Indicações

Veja como assistir TODOS os filmes de X-Men em ordem cronológica

Por Lucas Nascimento

É chover no molhado falar que a cronologia dos X-Men é uma das mais confusas e incoerentes do cinema contemporâneo, e não há uma forma certa de fazer 100% de sentido.

Porém, aqui fazemos nosso melhor para tentar formar um guia de maratona da franquia X-Men. Não necessariamente da forma mais apropriada, mas tentando cobrir os eventos de forma cronológica.

Confira abaixo, e boa sorte. 

X-Men: Primeira Classe

O título entrega que este é o primeiro da cronologia, e faz sentido começar por ele. Ambientada em 1963, a trama envolve Charles Xavier conhecendo Magneto e o início da escola de mutantes, em meio ao conflito da Crise dos Mísseis Cubanos da Guerra Fria.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (A)

Agora a brincadeira fica mais complicada. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido mistura as duas linhas do tempo da franquia, sendo ambientado em 1973 para continuar os eventos de Primeira Classe e em 2023 para a continuidade da franquia original. Então, se assistirmos a “metade” do passado, é possível funcionar. 

X-Men Origens: Wolverine

Esse filme traz elementos difíceis de serem lidados sob qualquer ângulo. Ele é focado na história de Logan e o processo da Arma X, sendo ambientado principalmente na década de 80. A incongruência fica em mostrar Charles Xavier andando e careca, encontrando versões jovens de Emma Frost e Scott Summers.

X-Men: O Filme

O primeiro filme lançado, e que inicia uma fase mais contida. Ambientado em 2000, o primeiro filme dos X-Men mostra o encontro de Wolverine com o Professor Charles Xavier, para um dos confrontos mais relevantes contra Magneto.

X-Men 2

3 anos depois, os X-Men enfrentam a ameaça do militar William Stryker, homem responsável por criar as garras de adamantium de Wolverine na década de 80. 

X-Men: O Confronto Final

Mais 3 anos se passam e os X-Men lidam com duas questões de extrema importância: o advento de uma cura mutante, que divide a sociedade, e o retorno de Jean Grey na forma da vilanesca Fênix Negra. O filme termina com a morte de Charles Xavier, Ciclope e Jean, e também com Magneto perdendo seus poderes – ou era o que parecia.

Wolverine: Imortal

A segunda aventura solo do Carcaju de Hugh Jackman é uma sequência direta para os eventos de O Confronto Final. Principalmente por vermos Logan afetado e deprimido pela morte de Jean Grey, partindo para uma aventura no Japão. Na cena pós-créditos, é revelado que Xavier está vivo e Magneto recuperou seus poderes, recrutando Wolverine para mais uma aventura.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (B)

É aí que precisamos de Dias de um Futuro Esquecido novamente. O lado do futuro se torna mais relevante por continuar os eventos envolvendo Wolverine, Xavier, Magneto e os X-Men originais da primeira trilogia. Como esse filme muda o passado, ele também cria uma segunda linha do tempo, que traz mais da geração de James McAvoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence.

X-Men: Apocalipse

Ambientado em 1983, o filme continua os eventos da linha do tempo do passado, colocando os X-Men enfrentando o vilão Apocalipse. O filme novamente traz Wolverine na Arma X, mas agora encontrando brevemente os X-Men, e também introduz a ideia de que Jean Grey já tem a força Fênix.

X-Men: Fênix Negra

Na nova linha do tempo, os X-Men estão em 1992, atuando como uma equipe própria após os eventos de Apocalipse. Seu desfecho, como estamos em uma linha diferente, vai para um caminho distinto daquele visto em X-Men: O Filme, com a morte de Jean e aposentadoria de Xavier em Genosha.

Logan

Saltando novamente para o futuro criado pelos eventos de Dias de um Futuro Esquecido, acompanhamos uma realidade desolada e sombria. Aqui, temos apenas um envelhecido Logan e um senil Charles Xavier, que lutam para sobreviver em um futuro distópico.

Deadpool 1 e 2

Os filmes de Deadpool são irrelevantes para a linha do tempo dos X-Men. Afinal, o mercenário de Ryan Reynolds vive em uma realidade onde é capaz de quebrar a quarta parede e constantemente menciona a Fox e o elenco dos filmes. Portanto, não deve ser levado em conta na cronologia.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.