Jean-Claude Van Damme é um dos astros de ação mais conhecidos do mundo. Estrelou diversos longas dos anos 80 até a atualidade.

Alguns são bem melhores do que outros, é verdade. Mas como um grande artista marcial, Van Damme trouxe consigo diversos elementos especiais para seus filmes, que vivem se repetindo.

Há certas coisas que aparentemente só acontecem em filmes com Jean-Claude Van Damme. Aqui estão sete delas.


Anjo vingador

Jean-Claude Van Damme está quase sempre buscando vingança em seus filmes. Isso acontece em filmes como Duplo Impacto, O Desafio do Dragão e Vingança.

Mesmo quando não quer vingar mortes de pessoas próximas, ele está sempre com algum tipo de culpa em mente. Às vezes, só quer superar erros do passado.

Van Damme adora sexo

Jean-Claude Van Damme sempre foi considerado como um cara bastante atraente. Parece que os produtores de cinema se aproveitaram dessa ideia para inseri-lo nas cenas de sexo mais improváveis.

Às vezes, elas surgem do nada. E quase sempre não fazem nenhum sentido narrativo para a história que está sendo contada.

O chute giratório de 360 graus

O chute giratório de 360 graus é uma das marcas registradas de Jean-Claude Van Damme. Teve destaque em longas como O Desafio do Dragão e O Grande Dragão Branco.

Assim como as cenas de sexo, às vezes esse chute aparece do nada. É algo um tanto quanto aleatório.

Soco na virilha

Jean-Claude Van Damme não é um cara muito honroso. O homem é famoso por realizar movimentos épicos e depois simplesmente socar seu oponente na virilha.

Como muita gente sabe, o personagem Johnny Cage, de Mortal Kombat, meio que foi inspirado no astro. É por isso que esse é um dos ataques mais icônicos de seu repertório.

Cenas de luta intensas

Cenas de luta intensas não são raras no cinema, é claro. Mas às vezes Jean-Claude Van Damme passa dos limites.

Ele não gosta de gravar filmes nos Estados Unidos por causa disso. Ele se empolga tanto que teme questões de responsabilidade e possíveis ações judiciais.

A exibição do físico

Se você vai assistir a algum filme estrelado por Jean-Claude Van Damme, fique sabendo de uma coisa: ele vai aparecer sem camisa. O astro adora exibir seu físico impressionante.

Filmes como O Desafio do Dragão, Cyborg – O Dragão do Futuro e Soldado Universal dão grande destaque para isso. Van Damme sempre tira alguma parte da roupa, seja para uma briga, um treinamento ou uma cena de sexo – ou as três coisas juntas em um filme só.

O espacate

Se existe uma coisa que geralmente é associada a Jean-Claude Van Damme, é o espacate. Ele faz isso com tanta frequência em seus filmes que há artigos na internet totalmente dedicados à sua divisão de pernas.

Em 2013, a Volvo lançou um comercial com Van Damme fazendo o espacate no meio de dois caminhões. Foi impressionante.