Indicações

Reveladas as maiores fraquezas dos Vingadores na Marvel

Ninguém é invencível. Até um homem de aço como o Superman é vulnerável a coisas como kryptonita, magia ou ocasionalmente um cara grande e pontudo.

Muitos outros super-heróis sofrem vulnerabilidades semelhantes. Os poderes do Lanterna Verde eram inúteis contra a cor amarela.

O Caçador de Marte tem mais super poderes do que a maioria da Liga da Justiça combinada, mas se você o aproximar demais de uma fogueira, ele vai surtar.

Mas a fraqueza de um herói nem sempre é física. Com algumas exceções notáveis, a maioria dos membros dos Vingadores do MCU não comanda o mesmo tipo de poderes divinos que os recrutas da Liga da Justiça, e suas vulnerabilidades tendem a ser mais profundas que a pele.

Eles estão confiantes demais, são sobrecarregados por sentimentos de inadequação ou, em alguns casos, você simplesmente não sabe de que lado eles estarão de um minuto para o outro. Por mais que a equipe às vezes possa funcionar como uma máquina bem programada, um vilão com a astúcia de Loki ou Ultron pode acabar com o time.

Não acredita em nós? Vamos analisar as maiores fraquezas dos seis principais membros dos Vingadores nos cinemas.

Homem de Ferro coloca tudo em seus ombros

Dizer que a força de alguém também pode ser sua fraqueza é clichê, mas é clichê porque é verdade, e o Homem de Ferro do MCU é um exemplo perfeito.

Desde a Batalha de Nova York em Os Vingadores de 2012, Tony Stark segurou o mundo em seus ombros. Quando os Chitauri vieram gritando do céu sobre Manhattan, tudo mudou para Tony.

O conhecimento de que forças alienígenas hostis estavam esperando no vazio era demais para ele processar sem fazer algo a respeito.

Embora esse senso de responsabilidade ajude a salvar o mundo várias vezes, inclusive em sua batalha final em Vingadores: Ultimato de 2019, também alimenta as maiores falhas de Stark. Isso justifica, em sua mente, seu erro em Vingadores: A Era de Ultron que leva à criação de um robô sensível que quase destrói o mundo.

Também é uma grande parte de sua motivação apoiar os Acordos de Sokovia em Capitão América: Guerra Civil, enviando-o em rota de colisão com Steve Rogers e deixando o mundo com Vingadores divididos quando Thanos aparece.

Capitão América é bom demais para o seu próprio bem

Em “The Fly”, do U2, Bono canta: “Não é segredo que um mentiroso não acredita em mais ninguém”. Isso ocorre porque tendemos a esperar do mundo o que esperamos de nós mesmos.

Se você mente o tempo todo, provavelmente supõe que todo mundo mente o tempo todo e, portanto, não confia em ninguém. Isso funciona do outro jeito também.

Se você é um patriota altruísta e corajoso que sempre exige o melhor de si, provavelmente espera o melhor de todos ao seu redor. E se você é Steve Rogers, ficará desapontado, muitas vezes.

É esse aspecto de Steve que ajuda a criar muitos problemas em Capitão América: Guerra Civil. É claro que ele não vê necessidade dos Acordos de Sokovia – ele espera o melhor de todos ao seu redor.

Ele luta muito, arrisca muito e perde muito para proteger seu velho amigo Bucky porque, apesar do que ele sabe que Bucky fez, ele ainda espera o melhor dele. Sua inocência o levou a se juntar à SHIELD sem perceber a crescente ameaça da Hydra, por exemplo.

Thor não sabe perder

Desde sua primeira aparição no cinema em Thor de 2011, o deus do trovão luta com o fato de que ele simplesmente não está acostumado a ser o perdedor.

O problema de quase sempre ser o cara mais poderoso é que você talvez não saiba o que fazer quando esse poder não puder salvá-lo. Isso é verdade para Thor assim que o encontramos em seu primeiro filme solo.

Ele finalmente encontra a humildade de reconquistar Mjolnir e recuperar seus poderes, mas quando ele se torna mortal pela ordem de Odin, tudo o que ele sabe fazer é tentar recapturar o martelo. Quando ele descobre que não pode levantá-lo, sua raiva por seu pai é tão consumidora que ele ruge no céu.

E, claro, há sua transformação no chamado “Mano Thor” em Vingadores: Ultimato. Enquanto Thor falha em impedir Thanos de matar metade do universo em Vingadores: Guerra Infinita, como Rocket aponta, ele não está sozinho em seu fracasso.

