Indicações

9 segredos e referências no traje do Batman de Robert Pattinson

A internet quebrou na última quinta-feira (13) quando o diretor Matt Reeves revelou o primeiro vídeo oficial de Robert Pattinson em The Batman.

Foram apenas alguns segundos, mas o bastante para que os fãs pudessem ver o novo traje do Homem-Morcego, e nós já separamos todas as referências e segredos que encontramos.

Confira abaixo.

Arkham

De cara, essa é a primeira referência que nos vêm à mente por um motivo simples: armadura. Já vimos o herói com traje de reforço antes, mas nunca nada ágil e metalizado como os games da série Arkham representaram. É uma placa de peito chumbada e cujo símbolo do morcego parece mais táctil.

Batman do Futuro

Falando no morcego do peito, a forma mais metálica não traz exatamente um símbolo. É como se este Bruce Wayne tivesse juntado peças que acabaram por se assemelhar a um morcego, remetendo bastante à forma mais esguia do traje do Batman do Futuro.

Adam West

Isso mesmo! Parece difícil de imaginar que um reboot mais sombrio do Homem-Morcego olharia para seu passado carnavalesco com a série de TV dos anos 60, mas quando olhamos para a máscara de Pattinson fica bem claro: referência. É como se Reeves tivesse aproveitado a forma mais simples com uma roupagem de couro mais radical e assombrosa. 

Christian Bale

Christopher Nolan revolucionou o Homem-Morcego de diferentes formas com sua trilogia, e o traje foi uma dessas grandes transformações. Em O Cavaleiro das Trevas, Bruce Wayne opta por um traje composto por placas de armaduras, algo que vemos em escala mais aprimorada (e pesada) na versão de Pattinson.

Batman By Gaslight

É incomum que o Batman tenha golas em seus uniformes, mas um dos diferenciais do traje de Pattinson é justamente esse. Ainda que mais moderno e robusto, essa gola e preenchimento de ombro remetem bastante a Batman By Gaslight, história que colocou o Homem-Morcego caçando Jack, o Estripador na Londres Vitoriana. Como Reeves quer fazer um noir, nada mais justo!

Batman: Ano Um

Há um aspecto de improviso e “caseiro” que esse traje do Batman sugerem, principalmente no capuz mais imperfeito do herói. Isso nos faz lembrar da ideia de ser um Homem-Morcego no início de carreira, remetendo ao clássico Batman: Ano Um, de Frank Miller.

A arma que matou os Waynes?

Há uma teoria bem interessante que já desponta entre os fãs. Comentamos acima como o símbolo do morcego no peito do herói parece mais táctil, e eis que veio a sugestão dele ter sido montado através de peças da arma que matou Thomas e Martha Wayne. Seria bem perturbado, não?

E as orelhas?

Um elemento que deixou os fãs curiosos nesse vídeo foi justamente o mais importante da iconografia do Batman: as orelhas! Será que essa versão do herói vai seguir o caminho das orelhas menores (Frank Miller) ou seguir o caminho do cinema para as longas e pontiagudas? Fica a dúvida.

O tema de Michael Giacchino

Matt Reeves não brincou no serviço! Além do vídeo completo revelar o visual de Battinson, também tivemos uma prévia do tema musical oficial de Michael Giacchino para o filme. Pelas notas mais sombrias e pesadas, dá pra sentir a inspiração no cinema de noir que o cineasta tanto almeja, tornando-se icônico desde já.

The Batman chega aos cinemas brasileiros em 25 de junho de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.