Indicações

Tony Stark é o herói mais BABACA da Marvel

Nos últimos anos, especialmente, o Homem de Ferro solidificou seu lugar como um dos super-heróis mais populares do mundo. Embora o personagem não seja o mais moralmente justo, especialmente em comparação com o Capitão América, ele quase sempre pode contar com a atitude certa.

Apesar disso, Tony é conhecido por se deslocar para algum território mais sombrio de tempos em tempos, até indo tão longe que ele pode até ser considerado um vilão. Embora ele quase sempre se recupere, isso não muda o fato de o personagem ter feito coisas muito moralmente ambíguas.

Para analisar alguns dos momentos mais sombrios da história do personagem, aqui está nossa lista de dez coisas moralmente questionáveis ​​que o Homem de Ferro fez nos quadrinhos – e que provaram que ele é um verdadeiro babaca!

Guerra Civil

A Guerra Civil da Marvel mostrou uma das maiores lutas de heróis contra heróis nos quadrinhos até hoje. Após a introdução da Lei de Registro de Super-Heróis, os maiores nomes da Marvel começam a tomar partido do Homem de Ferro, que apoiou o ato, ou o Capitão América, que era contra.

Enquanto cada lado tinha seu próprio raciocínio forte, Tony certamente cruzou a linha várias vezes ao longo da série. Não apenas estava apoiando um ato moralmente questionável, mas também enviou vilões para dar uma surra no Homem-Aranha, depois que mudou de lado.

Além disso, também foi revelado que Tony havia tentado recriar Thor usando um robô programado. Embora os resultados de suas ações tenham consequências terríveis pelas quais ele próprio não era exatamente responsável, toda a história mostra Tony agindo mais como um vilão do que qualquer outra coisa.

Ataque contra Ulisses

Enquanto a Guerra Civil mostrou Tony mais como o vilão, ele definitivamente teve um argumento muito mais forte na Segunda Guerra Civil. Depois que um novo Inumano, Ulisses, surge com o poder de prever o futuro, Tony se opõe à ideia de usar o jovem para impedir crimes antes que eles aconteçam.

Independentemente disso, Tony ainda pensava em machucar o garoto, acreditando que ele era muito perigoso. Depois que ele invadiu o quarto de Ulisses, ele é interrompido por Medusa, que o impede de levar as coisas longe demais.

Embora Tony realmente não tenha feito nada para machucar o jovem, o fato de ele considerar matá-lo é um momento moralmente questionável para o personagem.

Parceria com Kang, o Conquistador

Por um tempo, Tony Stark realmente parecia estar se deteriorando mentalmente. Eventualmente, porém, foi revelado que o herói havia realmente começado a trabalhar para Kang, o Conquistador.

Isso não apenas foi uma revelação bastante grande (e surpresa indesejável), mas esse evento também levou à morte de Tony logo depois. Com uma reação negativa tão forte em relação a essa história, a Marvel foi rápida em corrigi-la.

Usando o igualmente impopular relançamento de Heroes Reborn, eles conseguiram encontrar uma maneira de restaurar o lugar de Tony no Universo Marvel. Apesar da natureza estranha da história em geral, ela ainda é uma parte moralmente cinzenta de sua história.

Hulk ao espaço

Iniciando a história de Planeta Hulk, os leitores descobrem que Tony e outros membros dos Vingadores consideraram Hulk muito perigoso para ser mantido na Terra. Então, em vez de procurar uma solução melhor, eles decidiram enviá-lo para um planeta distante contra sua vontade.

Embora essa ação fosse moralmente ambígua o suficiente por si só, isso nem é a coisa mais questionável da história. Mais tarde, o foguete em que Hulk estava explodiu, revelando que os ex-colegas e amigos de Hulk haviam planejado matá-lo.

Embora Hulk tenha sobrevivido felizmente, esse ato ainda é uma das coisas mais insanamente questionáveis ​​que Tony já fez.

Vício em bebidas

Parte da diversão dos quadrinhos é ver personagens lutando com questões muito humanas. Embora O Demônio na Garrafa seja uma das histórias mais famosas do Homem de Ferro de todos os tempos, ainda é um ponto muito baixo na história do personagem.