Ainda assim, Thor deixa o peso de tudo cair diretamente em seus ombros. É o que o leva a assassinar Thanos… e a chegar ao fundo do poço.

A fraqueza do Hulk é que ele é imprevisível

Uma coisa que sempre ficou clara sobre o Hulk nos filmes e nos quadrinhos é que sua maior fraqueza – pelo menos em termos de trabalho com uma equipe – é que você nunca sabe ao certo exatamente com qual Hulk estará lidando, e se você errar, ele tem a mesma probabilidade de esmagar seus companheiros de equipe do que de esmagar o inimigo real.

Enquanto Loki está, sem dúvida, usando seu poder e o da Joia da Mente para influenciar o Hulk quando ele enlouquece em Os Vingadores, o Hulk não é alguém que você precisa manipular tanto para deixá-lo fora de controle. Enquanto o momento é indiscutivelmente um dos mais hilariantes do filme, o Hulk mostra sua vontade de atacar aliados quando ele dá um soco em Thor de repente.

Ele é um dos quatro Vingadores que são agredidos em uma única cena pelos poderes mentais de Feiticeira Escarlate em Vingadores: A Era de Ultron, mas é o único que não apenas ataca um de seus companheiros de equipe por causa disso, mas também atravessa Joanesburgo. E em Thor: Ragnarok, não há bruxas ou bruxos brincando com sua mente quando ele escolhe atacar Thor na arena de Sakaar.

Basicamente, “o outro cara” é imprevisível.

Viúva Negra não está convencida de que merece perdão

Como vimos várias vezes na Viúva Negra no MCU, por mais que ela lute e sacrifique para se redimir, uma parte poderosa dela está convencida de que não vale a pena se salvar. É o que Loki tenta explorar em Os Vingadores, e é uma das coisas que a mata em Vingadores: Ultimato.

Quando Loki revela à Viúva Negra em Os Vingadores que o Gavião Arqueiro controlado pela mente lhe contou tudo sobre o passado sombrio de Natasha, ele pretende manipulá-la. As coisas não funcionam exatamente como Loki planeja, mas como descobrimos mais tarde durante sua conversa com Gavião Arqueiro, a Viúva Negra ainda está abalada com a experiência.

E sim, Viúva Negra é quem descobre como fechar o portal que os Chitauri estão usando para invadir a Terra, e em Capitão América: O Soldado Invernal, ela é inicialmente a única aliada do Capitão América, e é Viúva Negra quem libera todos os segredos da Hydra no mundo pela Internet, mesmo que sirva para expor seu próprio passado. No entanto, apesar desses atos heroicos, em Vingadores: A Era de Ultron, ela implica que ela é tão monstruosa quanto o Hulk e chama a noção de que ela é uma heroína de “um sonho”.

Enquanto você dificilmente poderia chamar o sacrifício dela em Vingadores: Ultimato de uma fraqueza, parece provável que essa visão de si mesma como um monstro seja parte do que a convence de que ela deveria ser a única a morrer em Vormir e não Gavião Arqueiro.

Gavião Arqueiro é um herói limitado por sua munição

Gavião Arqueiro é um dos poucos Vingadores cuja maior fraqueza está mais no lado físico das coisas, pois ele é limitado por sua munição.

Sem suas flechas, Clint está longe de estar desamparado. Na maioria de suas aparições, nós o vimos igual a muitos de seus companheiros Vingadores quando se trata de combate corpo a corpo.

Em Capitão América: Guerra Civil, vimos ele se defender contra Viúva Negra e Pantera Negra com um mínimo de flechas de truque. Mas e quando se trata das ameaças que vivem no mundo dos super-heróis?

Ele precisa dessas armas, e quando acaba a munição (como vemos em Os Vingadores), ele fica com muitos problemas. Na Guerra Civil, ele teria sido absolutamente inútil contra heróis como Homem de Ferro, Máquina de Combate e Homem-Aranha sem suas flechas.

Ele foi absolutamente inútil contra o Visão, mesmo com suas flechas.

E é provavelmente por isso que em Vingadores: A Era de Ultron, descobrimos que ele apresentou alguns meios criativos para estender sua reposição de munição. Quando ele se esconde brevemente em um prédio com a Feiticeira Escarlate abalada, vemos que ele descobriu novas maneiras de armazenar munição quando tira uma coisa de sua bota que produz várias flechas, todas prontas para ele.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.