Netflix

Você: 5 sinais de que você pode estar namorando um Joe na vida real

A 2ª temporada de Você estreou na Netflix após mais de um ano de espera dos fãs. A produção acompanha a história de Joe, um psicopata que fica obcecado e pratica os atos mais terríveis para manter o controle sobre seus “amores”.

Embora a série não seja baseada em fatos reais, comportamentos como os de um stalker, termo que significa “perseguido”, são comuns na vida de muitas vítimas. Só no Reino Unido, cerca de 2500 pessoas sofrem com admiradores obcecados a cada ano.

Em entrevista ao site Express.UK, o psicólogo sueco Niels Eék listou 5 sinais que devem ser encarados como “bandeiras de perigo” por qualquer um em um relacionamento.

Se você se identifica com os itens, pode estar envolvido em um relacionamento abusivo ou namorando um psicopata. Confira abaixo!

Ciúme excessivo

Eék explicou que o ciúmes encontra suas raízes no medo da inadequação e o temor do parceiro de ser substituído por outro alguém. As demonstrações excessivas do sentimento também não relacionadas ao sentimento de posse, algo que Joe de Você entende bem.

“Se seu ente querido começa a, por exemplo, criar regras sobre com quem você pode conversar, ou principalmente demonstra possessividade física, isso é motivo para preocupação”, explicou o psicólogo.

Interrogatórios

Em namoros e romances, é comum que os envolvidos compartilhem entre si detalhes de seus dias. No entanto, de acordo com Eék, esse compartilhamento deve ser sempre voluntário.

“Essas informações nunca devem ser exigidas, principalmente em intervalos que deixem algum dos envolvidos desconfortável. Se seu parceiro sempre tenta vasculhar seu celular, ler seus e-mails ou invadir sua privacidade, essas atitudes são consideradas extremamente controladoras”, contou.

Culpa

Segundo Niels Eék, a culpa é uma das principais armas de pessoas controladoras em relacionamentos abusivos. Na primeira temporada de Você, Joe sempre tentava deixar Beck se sentindo culpada por fazer qualquer coisa sem ele.

“Se você se sente constantemente culpado ou tenta se desculpar e agradar o parceiro o tempo todo, para fazê-lo se sentir melhor, o relacionamento tem grandes chances de estar evoluindo para algo controlador”, explicou o psicólogo.

Isolamento

Manter um relacionamento próximo com família e amigos é algo importante para qualquer pessoa, e isso não deve mudar quando alguém começa a namorar. Normalmente, um casal passa por um certo afastamento do círculo de amizades no início da relação, mas a fase não dura muito tempo.

Se um parceiro exige que você se afaste de seus familiares ou amigos, ele com certeza está tentando te controlar.

“O objetivo de psicopatas em relacionamentos abusivos é retirar o alvo de sua rede de suporte, composta de seus amigos e família. Isso também inevitavelmente aumenta o nível de estresse, e favorece a dependência emocional. Por isso, muitas pessoas envolvidas em relacionamentos abusivos têm dificuldades em deixar a relação”, explicou Eék.

Críticas constantes

Críticas também são comuns em relacionamentos, porém no caso das relações abusivas, elas se tornam armas para o abusador. Com críticas excessivas e infundadas, um parceiro controlador pode minar a autoestima de quem é controlado.

“No final das contas, é difícil se sentir aceito, amado ou validado quando alguém diz constantemente que o que você está fazendo não é o suficiente ou está errado”, contou o psicólogo.

A 2ª temporada de Você já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.