Matrix 4 está oficialmente confirmado, e o anúncio pegou muitos fãs da franquia de surpresa. Keanu Reeves vai retornar na sequência, mesmo com a morte de seu personagem Neo em Matrix Revolutions.

Carrie-Anne Moss, a Trinity, também está confirmada no longa. Morpheus supostamente será interpretado por um ator mais jovem, já que Laurence Fishburne não parece estar envolvido no novo projeto de Lana Wachowski.

As gravações principais do novo filme já começaram. Realizadas em São Francisco, as filmagens foram adiadas devido à pandemia do coronavírus.


Enquanto o novo Matrix não chega aos cinemas, confira abaixo algumas coisas estranhas que aconteceram durante as gravações da primeira trilogia!

Difícil de explicar 

Muita gente não sabe, mas o conceito principal de Matrix é baseado no livro “Simulacro e Simulação”, do filósofo francês Jean Braudrillard. O volume é conhecido por ser complicado e repleto de metáforas difíceis de entender. Mesmo assim, os membros do elenco principal foram obrigados a ler e entender e explicar todo o conteúdo. 

Produção 

Na época da produção do primeiro Matrix, às irmãs Wachowski não tinham muita experiência com grandes projetos. Para convencer a Warner Bros a financiar a trilogia, a dupla encomendou uma HQ de 600 páginas com as partes mais importantes da saga.

Keanu Reeves 

Desde o início, Keanu Reeves foi um dos principais apoiadores da história de Matrix. O ator chegou a abrir mão de uma porcentagem milionária de seu salário para contribuir com os profissionais de efeitos especiais que trabalhavam na trilogia.

Cenário 

Para a produção de grandes sequências de ação de Matrix, a Warner criou uma verdadeira cidade cenográfica. Após a conclusão das gravações, os materiais utilizados foram doados para o México e utilizados para a construção de casas para a população carente.

Cópias 

Para aumentar ainda mais o clima de que a “realidade” de Matrix não passava de uma simulação, os produtores do filme contrataram vários pares de irmãos gêmeos como figurantes. Sendo assim, era comum pessoas idênticas aparecerem em proximidade, o que seria um glitch da Matrix.

Fraturas

Matrix sempre se orgulhou de suas cenas de ação, e para a gravação destas muitos atores se machucaram. Em um dos primeiros dias de filmagem, Keanu Reeves sofreu um acidente e teve que se submeter a uma cirurgia na coluna. Hugo Weaving fraturou o quadril e Carrie Anne Moss quebrou o tornozelo.

Por enquanto, Matrix 4 tem estreia prevista para 2022.