Netflix

Netflix te enganou com cena INSANA de Resgate; veja como

A cena de ação em suposto plano-sequência de Resgate da Netflix oculta pelo menos 28 cortes de câmera. Resgate é estrelado por Chris Hemsworth como o mercenário Tyler Rake, encarregado de resgatar Ovi, interpretado por Rudhraksh Jaiswal, filho de um importante chefe do submundo.

O filme também marca a estreia na direção do dublê Sam Hargrave, cujo trabalho em vários filmes da Marvel foi especialmente digno de nota.

Hargrave também é o exemplo mais recente de uma tendência crescente de dublês trabalhando na direção. Os filmes de John Wick têm sido exemplos particularmente notáveis ​​disso com o envolvimento na direção dos dublês David Leitch e Chad Stahelski.

Embora as críticas de Resgate tenham sido um pouco confusas, o filme foi muito elogiado por suas sequências de ação dinâmicas, especialmente por causa de suas perseguições e lutas.

Acontecendo por 12 minutos, a sequência de Resgate mostra Rake e Ovi fugindo de dezenas de policiais corruptos, bem como Saju, interpretado por Randeep Hooda, o coagido associado do pai de Ovi. A cena de transição passa de uma perseguição em alta velocidade para uma sequência de luta no corredor em um complexo de apartamentos local e vice-versa, enquanto disfarça todos os pontos em que a câmera corta.

Aqui estão os 28 cortes de câmera escondidos que vimos na cena de ação de Resgate.

Corte – A câmera gira no início da perseguição de carros

O primeiro corte ocorre quando Rake e Ovi estão fugindo de Saju. Quando os dois entram no carro, a câmera gira de volta para mostrar Saju em perseguição e disparando contra eles, com a câmera girando para trás para mostrá-los saindo, com a rotação mascarando o primeiro corte.

Corte – A câmera entrando no banco traseiro

Quando Rake sai, ele e Ovi se deparam com um bloqueio policial, forçando-o a recuar em marcha à ré e girar o carro para a frente para tomar uma nova rota de fuga. À medida que fogem, a câmera se move para o banco de trás do carro, permitindo o próximo corte.

Corte – A câmera gira para a frente no banco traseiro

A perseguição continua e Rake dirige o carro enquanto a câmera gira para a janela traseira, mostrando os policiais perseguidores. Um segundo depois, a câmera gira para a frente novamente para seguir a ação adiante, dando lugar ao próximo corte.

Corte – O carro bate através do portão

Enquanto Rake continua dirigindo à frente, o carro chega ao portão trancado da pequena vila. Rake passa com o carro pelo portão, permitindo o próximo corte.

Corte – A câmera gira para a frente novamente após o carro da polícia esbarrar neles

Rake continua fugindo dos perseguidores dele e de Ovi, com a câmera girando novamente para olhar pela janela traseira. Depois que um dos carros da polícia esbarra no carro de Rake, a câmera rapidamente gira para a frente novamente, dando lugar a outro corte.

Corte – A câmera gira e passa pela janela traseira

À medida que a perseguição continua, a câmera mais uma vez realiza outra rotação rápida para olhar pela janela traseira antes de passar por ela. Obviamente, existem alguns truques de CGI em ação aqui para que a câmera se mova diretamente através do vidro, enquanto a rotação rápida da câmera que a antecede também oculta o próximo corte.

Corte – A câmera muda para o carro de Saju

Com os policiais ainda em perseguição, o motorista de um deles de repente abre fogo contra o carro da polícia à sua direita, fazendo com que o carro colidisse com a câmera e depois mudando rapidamente para mostrar Saju ao volante do outro carro e com a arma na mão. Isso também oculta o próximo corte na cena.

Corte – A parede passa na frente do carro

Depois de pegar um carro da polícia, Saju volta sua atenção para o carro à esquerda, atirando nele enquanto o colide com o carro, fazendo com que ele bata e fazendo com que outro carro da polícia saia da perseguição. Imediatamente depois disso, a parede de um viaduto obstrui momentaneamente o carro de Saju para esconder o próximo corte.

Corte – A câmera gira para a frente depois que Rake atira no carro da polícia

Um momento depois, Rake descobre que sua rota de fuga está bloqueada, com a câmera voltando para o banco de trás do carro. A câmera olha pela janela traseira enquanto Rake dispara contra outro carro da polícia, antes de girar rapidamente para frente, mais uma vez para outro corte.

Corte – A câmera gira enquanto o carro de Rake bate com o carro de Saju

Enquanto Rake continua, ele vê outro portão sendo fechado antes que ele possa passar. Ele então coloca o carro em marcha à ré e dirige para trás em alta velocidade antes de colidir com o carro de Saju.

Pouco antes da colisão, a câmera gira novamente para capturar o acidente pela janela traseira enquanto oculta outro corte.

Corte – O corpo do policial passa na frente da câmera dentro do prédio

Após o acidente, Rake e Ovi fogem para um complexo de apartamentos, com Saju e os policiais perseguidores os seguindo. A câmera segue a equipe enquanto eles sobem os primeiros andares do edifício e até mesmo em algumas residências.

Quando um policial sai de uma das salas, a câmera faz um close nas costas que ocupa a tela inteira, ocultando outro corte.

Corte – A câmera gira depois que Rake mata o policial

A câmera segue o mesmo policial quando ele sai da sala e volta para o corredor. Ele continua examinando os corredores até Rake sair de uma sala vazia para esfaquear o policial repetidamente, matando-o.

