Indicações

NÃO É para crianças: veja coisas que só adultos notam em Frozen

Frozen, da Disney, é uma animação que atrai tanto os adultos quanto as crianças, muito por conta de sua qualidade cinematográfica e seu roteiro bem escrito.

Mesmo assim, existem algumas cenas ou referências de Frozen que só adultos entendem. O The List falou sobre elas.

Confira a seguir:

Anna fez uma piada imprópria?

Em um verso de “For the First Time in Forever”, música cantada por Anna em Frozen, a personagem faz uma piada de duplo sentido bem curiosa. No trecho, “Por que eu tenho um ballroom [pista de dança] se não tenho bolas?”, ela faz uma clara referência aos testículos masculinos – que não possui.

Frozen passa no Teste de Bechdel em cinco minutos

Para os adultos que conhecem o Teste de Bechdel, que testa a representatividade feminina nos filmes, é perceptível que Frozen cumpre as regras do teste em seus primeiros cinco minutos.

No Teste de Bechdel, é preciso que um filme tenha: Mais uma personagem feminina; As duas tem que conversar entre si; O assunto não pode estar relacionado ao universo masculino. Anna e Elsa cumprem esses três quesitos logo no início de Frozen.

Metáfora para sentimentos

A dificuldade de Elsa em controlar seus poderes – que afasta ela de sua irmã Anna – é basicamente a maneira que Frozen encontrou para falar de medo e sentimentos. Tudo na verdade é uma metáfora, que mostra que quando lidamos com nossos medos abertamente, as coisas tendem a se acertar.

Relações românticas saudáveis

Frozen brinca com a abordagem ultrapassada das animações antigas da Disney, que faziam os protagonistas se apaixonarem em pouco tempo. Em Frozen, Elsa debocha do fato de Anna achar que Hans é o amor da sua vida conhecendo ele por apenas um dia – o que não acontece em histórias como A Pequena Sereia e Cinderella.

Amor de irmã

Em diversos momentos Frozen discute o empoderamento feminino, subvertendo a clássica trama em que a princesa sacrifica tudo por seu amado. Em Frozen, a relação amorosa que realmente importa é a relação fraternal entre Anna e Elsa. Essa subversão de roteiro é uma coisa que só adultos conseguem identificar – no geral.

Olaf faz piada com sua morte

Frozen brinca com a morte de Olaf fazendo uma piadinha implícita. Ao quase rimar as palavras “cuddle” (abraço) com “puddle” (poça d’água), Olaf está brincando com o fato de que sua exposição ao sol provavelmente o transformaria em uma poça d’água, o que certamente aconteceria com ele no inverno.

Pinturas baseadas em obras de arte reais

Só adultos – especialmente aqueles que gostam de arte – conseguem perceber que as pinturas de Frozen são baseadas em obras que existem no mundo real, como por exemplo a estátua de Joana d’Arc em Nova Orleans.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.