Netflix

Stranger Things tem grande mentira na Netflix

Stranger Things é, em muitos aspectos, uma carta de amor aos anos 1980. Moda, hobbies, compras, carros – tem de tudo.

Não só Stranger Things remonta aos filmes da velha escola sobre amadurecimento da época, como Conta Comigo, Os Goonies e Os Garotos Perdidos, mas é deliberadamente evocativa do passado. Situada em qualquer outro momento, simplesmente não pareceria a mesma.

Quando a segunda temporada de Stranger Things foi lançada na Netflix em 2017, 15,8 milhões de pessoas assistiram nos primeiros três dias – o que a torna comparável a grandes sucessos como The Walking Dead.

Quando a terceira temporada chegou, o número de espectadores ativos saltou para mais de 40 milhões. Independentemente de suas precisões ou imprecisões, uma coisa estava clara – o seriado ressoou com seu público.

Os telespectadores rapidamente se viram extasiados não apenas pelos cativantes personagens principais do programa, sua escrita artística e enredo acelerado, mas também pelo fator de pura nostalgia. Para muitos, Stranger Things estava repleta de memórias de sua própria infância, de consoles de videogame à sorveteria e à estranha fera interdimensional.

Mas enquanto Stranger Things é conhecida por sua atenção aos detalhes, há coisas que são imprecisas sobre os anos 80.

Veículo que não tinha sido lançado

Incluindo as bicicletas, a maioria dos veículos em Stranger Things são autênticos de época, com exceção do de Barbara – um Volkswagen Cabrio 1988 que não poderia existir na época. Mas isso provavelmente é porque os produtores queriam um visual específico para o carro dela – um pouco fofo, um pouco privilegiado.

Outros carros da série incluem o Chevy K5 Blazer de Hopper, de 1980 (que é bastante apresentado), o Ford Pinto de 1976 dirigido por Joyce e o BMW 733i de Steve (provavelmente o modelo de 1981). Em uma cidade pequena e sonolenta, seria muito provável ver veículos dos anos 70 e até dos anos 60.

Mas a equipe da Stranger Things claramente se preocupou não apenas com a autenticidade, mas também em garantir que os carros realmente se ajustassem à pessoa que os dirigia.

Então, por que o Volkswagen Cabrio de 1988 para Barb? É um carro muito atraente e moderno para alguém que pertence à classe média alta. Além disso, também é um erro fácil de cometer.

O Volkswagen existia em 1983, mas o modelo de 1985 difere porque tem faróis menores e para-choques revestidos de plástico. É possível que os produtores estivessem ansiosos pelo estilo do modelo antigo e presumissem que ninguém notaria que era um modelo mais recente.

Mas a internet sempre nota.

Elementos que não tinham sido descobertos

Uma cena de sala de aula em Stranger Things inclui elementos que não seriam descobertos até 1994. É uma tabela periódica de elementos moderna, em vez de uma tabela periódica precisa.

Mas você provavelmente está se perguntando quais elementos não foram descobertos até os anos 90. Você não ficará surpreso ao descobrir que eles não são os muito conhecidos.

Aparecendo na lista estão darmstádio, roentgênio, copernício, nihonium, fleróvio, moscóvio, livermório, tenesso e oganesson.

A tabela periódica evoluiu significativamente ao longo do tempo, tanto que é possível datar uma tabela periódica de forma bastante consistente com base em sua aparência. A tabela periódica moderna está em desenvolvimento desde o final de 1800, mas passou por muitas descobertas importantes desde o início.

O último elemento adicionado oficialmente, tenesso, foi adicionado em 2010, após uma breve passagem como ununseptium.

A questão de saber se o “fim da tabela periódica” poderia algum dia ser alcançado também permanece sem resposta. De acordo com Richard Feynman, o fim da tabela periódica viria depois do número 137 – mas essa teoria era uma parte dedução e uma parte adivinhação aleatória.

O horizonte de Chicago

Um dos erros mais famosos da série envolveu o horizonte de Chicago. Quando Eleven vai visitar a cidade grande, a cidade grande está incorreta.

