Wars 9 não tenha explicado exatamente como Palpatine sobreviveu, não é difícil concluir a resposta. É improvável que o vilão tenha morrido após uma queda como acontece em sua última aparição, já que personagens como Darth Maul e Luke Skywalker já sobreviveram a quedas no cânone da série.

Depois, ele foi enviado para o planeta Exegol onde teve sua vida mantida por várias máquinas comandadas por Acólitos dos Sith.

A luta de Kylo Ren

No início de Star Wars 9, Kylo Ren aparece lutando contra inimigos desconhecidos em um planeta repleto de tons de vermelho.

Star Wars: The Rise of Skywalker: The Visual Dictionary revela que os oponentes de Kylo Ren eram os Alazmec de Winsit, uma seita de adoradores de Vader que viaja ao planeta Mustafar com o objetivo de acessar os poderes do Lado Sombrio pela fortaleza Sith.

O exército de Palpatine

Para comandar seu exército, Palpatine foi capaz de usar os poder de todos os Sith que vieram antes dele. Ele também clonou Snokes que eram todos presumidamente fortes no Lado Sombrio. O vilão também contava com uma rede de leais que receberam suas mensagens através da galáxia, mesmo depois de sua suposta morte. Isso é evidenciado pelas ações de Ochi.

No entanto, o filme não revela como o personagem conseguiu construir as inúmeras naves em sua frota espacial.

O treinamento de Rey

Rey se torna uma verdadeira Jedi após treinar com Leia. O filme revela como a personagem desenvolveu seus poderes da força e completou seu treinamento com os mestres.

A Ascensão Skywalker revela que Leia treinou como Jedi em sua juventude. Ela completou seu treino e chegou a montar seu sabre de luz. Porém, em seu último dia de treinamento, Leia teve uma visão que sugeria que se ela se tornasse uma Jedi, seu filho morreria. Por isso, ela desistiu da “carreira” e deu seu sabre de luz para Luke.

A mudança de Kylo Ren

Kylo Ren foi introduzido como um grande vilão de Star Wars, porém passou para o lado do bem no último filme da saga. A mudança de opinião do personagem é explicada por seu contato com a mãe.

Durante seu duelo com Rey, Kylo afirma que nunca pode voltar para o convívio de Leia, indicando que o Lado Sombrio é a única opção para ele. No entanto, quando Leia se comunica com ele durante a batalha, ele percebe que pode voltar ao lado do bem e que teria apoio em sua decisão.

O plano de Palpatine

Enquanto Palpatine secretamente criava a primeira ordem, ele também buscava por sua neta Rey por considerá-la sua herdeira. Ele envia caçadores de recompensa atrás dela, mas seus esforços falham. Ele não consegue localizá-la até ela iniciar seu treinamento da Força com Luke.

O vilão então manda Kylo Ren encontrá-la e matá-la. Palpatine, no entanto, nunca acreditou que Ren teria a capacidade de matar Rey, usando-o apenas para levar a personagem para o Lado Sombrio.

Quando Rey o encarou em Exegol, Palpatine revelou que seu plano o tempo todo era usar Rey para assumir seu lugar como Imperatriz, transferindo seu espírito e dos outros Sith para o corpo da protagonista.

As vozes

As vozes que Rey escuta no final de Star Wars pertencem aos Jedi que vieram antes da personagem.

Entre as participações especiais se destacam: Hayden Christensen como Anakin Skywalker, Ewan McGregor e Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi, Liam Neeson como Qui-Gon Jinn, Frank Oz como Yoda, Samuel L. Jackson como Mace Windu e Mark Hammil como Luke Skywalker.

Díada

Várias vezes em A Ascensão Skywalker personagens mencionam que Rey e Kylo Ren são uma “díada da Força”, um termo que nunca tinha sido usado em Star Wars.

Aparentemente, uma díada é extremamente rara e nunca foi vista em gerações. Isso significa que os dois juntos podem manipular a Força de maneiras poderosas e inéditas. Ren especula que isso aconteceu pois os dois são netos de dois grandes utilizadores da Força: Anakin Skywalker e Imperador Palpatine.