Indicações

MCU em apuros: veja como o Coronavírus afetou Universo Marvel

Com o surto do Coronavírus se espalhando pelo mundo, a cultura pop, e principalmente o cinema, começam a ser extremamente afetados pelas medidas de precaução.

Com muitos filmes e séries planejados para 2020 e 21, a Marvel está passando por sérios problemas para readequar seu calendário após a suspensão de várias gravações.

Isso pode impactar nos cofres do estúdio e também resultar no adiamento de várias produções que já estavam com data marcada.

Viúva Negra

Viúva Negra será lançado em 30 de abril, e a Marvel considerou que era tarde demais para mudar a data de estreia do filme.

As primeiras previsões de bilheteria são de que o longa terá um fim de semana de estreia de US$ 115 milhões nos EUA, mas as projeções podem ser significativamente impactadas pela disseminação do Coronavírus.

Para piorar a situação, a Marvel havia escolhido a Viúva Negra para um forte desempenho nas bilheterias globais, mas é impossível dizer em que estado o mundo estará em maio.

Se outros países seguirem o exemplo da China e da Itália, isso terá um enorme impacto no desempenho, já que grande parte dos cinemas estão sendo fechados por tempo indeterminado.

Falcão e o Soldado Invernal

Falcão e o Soldado Invernal está com sérios problemas, com a produção em Praga interrompida devido ao surto de Coronavírus.

Grande parte do show estava sendo filmado em Atlanta, mas a produção estava programada para passar uma semana na capital da República Tcheca.

Presumivelmente, as avaliações de risco mudaram quando a cidade começou a fechar escolas, cancelar eventos e restringir viagens.

Isso pausou as gravações da série por tempo indeterminado, e ainda não há previsão de retorno.

A programação da Disney+ está praticamente planejada até o final de 2020, e a plataforma não pode se dar ao luxo de adiar um de seus maiores lançamentos do ano.

Os Eternos

Os Eternos já terminou suas filmagens, o que significa que o Coronavírus deve ter um impacto mínimo na produção.

O marketing, no entanto, será dramaticamente impactado pela pandemia, especialmente se grandes eventos promocionais potenciais como o SDCC 2020 forem cancelados.

O filme é um dos mais arriscados da fase 4, com personagens com um reconhecimento de marca muito baixo, e a Marvel não pode pagar por uma falha de marketing.

O lançamento está planejado apenas para novembro e, portanto, é difícil prever o que acontecerá até lá – e como isso impactará o resultado do filme nas bilheterias.

WandaVision

O que parecia improvável, acabou acontecendo, e WandaVision também foi afetada pelo Coronavírus.

A série do Disney+ já estava bem perto de encerrar suas gravações, com até uma festa de encerramento já tendo acontecido.

No entanto, mesmo faltando bem pouco para o fim, a Marvel suspendeu todas suas filmagens na cidade de Atlanta, e WandaVision estava no meio.

O Coronavírus está se espalhando na cidade, com duas escolas fechando depois que um professor foi contaminado, expondo potencialmente cerca de 150 estudantes; foi uma questão de tempo até que o vírus afetasse os estúdios.

Loki

A série Loki do Disney+ estava atualmente sendo filmada em Atlanta, o que significa que ela também teve sua produção suspensa.

Espera-se haver uma relação estreita entre Loki e o próximo Thor: Amor e Trovão; de fato, alguns relatórios sugerem que a série explicará como o Mjolnir de outra linha do tempo termina na continuidade principal do MCU, pronto para ser escolhido por Jane Foster.

Supondo que esses relatórios estejam corretos, esse programa precisa desesperadamente ir ao ar antes de Thor 4, a fim de manter a trajetória narrativa do MCU.

Para piorar a situação, é possível que algum elenco – como o próprio ator Tom Hiddleston – tenha participações em ambas as produções. Atrasos terão um efeito cascata.

Shang-Chi

Assim como Mulan, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é uma grande aposta da Marvel no mercado chinês.

Embora seja verdade que novos casos de Coronavírus na China estão caindo, isso se deve à enorme escala das medidas adotadas pelo governo, e não está claro se essa abordagem simplesmente acabará com a epidemia.

Outro problema pelo qual o filme está passando é a suspensão nas gravações, que estavam acontecendo na Austrália, após a suspeita – ainda não confirmada – de que o diretor Destin Daniel Cretton esteja com coronavírus.

O cineasta decidiu fazer o teste para o COVID-19, e foi recomendado pelo médico que se auto-isolasse por duas semanas, mesmo sem o resultado confirmado.

A suspensão das filmagens custarão a Marvel quase US$ 350 mil dólares a cada dia de pausa, já que eles ainda precisam pagar pelos chefes de departamento e outros funcionários para manter o projeto durante o intervalo.

Doutor Estranho 2

O diretor Sam Raimi se inscreveu recentemente para substituir Scott Derrickson no comando do Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e a produção deveria começar em breve.

Houve relatos não confirmados que a Marvel pretende filmar nos Pinewood Studios, na Inglaterra, e até agora o Reino Unido não sofreu muitas perturbações, portanto, o planejamento pode continuar.

É provável, no entanto, que eles estejam considerando contingências no caso de o Reino Unido ser finalmente forçado a implementar um bloqueio para estrangeiros; isso pode incluir atrasar as filmagens e possivelmente até atrasar a data de lançamento.

Gavião Arqueiro

A série do Gavião Arqueiro deveria começar a produção em julho, quando muitos preveem que o Coronavírus estará no seu pior estado nos Estados Unidos.

Nesse caso, porém, a Marvel provavelmente tem espaço para manobrar, já que a série não deve ser lançada até o segundo semestre de 2021.

Além disso, ela também não deve ter vínculos com nenhum dos filmes daquele ano. Não seria uma surpresa ver o programa ser um pouco adiado.

Thor: Amor e Trovão

O diretor Taika Waititi confirmou que sua equipe de produção pretende ir para a Austrália em abril e começar a filmar Thor 4 em agosto.

Ele já temia um certo grau de interrupção por causa dos incêndios na Austrália, e agora o Coronavírus, que já tem casos confirmados no país, é outro problema importante.

Não seria uma surpresa ver essa produção atrasada.

Homem-Aranha 3

Homem-Aranha 3 é outro filme que deve ter suas gravações adiadas qualquer forma, mas a data de lançamento deve ser mantida, pois faz parte do contrato renegociado entre a Marvel Studios e a Sony Pictures.

Embora o Homem-Aranha: Longe de Casa tenha levado Peter Parker para férias na Europa, é provável que ele esteja de volta a Nova York para o novo longa, o que pode causar problemas na produção.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.