Detalhes

Godzilla vs Kong deixa fãs dos monstros na mão; veja por quê

Perguntas que restaram após o duelo de titãs

Alerta de Spoilers

Godzilla vs Kong é ótimo em tudo o que se propõe, e entregou ao público um filme com uma boa história, muita ação e efeitos visuais espetaculares, mas algumas questões não respondidas podem incomodar alguns fãs.

Por fazer parte de um universo compartilhado, que uniu dois filmes do Godzilla e um do Kong, a produção já chegou com diversos personagens estabelecidos e com histórias de origem.

Para você que já assistiu esse espetáculo que é Godzilla vs Kong, nós reunimos algumas perguntas e algumas pontas soltas deixadas pelo roteiro, que talvez só sejam respondidas em uma próxima obra.

Onde estão os outros titãs?

No final de Godzilla II: Rei dos Monstros, vemos todos os titãs se curvando a Godzilla, que se propôs a manter os monstros na linha para que o mundo finalmente tivesse paz.

Ainda no fim da produção as notícias mostram que distúrbios sísmicos na Ilha da Caveira atraíram a atenção dos titãs, e os monstros começaram a se aglomerar onde Kong vivia no Oceano Pacífico.

Porém no inicio de Godzilla vs Kong, a única referência que temos a esses titãs é um gráfico que mostra que alguns deles foram derrotado por Godzilla, o filme não dá nenhuma explicação do que aconteceu com eles, nem mesmo os principais como Rodan, Behemoth e Scylla.

Onde está Alan e a cabeça de Ghidorah?

Também no final de Godzilla II: Rei dos Monstros, vemos que o eco-terrorista Alan Jonah, que apesar de ter falhado em tentar exterminar os humanos, libertando todos os titãs, ainda tem planos.

Em uma cena pós créditos, vemos que ele comprou uma das cabeças de Ghidorah, e que pretendia usá-la de alguma forma para o mal. No novo filme Jonah não aparece, e não fica claro se a cabeça é aquela usada em Mechagodzilla, ou se ele ainda tem a parte do corpo do monstro.

Como a mulher de Bernie morreu?

No começo do filme o funcionário da Apex, Bernie, parece um louco com teorias da conspiração estranhas, mas depois é mostrado que ele tinha razão. Em uma lanchonete, ele conta para Madison e seu amigo Josh, que ele já foi casado.

Bernie explica que sua esposa morreu, e que lhe deu um frasco de uísque que ele guarda no coldre de uma arma, e que carrega sempre com ele. Diferentemente da tragédia de outros personagens, essa ficou sem explicação, mas a morte de sua esposa deve ser a razão dele ter se tornado no mínimo estranho.

O que aconteceu com os Iwi?

Os Iwi, o povo indígena da Ilha da Caveira, desempenham um grande papel em Kong: Ilha da Caveira. Eles idolatravam Kong e contavam com ele para que os protegesse dos monstros gigantes que assolavam a ilha.

Porém em Godzilla vs Kong, o povo Iwi simplesmente desaparece, exceto pela pequena menina chamada Jia. A única justificativa dada pelo filme é que uma tempestade assolou a ilha, porém outras grandes tempestades já haviam acontecido lá. Enfim os Iwi mereciam um desfecho mais digno.

O que aconteceu com a população da Terra Oca?

A Terra Oca não é apenas um lar para monstros gigantes. Os humanos também viviam lá. Porém em Godzilla vs Kong, não existe nem ao menos algum sinal de que os humanos existiram, muito menos de como eles morreram.

A única explicação que nos foi dada sobre a população da Terra Oca, aconteceu no filme Godzilla II: Rei dos Monstros, quando é citada de forma muito rápida, uma batalha que ocorreu entre humanos e monstros.

Mothra realmente morreu?

Em Godzilla II: Rei dos Monstros, vemos Mothra ser vaporizada por Ghidorah, e suas cinzas dão a Godzilla o poder que ele precisa para vencer o combate. Mas no final aparece a seguinte notícia: “Monarch encontra um ovo enorme: Será que um ovo de inseto gigante, pode ser um segundo Mothra … ou outra coisa?”.

Em Godzilla vs Kong, Bernie cita o ovo encontrado, em seu podcast. Nos filmes originais do Godzilla, Mothra é um ser místico, então fica a dúvida se ela pode ter renascido ou se existem outros da mesma espécie.

Como funciona a energia da Terra Oca?

O CEO da Apex, Walter Simmons enganou Kong, Nathan, Dra. Ilene Andrews e Jia, lhes enviando para a Terra Oca, apenas para que sua filha coletasse uma amostra da fonte de energia ultra-poderosa do local para ele usar em Mechagodzilla.

Sua filha recolhe uma amostra do lugar e manda para ele por computador e automaticamente ele aplica em Mechagodzilla. Mas a energia não funciona realmente assim.

Na realidade você precisa de uma substância real para extrair, e não simplesmente mandar através de um computador, mas o que importa mesmo no filme é a luta dos Titãs, então vamos deixar essa passar.

O que aconteceu com James Conrad e Mason Weaver?

Devemos lembrar que Godzilla vs Kong é uma continuação direta de dois filmes: Kong: Ilha da Caveira e Godzilla II: Rei dos Monstros. Diversos personagens do segundo filme de Godzilla aparecem, porém os protagonistas de Ilha da Caveira são praticamente esquecidos na nova produção.

James Conrad, interpretado por Tom Hiddleston, teria quase 80 anos nesse filme, enquanto Mason Weaver, interpretada por Brie Larson, deveria ter apenas 70 anos. Mas a obra nem ao menos cita se eles estão vivos, e o que lhes aconteceu.

O que aconteceu com os ancestrais?

Há vários motivos pelos quais Godzilla e Kong são inimigos, além dos dois serem titãs alfa e de Godzilla colocar em perigo as pessoas que Kong ama, o filme indica que seus ancestrais travaram uma longa guerra.

Porém a obra apenas faz pequenas insinuações, mas não mostra efetivamente o que aconteceu. Na Terra Oca, quando vemos que Kong pega um machado e se senta em um trono, é um sinal que seus ancestrais saíram vitoriosos, mas seria legal saber mais desta guerra.

O que Walter Simmons sonhou?

Em um filme sobre dois titãs os personagens humanos acabam ficando em segundo plano, porém o vilão Walter Simmons, se destaca. Em um momento próximo ao final do filme ele tem um ótimo monólogo.

Walter fala sobre um sonho que teve: “É assim que nós, como espécie, vencemos”. “Veja, há 10 anos, quando Gojira foi revelado ao mundo pela primeira vez, eu tive um sonho. E naquele sonho, eu vi uma coisa …”. Mas ele nunca consegue terminar seu monólogo.

Ele sempre acaba sendo interrompido: “E aquela coisa linda e incrível foi…”. Mechagodizilla entra no mar e o interrompe mais uma vez para o desespero de Bernie que diz: “É injusto, eu realmente queria ouvir o resto daquele discurso”. Assim como Bernie nós também queríamos saber o final do sonho de Walter.

Godzilla vs Kong está em exibição nos cinemas do país mas em função da pandemia, o funcionamento e a capacidade de lotação dos estabelecimentos podem mudar de acordo com a região.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.