Nada pode parecer impossível no universo de Velozes e Furiosos. Pular de um arranha-céu em um carro com rubis nos faróis? Já aconteceu. Pilotar um trem em movimento em um Chevrolet? Já aconteceu.

Ultrapassar um tanque e usar carros para destruí-lo? Também já aconteceu. Na verdade, a franquia apresentou tantas acrobacias e situações malucas que parecem impossíveis de acreditar.

Embora os filmes tenham deixado de ser sobre corridas há muito tempo, ainda existem alguns detalhes cruciais sobre a franquia que não estão completamente errados.


Algumas acrobacias e alguns acontecimentos, independentemente de quão insanos e loucos pareçam, na verdade fazem sentido na franquia. Aqui está uma lista com algumas coisas em Velozes e Furiosos que são malucas, mas plausíveis.

O poder do nitro

No universo de Velozes e Furiosos, o óxido nitroso é uma substância mágica que pode fazer com que todos os problemas do seu carro desapareçam. Fãs e novatos em corridas muitas vezes questionam a eficácia do óxido nitroso porque parece ser a opção de Dom para qualquer tipo de problema de corrida.

Pode parecer loucura, mas na realidade, o óxido nitroso é crucial na corrida porque permite que o motor queime combustível e oxigênio de forma eficaz, resultando em uma combustão poderosa.

Na verdade, depois de um certo ponto, ele pode dar ao carro um acesso fácil ao oxigênio. Quando o óxido nitroso é injetado em um motor, mais combustível também pode ser adicionado, aumentando assim sua potência.

As modificações extremas

Pode parecer loucura que tudo em um carro, desde um quadro até a marcha, possa ser modificado para vencer uma corrida, porque isso implicaria que alguém poderia fazer um supercarro que seria virtualmente imbatível.

Em Velozes e Furiosos, Brain diz a Dom que Hector está planejando fazer três Honda Civics com motores Spoon com turbos T66 com óxido nitroso e um escapamento Motec Systems, implicando que Hector seria essencialmente imbatível porque os motores Spoon são projetados especificamente para corridas.

Os fãs muitas vezes consideram todas essas grandes modificações um pouco exageradas. Mas acontece que tudo isso é bastante comum no mundo das corridas, embora existam, é claro, certas regras e limites quando se trata de corridas com carros feitos sob medida.

A insana acrobacia do trem

A acrobacia do trem em Velozes e Furiosos 5 é totalmente insana – Dom dirige seu carro para fora de um trem em movimento, pousa no deserto e é de alguma forma capaz de coordenar com Brian para que ele pudesse pular no carro a tempo de evitar ser acertado por uma ponte de metal.

Embora a proeza não seja totalmente irreal, Dom fazer isso em um Chevrolet Corvette 63 é muito difícil de processar.

Embora os fãs muitas vezes falem sobre como isso é impossível, na verdade é possível se um carro for modificado da maneira certa, assunto no qual Dom é um especialista. Tecnicamente falando, uma suspensão aprimorada e algum trabalho no torque podem fazer isso acontecer, independentemente do chassi.

O louco salto do iate

Quando Brian e Roman voaram com o carro em um iate em Velozes + Furiosos, provavelmente foi um momento de tirar o fôlego no cinema. E embora os fãs tenham alegado que essa cena parece muito maluca mesmo para a sua suspensão de descrença, no final das contas não é tão incoerente quanto parece.

Roman e Brian dirigiam um Yenko Camaro, um carro de alto desempenho muito flexível e com torque impecável. Além disso, eles tinham muito caminho para ganhar velocidade suficiente.

O escapamento e a entrada de ar obviamente aumentaram, permitindo que o carro voasse e permanecesse no ar por tempo suficiente para pousar no iate em movimento.

Dom é um gênio secreto da física

Muitos fãs falaram sobre como um piloto de rua não pode ser tão talentoso em física quanto Dom é. Mais de uma vez e contra toda a lógica, Dom provou ser um sábio total não apenas em automóveis, mas em física.

Pode parecer ridículo, mas na verdade é uma das coisas mais plausíveis quando olhamos para o detalhamento habilidoso de cada uma das necessidades de assalto de Velozes e Furiosos.

A maioria de seus assaltos é comandada por Dom e, uma vez que todos são trabalhos de alto risco, um erro de cálculo pode custar milhões de dólares ou até mesmo colocá-los atrás das grades.

A genialidade de Dom é um grande motivo pelo qual a equipe é capaz de realizar trabalhos tão perfeitos. Além disso, ele também é um construtor que desenvolve carros de corrida com propósitos específicos, e ninguém pode fazer isso sem um senso muito apurado de precisão e perspicácia científica.

Velozes e Furiosos 9, o próximo capítulo da franquia, chegará aos cinemas em maio de 2021.