Concentrando-se principalmente no abuso de álcool de Tony, a trama destaca como o herói superou um desafio pessoal em vez de uma ameaça física externa que pode ser perfurada. Embora o próprio Tony tenha tido sucesso no final, ele realmente levou as coisas longe demais quando matou um embaixador.

Apesar da qualidade da história, ela ainda apresenta uma das ações moralmente mais ambíguas do herói da Marvel.

Desenvolvimento de mais armas

Uma coisa que Tony fez nos filmes e nos quadrinhos é continuar desenvolvendo armas depois de ser capturado por terroristas. Embora ele agora use essas armas para ajudar e não para ferir, não é o argumento moral mais forte para o personagem.

É verdade que Tony desenvolveu todos os tipos de outras tecnologias que ajudaram a humanidade a avançar. No entanto, no final do dia, a armadura do Homem de Ferro ainda é sem dúvida a arma mais poderosa da Terra da Marvel.

Apesar de ser um dos heróis mais respeitados do universo, isso ainda não faz sentido do ponto de vista moral.

Illuminati

Juntamente com outros personagens incrivelmente inteligentes, Tony Stark ajudou a formar os Illuminati da Marvel. O objetivo do grupo era reunir alguns dos heróis mais inteligentes para descobrir maneiras de lidar com as ameaças a longo prazo.

No entanto, o grupo acabou se tornando uma das organizações mais moralmente questionáveis, sem dúvida ainda mais superficial do que a SHIELD. Embora eles tivessem as melhores intenções em mente, todo o grupo tomou algumas decisões muito questionáveis, resultando em alguns resultados infelizes para muitos personagens ao longo dos anos.

Não importa o quanto eles esperem sair do grupo, ainda é uma das coisas mais questionáveis ​​em que Tony se envolveu.

Superior Homem de Ferro

Após os eventos da história de AXIS da Marvel, Tony Stark foi ainda mais idiota do que costuma ser. Graças às mudanças feitas em sua personalidade, Tony estava se passando por ele mesmo, apesar de estar agindo com más intenções.

Com essa persona, Tony continuou a fazer avanços na tecnologia, embora inteiramente para ganho pessoal. Por exemplo, depois de liberar o Extremis 3.0 ao público, Tony cobrou US$ 100 por dia dos usuários para continuar usando.

Embora toda a história tenha sido completamente ridícula às vezes, ainda é uma das piores coisas que o personagem fez. Felizmente, não durou muito e Tony logo voltou ao seu antigo estado de espírito.

Jovem sucessora pressionada

Após o desaparecimento de Tony na Segunda Guerra Civil, Riri Williams assumiu o manto do Homem de Ferro. Sob o codinome Coração de Ferro, Riri desenhou seu próprio traje e lutou contra o mal com uma IA que lhe foi dada pelo próprio Tony.

No entanto, embora Riri tenha conseguido se destacar, o fato de Tony pressionar alguém tão jovem a fazer algo tão perigoso é moralmente ambíguo. Enquanto muitos heróis dos quadrinhos são muito jovens, Tony tem sido franco contra pessoas inexperientes, com tanto poder sendo liberado no mundo (ou seja, tudo o que ele alertou na Guerra Civil).

Portanto, encorajar Riri não é apenas um pouco hipócrita, mas também uma questão moral do ponto de vista do próprio herói.

Controlador do mundo

Por mais inteligente que Tony seja, ele sempre usou seu cérebro para ajudar as pessoas, apesar da personalidade muitas vezes rude. No entanto, em uma realidade alternativa, os leitores têm um vislumbre exatamente do que Tony é capaz, e quão poderoso ele poderia ser se quisesse.

Em uma das histórias de Exiles, o Homem de Ferro revela ter realmente dominado o mundo. Para realizar tal feito, o Homem de Ferro explica que ele orquestrou uma guerra entre mutantes e a humanidade, usando o caos para ganhar cada vez mais poder.

Embora esta felizmente não seja a versão principal do personagem, é facilmente uma das piores coisas que “Tony Stark” realizou nos quadrinhos da Marvel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.