O horizonte é moderno, em vez de um período preciso. Este erro é desconcertante, até porque não demora muito para esverdear a tela e corrigir um horizonte.

Quais são as diferenças em horizontes? Principalmente, há muito, muito mais lá. A cidade foi construída de forma significativa desde a década de 1980 e, embora alguns dos edifícios permaneçam os mesmos, o número de edifícios cresceu.

É possível que o novo horizonte de Chicago tenha sido considerado mais dramático. É igualmente possível que a composição da tomada facilite muito a conclusão sem edição.

Alguns edifícios notáveis ​​vistos em Stranger Things (que não existiam naquela época) incluíam o Trump International Hotel & Tower, o Two Prudential Plaza Building e a Blue Cross Blue Shield Tower. E, além do horizonte estar incorreto, os fãs notaram que a geografia dentro da série fazia pouco sentido, com grande parte da atividade ocorrendo teoricamente dentro do lago.

Para um programa que se orgulha de precisão e consistência, este é surpreendente. Mas pode ser simplesmente que ninguém envolvido na série estava familiarizado com Chicago.

Erro sobre o Demogorgon

Em Stranger Things, as crianças começam sua longa e surreal jornada com uma simples peça de jogo – o Demogorgon de Dungeons & Dragons (D&D). Embora a peça do Demogorgon usada seja uma peça original do D&D, não é uma peça que realmente existia quando a série foi definida.

No entanto, é uma peça precisa dos anos 80. Portanto, isto está certo e errado.

O Demogorgon existia na época, a peça não.

Em D&D, as miniaturas são usadas para representar jogadores e monstros no espaço 3D. É uma maneira fácil para os jogadores verem se eles estão ao alcance de um monstro – se eles são capazes de atacá-lo e se ele é capaz de atacá-los.

Elas também são itens colecionáveis ​​tremendamente populares.

Como um monstro, o Demogorgon exibia uma série de habilidades únicas – viagem interdimensional, super força, telecinesia, detecção de sangue, cura regenerativa e um nível surpreendente de durabilidade. O Demogorgon “real”, entretanto, é um monstro de duas cabeças com as habilidades de hipnotizar criaturas, enganar, causar insanidade, enfraquecer personagens, induzir a podridão e utilizar poderes psiônicos.

Além disso, com 200 pontos de vida, ele é um dos inimigos mais poderosos disponíveis.

Mas, uma vez que a série não afirma que eles estão retratando um Demogorgon real, a imprecisão permanece apenas a peça do jogo.

Jogo impreciso

Em 1983, crianças de todo o mundo estariam jogando Advanced Dungeons & Dragons, publicado em 1977. A segunda edição do AD&D não seria lançada até 1989.

D&D é retratado com precisão em Stranger Things na medida em que a cultura avança. Nos anos 70 e 80, D&D era uma coisa popular, mas nerd.

Porém, mecanicamente, a maneira como os meninos jogam D&D nem sempre faz sentido. Por exemplo, eles não teriam sido capazes de matar o Demogorgon da maneira que fizeram com base apenas em suas estatísticas.

O Demogorgon tem 95% de resistência mágica e levaria apenas metade do dano de qualquer feitiço mágico.

Mas outros elementos com D&D estão corretos – as pessoas simplesmente não acham que estão. Por exemplo, muitos notaram que as jogadas parecem ser feitas incorretamente, com o Mestre do Calabouço rolando os dados com mais frequência do que deveria.

No AD&D, o Mestre do Calabouço rolava verificações de perícia para todos os jogadores. Isso mudou a partir da terceira edição de D&D, então os jogadores modernos não se lembram disso e consideram isso um erro.

Além disso, a maioria dos jogos de D&D tradicionais ainda tem espaço para “falsificação”, com os Mestres falseando jogadas e frequentemente recompensando os jogadores por suas ações ao invés de resultados. Mesmo que os outros não tenham matado o Demogorgon, alguns Mestres podem ter se sentido inclinados a dar-lhes uma chance (afinal, é uma besta de 200 pontos de vida).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.