Indicações

As referências de Riverdale no fim de O Mundo Sombrio de Sabrina

A quarta temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, da Netflix, continua a tradição do seriado de fazer referência a Riverdale da CW. Ambas as séries são baseadas em personagens da Archie Comics e foram desenvolvidas por Roberto Aguirre-Sacasa, então faz sentido que haja alguma sobreposição.

O Mundo Sombrio de Sabrina segue Sabrina Spellman (Kiernan Shipka), uma bruxa adolescente que, na 4ª temporada, deve enfrentar os horrores cósmicos conhecidos como Eldritch Terrors enquanto eles descem em sua cidade de Greendale. Do outro lado do rio de Greendale fica Riverdale, onde vivem personagens clássicos como Archie (K.J. Apa), Betty (Lili Reinhart), Veronica (Camila Mendes) e Jughead (Cole Sprouse).

Mesmo sem magia e ocultismo, Riverdale muitas vezes consegue superar O Mundo Sombrio de Sabrina: seus personagens lidaram com assassinos em série, cultos de colheita de órgãos e jogos mortais de RPG.

A terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina apresentou várias referências a Riverdale, incluindo uma viagem à própria cidade. Essas viagens não ocorrem na temporada 4, mas ainda há muitas referências para os fãs de ambos os seriados desfrutarem.

Educação sexual de Riverdale

No primeiro episódio da 4ª temporada, “The Eldritch Dark”, a melhor amiga de Sabrina, Roz (Jaz Sinclair), retorna às suas raízes ativistas com um apelo para que Greendale tenha aulas de educação sexual e recursos adequados. Ela quer que seja a mais recente missão para a Associação Cultural e Criativa Intersecional das Mulheres que ela e Sabrina fundaram na primeira temporada.

Roz sabe que outras escolas na área são muito mais progressistas – ela cita a Riverdale High com máquinas de preservativos em seus banheiros como exemplo. No entanto, o projeto de Roz rapidamente cai no esquecimento conforme os Eldritch Terrors se aproximam.

Esta pode ser apenas uma referência rápida a Riverdale, mas ajuda a estabelecer a proximidade dessas escolas e o conhecimento umas das outras.

Rio Sweetwater

Na 4ª temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, o episódio 3, “The Weird”, apresenta pequenas referências de Riverdale. A primeira é uma referência ao rio Sweetwater, o rio que separa Greendale de Riverdale.

O Esquisito, um dos Eldritch Terrors convocados pelo Padre Blackwood (Richard Coyle), chega na vida de Sabrina em uma espécie de Cavalo de Tróia: um homem afogado cujo corpo foi levado ao Necrotério de Spellman. Onde esse homem se afogou? Rio Sweetwater.

Os fãs de Riverdale reconhecerão imediatamente o nome do rio Sweetwater, não apenas por sua importância geográfica, mas também por sua relevância no enredo. A primeira temporada de Riverdale começou com o corpo de Jason Blossom sendo encontrado no rio Sweetwater, uma morte que deu início a toda a trama do seriado.

Assim como em Riverdale, um corpo do rio Sweetwater traz nada além do caos para a cidade de Greendale. Só que desta vez, o vilão é uma criatura lula que confunde a mente, em vez de uma família insana de magnatas do xarope de bordo.

Uma transferência de Riverdale

“The Weird” apresenta Lucas Hunt (Ben Ahler), um novo aluno da Baxter High e parceiro de laboratório de Sabrina. Ele e Sabrina se relacionam rapidamente, mesmo indo a um encontro.

No entanto, Lucas se assusta quando beija Sabrina e percebe que a língua dela está se tornando um tentáculo – um efeito colateral de ser possuído pelo Esquisito. As coisas ficam ainda mais assustadoras para Lucas quando ele testemunha o Esquisito assumir Sabrina no laboratório de biologia e ordenar que todos na classe se matem.

Naturalmente, depois de tudo isso, Lucas deixa a Baxter High e se transfere para a outra escola da região: Riverdale. É improvável que ele encontre qualquer aparência de normalidade lá, dadas as travessuras em que a cidade se envolve, mas qualquer coisa é melhor do que os Eldritch Terrors.

É improvável que Lucas apareça em Riverdale dado o salto no tempo da 5ª temporada, mas sua aparição seria uma referência divertida.

Stoned Philosophers

Na mais gritante referência a Riverdale ao longo da 4ª temporada, O Mundo Sombrio de Sabrina mostra três atores de Riverdale virem para Greendale e desempenhar papéis muito semelhantes aos de seus colegas de Riverdale. Sean Depner, Sarah Desjardins e Doralynn Mui apareceram em Riverdale como alunos da Stonewall Prep Bret, Donna e Joan, respectivamente, que fazem parte da Quill and Skull Society e antagonizam Jughead por grande parte de seu tempo na Stonewall Prep.

Eles até tentam matá-lo para cometer um crime perfeito, mas Jughead finge sua morte e eles são pegos.

Em suas participações especiais em O Mundo Sombrio de Sabrina, Depner, Desjardins e Mui vivem os membros de uma banda chamada “Stoned Philosophers”, que desafia a banda de Harvey (Ross Lynch), Theo (Lachlan Watson) e Roz para uma Batalha de Bandas. Enquanto Depner, Desjardins e Mui não estão interpretando seus papéis de Riverdale – o personagem de Depner se chama Tobey em vez de Bret -, eles exalam a mesma presunção e superioridade de seus personagens de Stonewall Prep.

O nome de sua banda é uma referência inteligente a Stonewall Prep e suas filosofias pretensiosas, desenhando totalmente a conexão entre os dois trios. Tragicamente, a banda Stoned Philosophers não fica em Greendale por muito tempo.

Eles são brutalmente assassinados pela banda de mortos-vivos Satanic Panic e não podem competir na Batalha das Bandas.

Fred Heads

Acontece que Stoned Philosophers não foi a primeira banda que Satanic Panic tentou batalhar. O bibliotecário da Baxter High mostra a Sabrina e seus amigos um velho pôster da última Batalha das Bandas de Greendale.

As duas bandas que se enfrentam são Satanic Panic e Fred Heads. Fred Heads era a banda de Fred Andrews (Luke Perry), do pai de Archie.

Ele começou Fred Heads junto com o pai de Jughead, FP Jones (Skeet Ulrich), mas ele desistiu de suas aspirações musicais quando seu pai faleceu e ele assumiu seu negócio de construção.

Este rápido aceno para Fred Heads é uma doce homenagem a um dos personagens mais amados de Riverdale – e uma de suas poucas vozes da razão – bem como ao falecido Luke Perry. É também um lembrete de quanto Aguirre-Sacasa parece gostar de incorporar números musicais em Riverdale e O Mundo Sombrio de Sabrina, desde números de animadoras de torcida e práticas de banda até os episódios musicais sempre polêmicos.

No Brasil, O Mundo Sombrio de Sabrina e Riverdale estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.