Depois que o policial cai morto, a câmera mostra Ovi na sala em que Rake acabou de sair, antes de fazer outra volta rápida para Rake para o próximo corte.

Corte – Ovi corre para a sala longe da polícia

Depois disso, Rake mata vários policiais, enquanto Ovi é perseguido por um e corre pelo corredor na direção oposta a Rake. Ovi encontra uma porta aberta para uma das residências e entra, com a câmera fazendo outra rotação rápida para obstruir o próximo corte.

Corte – Ovi é arrastado pelo chão pela polícia

Enquanto Ovi continua fugindo, ele tenta passar pela porta fechada do outro lado da sala, com o policial o agarrando pelo colete de Kevlar. A câmera então cai rapidamente para seguir a ação do nível do chão, ocultando outro corte enquanto Ovi é arrastado pelo policial pelo chão.

Corte – O policial sai pela porta e leva um tiro de Rake

Enquanto Ovi é arrastado, ele consegue escapar do colete de Kevlar, e corre de volta para a porta e sai. O policial o segue pela porta, apenas para receber uma bala na cabeça de Rake do outro lado, com uma rápida rotação da câmera enquanto Rake puxa o gatilho, escondendo outro corte.

Corte – Rotação de câmera enquanto Rake e Ovi sobem a escada

Depois que Rake derruba vários policiais, ele e Ovi correm pelo corredor e sobem uma escada que leva ao telhado. Outra rotação rápida da câmera também ocorre aqui quando eles começam a subir a escada, permitindo que o próximo corte ocorra.

Cortes – Rake e Ovi atravessando o telhado

Com Rake e Ovi no telhado, Rake empurra Ovi do telhado e para o telhado do prédio adjacente antes de saltar. Dois cortes rápidos estão escondidos aqui, primeiro quando a câmera faz um close no torso de Ovi, pouco antes de Rake o empurrar para o outro telhado.

O próximo corte vem logo após a chegada de Rake, com a visão da câmera sendo consumida inteiramente por um close do telhado antes de voltar a subir quando Rake se levanta.

Corte – Rake e Saju caem do telhado

Depois de atravessar o telhado, Rake e Ovi descem pelo prédio, descendo algumas escadas e passando por alguns apartamentos. Depois que Rake abre uma porta, ele e Ovi passam por outra sala antes de continuar na varanda, apenas para encontrar Saju.

Depois de uma luta entre ele e Rake, os dois caem da varanda para o próximo corte.

Corte – A moto passa na frente de Rake e Saju

Após a queda, Rake e Saju se levantam para uma luta de facas. Enquanto eles lutam, uma moto carregando um colchão rosa passa entre eles, momentaneamente bloqueando Rake de vista para outro corte.

Corte – A câmera passa pelo corpo de Rake antes que o carro o atinja

Rake e Saju continuam lutando, com Rake conseguindo obter vantagem e chutando Saju. A câmera passa pelas costas para esconder o próximo corte, pouco antes de Rake ser arrastado por um carro que está chegando.

Corte – O caminhão bate em Saju

Enquanto Saju se recupera, ele caminha pela rua para atirar nos policiais que alcançaram Ovi, antes de pegá-lo pela mão e voltar pela rua. Quando ele entra na área em que lutou com Rake há alguns momentos, Saju é subitamente atingido por um caminhão dirigido por Rake; a câmera gira rapidamente para seguir Saju e permitir outro corte.

Corte – Ovi entra no caminhão

Depois de bater em Saju, Rake abre a porta do lado do passageiro do caminhão para que o Ovi entre. A câmera segue quando ele entra no caminhão e faz um close da porta depois de fechada, continuando do lado de Ovi fora da janela, permitindo outro corte.

Corte – O caminhão com Rake e Ovi passa pelo trânsito

Enquanto Rake dirige o caminhão, ele e Ovi novamente se veem sendo perseguidos por carros da polícia, com Rake dirigindo o caminhão em uma rua movimentada e cheia de tráfego. Quando isso acontece, a ação passa por uma coleção de carros, enquanto a câmera gira para trás para mostrar um ônibus e vários carros colidindo, além de facilitar outro corte.

Corte – A câmera gira de volta para seguir seu caminhão

Depois disso, outro corte rápido é revelado, com a câmera girando para a frente novamente para seguir o caminhão em fuga de Rake e Ovi, com a câmera mais uma vez juntando-se a Ovi fora da janela do passageiro.

Cortes – A câmera gira à frente deles e depois volta a eles

Enquanto Rake continua dirigindo, mais dois cortes são feitos, primeiro com a câmera girando para a frente para mostrar a estrada à frente de Rake e Ovi. Depois disso, a câmera volta a girar, com Rake e Ovi se preparando para pular do caminhão.

Corte – A câmera gira para a frente enquanto o caminhão bate

Rake empurra Ovi para fora do caminhão antes de saltar. Depois que eles caem no chão, a câmera gira para a frente para o corte final da sequência, capturando o caminhão veloz quando ele finalmente bate.

As cenas de ação em plano-sequência são incrivelmente difíceis de realizar, mas também são mais onipresentes hoje do que nunca. Resgate atrai muito os espectadores com sua sequência de escape de uma só cena e o faz mantendo seus numerosos cortes de câmera muito bem escondidos.

Em meio ao crescente número de dublês que se tornam diretores de cinema, Resgate de Sam Hargrave cria o que é sem dúvida o cenário de ação mais memorável até agora em 2020.

Resgate já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.