Coringa vai ganhar o Oscar 2020? Veja as chances

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com 11 indicações ao Oscar 2020, Coringa se consolidou como um dos filmes baseados em quadrinhos mais aclamados de todos os tempos.

Porém, em meio a toda a empolgação, chegou a hora de analisar friamente: Quais são as chances reais de Coringa no Oscar?

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para medir isso, listamos todas as onze categorias em que Coringa concorre. Vamos apontar quais são os principais candidatos de cada categoria de acordo com a opinião da crítica e as premiações anteriores, como Globo de Ouro, SAG Awards, entre outras.

Melhor Maquiagem e Penteado

Indicados: Coringa, Malévola: Dona do Mal, Judy, 1917 e O Escândalo.

O trabalho de maquiagem feito em O Escândalo é de longe o mais impressionante de 2019. Judy é outro forte candidato, mas nessa categoria, Coringa está longe de ser o favorito.

Melhor Design de Produção

Indicados: Coringa, Era Uma Vez em Hollywood, Parasita, Jojo Rabbit e O Irlandês.

Essa é uma categoria bem disputada, mas Era Uma Vez em Hollywood larga na frente dos outros candidatos. A forma como a Los Angeles de 1960 foi recriada pelo filme é realmente impressionante.

Melhor Montagem

Indicados: Ford vs Ferrari, Coringa, Parasita, Jojo Rabbit e O Irlandês.

Esta é uma categoria bem disputada. Apesar do leve favoritismo de Ford vs Ferrari, todos os outros têm boas chances aqui – até mesmo Coringa.

Melhor Mixagem de Som

Indicados: Ford vs Ferrari, 1917, Ad Astra, Coringa e Era Uma Vez em Hollywood.

A briga nessa categoria é entre Ford vs Ferrari e 1917. Todos os outros são meros coadjuvantes nessa disputa.

Melhor Edição de Som

Indicados: 1917, Coringa, Ford Vs Ferrari, Era Uma Vez em Hollywood e Star Wars: A Ascensão Skywalker.

É improvável que 1917 perca esse prêmio também. Ford vs Ferrari é um concorrente à altura, mas todos os outros correm por fora nessa categoria.

Melhor Trilha Sonora

Indicados: Coringa, Adoráveis Mulheres, Star Wars: A Ascensão Skywalker, 1917 e História de Um Casamento.

Coringa tem grandes chances nessa categoria. Seu principal concorrente aqui é Adoráveis Mulheres, que possui a trilha do consagrado Alexandre Desplat.

Apesar da concorrência, a trilha sonora de Coringa é uma das mais memoráveis de 2019. O trabalho da musicista Hildur Guðnadóttir merece ser reconhecido.

Melhor Fotografia

Indicados: Coringa, 1917, O Farol, Era Uma Vez em Hollywood, O Irlandês.

O mundo inteiro vai se surpreender se o Oscar 2020 de Melhor Fotografia não for dado a 1917. Nessa categoria, todos os outros concorrentes têm poucas chances.

Melhor Roteiro Adaptado

Indicados: Adoráveis Mulheres, Coringa, O Irlandês, Jojo Rabbit e Dois Papas.

Melhor Roteiro Adaptado é uma das categorias mais fortes do Oscar 2020, o que torna bem difícil a tarefa de apostar em um vencedor.

Porém, é justo dizer que Adoráveis Mulheres, O Irlandês e Jojo Rabbit saem na frente na corrida contra Dois Papas e Coringa.

Melhor Ator

Indicados: Joaquin Phoenix (Coringa), Adam Driver (História de um Casamento), Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em Hollywood), Antonio Banderas (Dor e Glória) e Jonathan Pryce (Dois Papas).

Essa é de longe a categoria em que Coringa tem mais chances. Seria realmente surpreendente se Joaquin Phoenix não vencesse o prêmio de Melhor Ator do Oscar 2020.

Para não falar que “já está ganho”, é justo dizer que Adam Driver poderia aparecer como a “zebra” da vez, mas no fim das contas, o prêmio provavelmente será entregue ao astro de Coringa.

Melhor Diretor

Indicados: Martin Scorsese (O Irlandês), Todd Phillips (Coringa), Sam Mendes (1917), Bong Joon-ho (Parasita) e Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood).

Na categoria Melhor Diretor, Sam Mendes e Bong Joon-ho são os francos favoritos, com Martin Scorsese como o terceiro candidato mais forte. Todd Phillips, de Coringa, e Tarantino, têm poucas chances.

Melhor Filme

Indicados: 1917, Coringa, Jojo Rabbit, O Irlandês, Adoráveis Mulheres, Era Uma Vez em Hollywood, Parasita, História de um Casamento e Ford vs Ferrari.

Uma vitória de Coringa na categoria de Melhor Filme seria uma grande surpresa. O grande favorito da indústria parece ser 1917, mas é possível que O Irlandês e até mesmo Parasita surjam como “azarões”.

Todos os outros – e isso inclui Coringa – estão correndo por fora do prêmio de Melhor Filme. Veremos neste domingo, dia 9 de fevereiro, quem será o grande vencedor.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio